A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ERA NAPOLEÔNICA. A ASCENSÃO DE BONAPARTE  Como vimos anteriormente, no contexto da Revolução Francesa, a figura de um jovem militar passou a ganhar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ERA NAPOLEÔNICA. A ASCENSÃO DE BONAPARTE  Como vimos anteriormente, no contexto da Revolução Francesa, a figura de um jovem militar passou a ganhar."— Transcrição da apresentação:

1 A ERA NAPOLEÔNICA

2 A ASCENSÃO DE BONAPARTE  Como vimos anteriormente, no contexto da Revolução Francesa, a figura de um jovem militar passou a ganhar um destaque de projeções meteóricas.  Napoleão Bonaparte ficara conhecido pela sua invejável habilidade militar e sua capacidade de vencer batalhas que pareciam estar praticamente perdidas.  Em pouco tempo, a população francesa reconheceu em sua imagem a figura de um herói defensor do ideal revolucionário.

3

4 CONTEXTO HISTÓRICO  Atingida por sucessivas crises internas, a burguesia viu em Napoleão a oportunidade perfeita para que as diferenças políticas cessassem e o desenvolvimento econômico surgisse.  Por isso, em 1799, Bonaparte teve o apoio político necessário para derrubar o Diretório que controlava seu país e organizar o Consulado.  Neste novo sistema de governo, Napoleão já possuía em suas mãos as mais importantes atribuições políticas da nação.

5 MEDIDAS ADOTADAS NO GOVERNO DE NAPOLEÃO  Política – centralização do poder, forte militarização e campanha de expansão territorial.  Economia – Criação do Banco da França, em 1800, controlando a emissão de moeda e a inflação; criação de tarifas protecionistas, fortalecendo a economia nacional.  Religião – Aliança entre a Igreja Católica e o Estado, o qual dava o direito do governo francês de confiscar as propriedades da Igreja, e em troca, o governo teria de amparar o clero.  Direito – Criação do Código Napoleônico, representando em grande parte, os interesses burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, à liberdade individual, igualdade perante à lei, dentre outros.  Educação – Reorganização e prioridades para a educação e formação do cidadão francês.

6 CONQUISTAS DA ERA NAPOLEÔNICA  Os bons resultados de sua administração materializaram permitiram a conquista do poder absoluto por Napoleão na França.  Coroado em 1804, Napoleão fez questão de esclarecer que assumia o trono francês na qualidade de um defensor do regime republicano.  Como imperador, sustentou as conquistas camponesas com a reforma agrária, promoveu uma série de obras públicas e deu continuidade ao processo de modernização da economia.

7 AS DISPUTAS PELA HEGEMONIA DA EUROPA  A aparência estável do governo napoleônico instigou as monarquias europeias a se organizarem novamente contra os franceses.  Vencendo batalhas de grande importância, Napoleão se tronou o senhor da Europa – Guerras Napoleônicas.  Em contraste aos ganhos militares, o governo francês tinha enormes dificuldades para ampliar os números de sua economia.  A hegemonia industrial britânica era o seu principal obstáculo.

8 Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808, de Goya.

9

10 O BLOQUEIO CONTINENTAL Objetivo:  Visando resolver esta questão, Napoleão publicou um decreto internacional, chamado Bloqueio Continental, que proibia o comércio entre a Inglaterra e qualquer outra nação europeia.  Todo o país que desobedecesse este tratado, seria implacavelmente invadido pelas tropas francesas.

11  Mapa com o limite do bloqueio continental e conquistas e derrotas de Napoleão.

12 Consequências:  As invasões napoleônicas acabaram retirando a agilidade e o poder de reação das tropas francesas.  Em 1812, o descumprimento russo ao Bloqueio Continental obrigou ao estadista francês empreender uma grande investida militar que contava com seiscentos mil soldados.  Na Rússia, Napoleão foi surpreendido pela tática de terra arrasada e o vigor do inverno siberiano russo, perdendo milhares de soldados.  No caso português, a invasão das tropas francesas culminou na vinda da família real portuguesa para o Brasil, fato que mudou o rumo da história de nossa nação.

13

14 A QUEDA DE NAPOLEÃO  Aproveitando da situação, as tropas monarquistas da Europa se reorganizaram para derrotar o governo francês.  A primeira derrota aconteceu em 1814, na cidade de Leipzig, onde Napoleão se entregou aos inimigos.  Depois disso, foi exilado na pequena ilha mediterrânea de Elba para que não oferecesse maiores riscos.  Entretanto, um destacamento de soldados fiéis conseguiu retirá-lo da região e devolver-lhe o controle da França.

15 O RETORNO DE BONAPARTE NO GOVERNO DE 100 DIAS  Conhecido como o “Governo de Cem Dias”, essa desesperada volta de Napoleão ao poder foi logo abortada pelos seus inimigos na batalha de Waterloo.  Dessa vez, o lendário militar foi exilado na ilha africana de Santa Helena.  Seis anos mais tarde, ele morreu em consequência de uma terrível doença (provavelmente câncer) que acometia o seu estômago.

16 REFLEXÃO

17

18 AMPLIANDO HORIZONTES PESQUISA:  O QUE FOI O CONGRESSO DE VIENA;  QUAIS PAÍSES ESTIVERAM ENVOLVIDOS;  QUAIS OS PRINCINPAIS OBJETIVOS;  O QUE FOI A SANTA ALIANÇA.


Carregar ppt "A ERA NAPOLEÔNICA. A ASCENSÃO DE BONAPARTE  Como vimos anteriormente, no contexto da Revolução Francesa, a figura de um jovem militar passou a ganhar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google