A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Botin o restaurante mais antigo do mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Botin o restaurante mais antigo do mundo"— Transcrição da apresentação:

1 Botin o restaurante mais antigo do mundo
:05:27

2

3 O restaurante Botin, com mais de 300 anos de história situa-se em Madrid de las Austrias, a um passo da Plaza Mayor e foi construído sobre uma antiga adega de teto abobadado do século XVI

4 Antiga Adega

5

6

7 Sobrinho de Botin (anteriormente Casa Botin) figura no Livro Ginness dos Records como o restaurante em atividade mais antigo do mundo. Foi fundado como loja no ano de Desde então, vem se mantendo aberto em seu velho edificio de quatro andares.

8

9

10 No ano de 1725, um cozinheiro francês chamado
Jean Botin e sua esposa de origem asturiana, fundaram seu pequeno negócio, uma pousada, no número 17 da Rua dos Cuchilleros (Cuteleiros), junto à popular Plaza Mayor de Madrid. Foi realizada uma reforma no térreo do edifício, fechando as arcadas existentes. A data dessa obra foi gravada numa pedra na sua entrada.

11 Dessa data também é o seu famoso forno de lenha, que hoje em dia segue atraindo os comensais com o cheiro de seus tentadores assados.

12

13

14

15

16 É curioso, que até o início do século XVII não se permitia vender na estalagem: carne, vinho e outros alimentos já que se considerava uma intromissão que prejudicava os negócios. Dessa maneira, só se podia servir o que os hóspedes traziam para ser cozidos. Daí nasce a lenda de que nas estalagens espanholas só se encontrava o que o viajante trazia.

17

18 Com a morte de seus fundadores, um sobrinho da esposa, chamado Cândido Remis, tomou conta do estabelecimento, passando a chamar-se desde então 'Sobrino de Botin'. (Sobrinho de Botin)

19

20 Já no século XIX há uma nova reforma no térreo.
Construiu-se então o friso de madeira policromada folheada a ouro na entrada, assim como a padaria e o balcão da pastelaria na qual se vendia pestiños (docinhos cordobeses), bartolillos (doces com creme), pães suíços e glória de crema (torta de creme). Por isso Botin considerava uma Casa de Refeições porque o termo “Restaurante” só era utilizado por alguns estabelecimentos, muito poucos e exclusivos, que pretendiam imitar os locais parisienses.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37 Seus quase três séculos de existência, povoam de lembranças e história suas paredes, já que muitos personagens famosos se sentaram às suas mesas para comer, que se numerados, fariam uma lista interminável.

38 Basta lembrar a estória que diz que o genial pintor Francisco José Goya e Lucientes, trabalhou no “Botin” lavando pratos na juventude.

39

40 Ou que o imortal poeta Benito Pérez Galdós, em seu não menos famoso romance “Fortunata e Jacinta”, leva seus protagonistas Juanito Santa Cruz e Fortunata lanchar no “Botin”.

41 Sem esquecer que o não menos famoso romancista norte americano Enest Hemingway que escreveu em seu famoso romance “Festa” o seguinte: “Comemos no Botin, no andar superior. É um dos melhores restaurantes do mundo”.

42

43 Como diz o crítico gastronômico Lorenzo Díaz, depois de três séculos de existência, todos os dias, 500 comilões de todas as partes do mundo, esperam sua vez de comer um leitão.

44

45 o “Restaurante Sobrino de Botin Horno e Asar” ostenta um recorde, reconhecido pelo “Livro Guinnes dos Records”, em sua edição de 1987, como o restaurante mais antigo do mundo.

46 Apesar de tal reconhecimento, outros estabelecimentos disputam a condição de serem o restaurante mais antigo do mundo, é o caso do alemão Hundskugel, em Munique e o do francês Tour d´Argent, em Paris, que datam de 1440 e 1582, respectivamente. Sem ir mais longe, a Pousada de la Villa que se encontra na Cava Baja (à esquerda), muito perto da rua dos Cuchileros, abriu suas portas em 1642, segundo consta na placa instalada em uma de suas fachadas.

47 Hundskugel em Munique desde 1440

48 Tour d'Argent, em Paris desde 1582

49 Pousada de la Villa, Madrid desde 1642

50 F I M Quarteto San Tehno Romance de bairro


Carregar ppt "Botin o restaurante mais antigo do mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google