A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”"— Transcrição da apresentação:

1 GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”

2 POLARIZAÇÃO

3 INFLUENCIANDO PLANO MARSHALL COMECON

4 TENSÃO

5 SOCIALISMO

6 CAPITALISMO

7 HARRY TRUMANN

8 JOSEPH STÁLIN

9

10 PACTO DE VÁRSOVIA Pacto foi uma aliança militar entre países do Leste Europeu e URSS Aliança militar entre os países do Leste Europeu e a URSS. Firmado na capital da Polônia, em 1955, o pacto estabelecia o compromisso de ajuda mútua em caso de agressão armada de outras nações. Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, opondo- se à Otan, que reúne o bloco capitalista. Teve grande força até 1989, quando termina a Guerra Fria, e é extinto em 1991.

11 OTAN Por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte que foi assinado em 04/04/1949. O quartel-general da OTAN está localizado em Bruxelas - Bélgica e a organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa.O primeiro secretário geral da OTAN, Lord Ismay, famosamente declarou que a meta da organização era "manter os russos fora, os americanos dentro e os alemães para baixo”.

12 A FORÇA DA PROPAGANDA Para ridiculizar o inimigo, os dois lados usavam muito a força da propaganda

13

14 ESPIONAGEM No bloco capitalista destacou-se a CIA-Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), dos EUA . “Inteligência" tem haver com "informação", que é a coisa mais valiosa para um espião. Os agentes da CIA respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos. Além de espionar seus adversários, os agentes da CIA também participam no organização de golpes de Estado que instalaram ditaduras militares em vários países da América Latina. É por isso que muitos historiadores afirmam que o governo dos Estados Unidos se especializou em defender a democracia apenas "dentro de casa". Do lado do bloco socialista, quem dominava era a KGB - iniciais de Comitê de Segurança do Estado, em russo. Além de espionar os países do bloco capitalista, a KGB era encarregada de reprimir qualquer oposição ao governo de Moscou, tanto na União Soviética quanto nos países sob sua influência.

15 ESPIONAGEM CONTINUA... Anna Chapman: ruiva, de 28 anos, formada em Economia, agente imobiliária pela internet e com um corpo digno de modelos internacionais. A jovem esbanja boa saúde em fotos sensuais em festas e eventos no seu perfil do Facebook.

16 ALEMANHA

17

18 MURO DE BERLIM

19 CORRIDA ESPACIAL E A DISPUTA PELO ESPAÇO
• A explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 1945; • Em 1949 foi a vez de a União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear; • Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, também em 1949; • Em 1955, a União Soviética construiu sua própria aliança, o Pacto de Varsóvia. • As superpotências passaram a acumular um poder nuclear capaz de aniquilar o planeta em instantes.

20 Em 1957, os soviéticos colocaram em órbita da Terra o primeiro satélite construído pelo homem, o Sputnik-1. Em 1957, os soviéticos.

21 O dia 12 de abril de 1961, data da primeira viagem espacial tripulada, é um dos raros casos da história da União Soviética que não provocam discórdias. Há uma unanimidade praticamente absoluta de que foi um dos dias mais felizes daquela era. “Foi dos acontecimentos mais memoráveis da minha vida. Talvez nunca tenha visto, nem antes, nem depois, tanta alegria no rosto das pessoas. Parecia que, depois da viagem de Iúri Gagarin, tudo estava ao nosso alcance”, recorda Mikhail, engenheiro reformado.

22 Os Estados Unidos não se conformam com os avanços dos soviéticos
Os Estados Unidos não se conformam com os avanços dos soviéticos. • Promessa do presidente John Kennedy aos americanos de que um astronauta norte- americano pisaria o solo da Lua. • Em 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong, comandante da missão Apollo-11, e o piloto Edwin Aldrin pisam o solo lunar. • A conquista norte- americana foi transmitida ao vivo pela TV, e acompanhada por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo.

23

24

25 HERÓIS, HERÓIS, HERÓIS...

26

27 QUEM MANDA HOJE?

28 ENTÃO...

29 Produção Marlei Siqueira 01/09/2011


Carregar ppt "POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google