A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns sons Pedro Mestre é natural da localidade Aldeia de Sete, concelho de Castro Verde. Desde pequeno que tem um enorme gosto pela música tradicional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns sons Pedro Mestre é natural da localidade Aldeia de Sete, concelho de Castro Verde. Desde pequeno que tem um enorme gosto pela música tradicional."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Alguns sons

4

5 Pedro Mestre é natural da localidade Aldeia de Sete, concelho de Castro Verde. Desde pequeno que tem um enorme gosto pela música tradicional alentejana. Entrou aos 10 anos para o Coral Infantil “Os Carapinhas” e, aos 12 anos, aprendeu a tocar Viola Campaniça com o mestre Francisco António. Actualmente, Pedro Mestre apresenta a Viola Campaniça em três formas: uma com o Grupo de Violas Campaniças, outra acompanhando improvisadores do cante de despique e baldão e, outra ainda, apresentado modas campaniças a solo, acompanhado por outros instrumentos (Viola ritmo, Viola baixo e percussão). Pedro Mestre é natural da localidade Aldeia de Sete, concelho de Castro Verde. Desde pequeno que tem um enorme gosto pela música tradicional alentejana. Entrou aos 10 anos para o Coral Infantil “Os Carapinhas” e, aos 12 anos, aprendeu a tocar Viola Campaniça com o mestre Francisco António. Actualmente, Pedro Mestre apresenta a Viola Campaniça em três formas: uma com o Grupo de Violas Campaniças, outra acompanhando improvisadores do cante de despique e baldão e, outra ainda, apresentado modas campaniças a solo, acompanhado por outros instrumentos (Viola ritmo, Viola baixo e percussão).

6 Manuel Bento toca Viola Campaniça desde cedo, tendo aprendido com o pai e avô, também tocadores. Em jovem dedicava-se ao trabalho no campo, e à noite tocava na taberna do pai, em Aldeia Nova, Ourique. Tocava também em romarias, na Feira de Castro, e frequentemente acompanhava o cante a despique e ao baldão. Actualmente, Ti Manuel Bento é o tocador de maior prestígio de Viola Campaniça, que continua a ter um enorme prazer em ensinar a sua arte às gerações mais jovens. Manuel Bento toca Viola Campaniça desde cedo, tendo aprendido com o pai e avô, também tocadores. Em jovem dedicava-se ao trabalho no campo, e à noite tocava na taberna do pai, em Aldeia Nova, Ourique. Tocava também em romarias, na Feira de Castro, e frequentemente acompanhava o cante a despique e ao baldão. Actualmente, Ti Manuel Bento é o tocador de maior prestígio de Viola Campaniça, que continua a ter um enorme prazer em ensinar a sua arte às gerações mais jovens.

7

8 O zuca-truca é um idiofone percutivo em vias de extinção. Utilizado ainda em rusgas na zona de Guimarães e em Vila Praia de Âncora, é conhecido nesta última por brinquinho de Âncora. Noutras regiões, nomeadamente no Douro, chamam- lhe charola ou cana de bonecos. Este acessório musical, animado de movimentos verticais de dois bonecos trajados à moda da região à mão do seu portador, serve para bater o compasso aos bailadores. Foi introduzido na Ilha da Madeira há menos de um século tendo dado origem ao brinquinho madeirense. O zuca-truca é um idiofone percutivo em vias de extinção. Utilizado ainda em rusgas na zona de Guimarães e em Vila Praia de Âncora, é conhecido nesta última por brinquinho de Âncora. Noutras regiões, nomeadamente no Douro, chamam- lhe charola ou cana de bonecos. Este acessório musical, animado de movimentos verticais de dois bonecos trajados à moda da região à mão do seu portador, serve para bater o compasso aos bailadores. Foi introduzido na Ilha da Madeira há menos de um século tendo dado origem ao brinquinho madeirense.

9 e_tocadores_Viola_Campanica.htm Volta ao início


Carregar ppt "Alguns sons Pedro Mestre é natural da localidade Aldeia de Sete, concelho de Castro Verde. Desde pequeno que tem um enorme gosto pela música tradicional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google