A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDA LIÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDA LIÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDA LIÇÃO

2 A descoberta do inconsciente
Pierre Janet – a histeria é uma forma de alteração degenerativa do sistema nervoso, que se manifesta pela fraqueza congênita do poder de síntese psíquica (ponto de vista provindo do laboratório) Freud – explica que a divisão psíquica é resultado do conflito dinâmico entre forças mentais contrárias, uma luta ativa de dois grupamentos psíquicos (ponto de vista provindo do trabalho terapêutico),

3 O abandono do método catártico e da hipnose
O procedimento catártico exigia previamente a hipnose profunda do paciente; Nem todos pacientes de Freud eram hipnotizáveis; Manutenção dos pacientes em estado de consciência normal; Técnica da pressão: quando os pacientes relatavam nada mais saber, Freud respondia que sabiam e que iriam se lembrar exatamente no momento em que lhes pusesse a mão sob a fronte;

4 Conclusões obtidas com a evolução da técnica: As recordações esquecidas não haviam se perdido. Estavam em poder do paciente e prontas para ressurgir, mas alguma força as detinha, obrigando- as a permanecer no inconsciente; Esta força era claramente vista quando se intentava trazer à consciência do paciente as lembranças esquecidas;

5 Resistência “chama-se resistência tudo que nos atos e palavras do analisando se opõe ao acesso deste ao seu inconsciente. Por extensão, Freud falou de resistência à psicanálise para designar uma atitude de oposição às suas descobertas na medida em que elas revelavam os desejos inconscientes.” (Laplanche & Pontalis) A supressão das resistências é uma condição central para o andamento do processo analítico;

6 Repressão As mesmas forças que hoje como resistência dificultam que o esquecido volte a consciência deveriam ser as que antes tinham agido, expulsando da consciência os acidentes patogênicos correspondentes; A repressão está diretamente relacionada como o mecanismo patogênico da histeria; Em todos os casos se trata do aparecimento de um desejo violento, mas em contrasta com os demais desejos do indivíduo e incompatível com as aspirações morais e estéticas da personalidade.

7 Produzia-se um rápido conflito e o desfecho desta luta interna era a repressão do desejo inconciliável, expulsando – para fora da consciência, juntamente com suas respectivas lembranças; A aceitação do impulso desejoso incompatível ou o prolongamento do conflito teriam despertado intenso desprazer; a repressão evita o desprazer, revelando-se um meio de proteção do psiquismo;

8 Repressão x recalque O recalque é um tipo especial de repressão.
Na repressão, encontramos um mecanismo consciente atuando ao nível da “segunda censura”, que Freud situa entre o consciente e o pré- consciente. Seria um exclusão para fora do campo de consciência atual e não da passagem de um sistema para outro; No recalque, a instância recalcante, a operação e o seu resultado são inconscientes;

9 o processo de formação dos sintomas partindo-se da repressão
Nos pacientes neuróticos o desejo insuportável é expulso da consciência e da lembrança, com isso os pacientes se livraram aparentemente de uma grande soma de desprazeres. Mas o impulso desejoso continua a existir no inconsciente, à espreita de oportunidade para se revelar; O sintoma aparece enquanto um acordo, ele é um substituto do reprimido, disfarçado e irreconhecível;

10 No sintoma, apesar do disfarce, podem ser reconhecidos traços de semelhança com o material reprimido;

11 Soluções ao sintoma uma vez restituído aquilo que foi reprimido à consciência, o conflito pode encontrar uma solução mais adequada do que a oferecida pela repressão; A personalidade do paciente se convence de que repelira sem razão o desejo e consente em aceitá-lo total ou parcialmente; O mesmo desejo é dirigido para um alvo irrepreensível e mais elevado (sublimação); Reconhece como justa a repulsa( o controle consciente do desejo é atendido);

12 sublimação “processo postulado por Freud para explicar atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que encontrariam o seu elemento propulsor na força da pulsão sexual. Diz-se que a pulsão é sublimada quando na medida em que é derivada para um novo objetivo não sexual, visando objetos socialmente valorizados”(Laplanche & Pontalis)


Carregar ppt "SEGUNDA LIÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google