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Carta escrita de Clemente, bispo da igreja em Roma para a igreja em Corinto ±95 dC Tratou dos problemas causadas por facções na igreja. O autor exortou.

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2 Carta escrita de Clemente, bispo da igreja em Roma para a igreja em Corinto ±95 dC Tratou dos problemas causadas por facções na igreja. O autor exortou a igreja para viver de acordo com as virtudes cristãs. Citou da LXX, conheceu as falas de Jesus, as cartas de Paulo e a carta aos Hebreus.

3 A Igreja de Deus que vive como estrangeira em Roma, para a Igreja de Deus que vive como estrangeira em Corinto. Aos que se chamam santificados na vontade de Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que a graça e a paz da parte de Deus todo-poderoso, por meio de Jesus Cristo, se multipliquem entre vós.

4 Lembremo-nos, sobretudo, das palavras do Senhor Jesus, quando ele nos ensinava sobre a benevolência e a paciência. 2 Assim dizia: “Sede misericordiosos, a fim de que sejais tratados com misericórdia; perdoai, para que vos seja perdoado; da mesma forma com que agirdes, também agirão convosco” 13.1,2

5 O documento mais antigo conhecido que fala de “ordens eclesiásticas”sobre ensino, culto, e ministério Um compliação de várias fontes A data do original é desconhecido, mas a primeira metade do 2o séc dC é provável (±120 dC) Citado por Clemente

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7 1 Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois. 2 Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.

8 Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente. Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias.

9 Celebre a Eucaristia assim: Diga primeiro sobre o cálice: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre". Depois diga sobre o pão partido: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.

10 Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro. Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifício oferecido não seja profanado.

11 “ É a única evidência contemporânea direta que temos sobre as condições da vida da Igreja no período obscuro entre o Novo Testamento e a organização mais plenamente desenvolvida do 2º século.” Maxwell Staniforth

12 Evangelhos:  Proto-evangelho de Tiago  Bartolomeu  Ebionitas  Egípcios  Hebreus  Marcião  Pedro  Filipe  Tomás (Tomé)  Pseudo-Mateus  História de José, o CarpinteiroAtos:  André  Barnabé  Paul  Pedro  João  A Paixão de Pedro  A Pregação de Pedro  Pedro e André  Pedro e Paulo  Filipe  Tomás

13 Epístolas:  Apóstolos  3a aos Corintios  Laodicéia  Paulo e Séneca  Epístola Apócrifa de Tito Literatura Apocalíptica  Tiago  Paulo  Pedro  Estevão  Tomás (Tomé)  Apocalipse da Virgem

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15  Textos encontrados na cidade de Nag Hammadi, no Egito, em Dezembro de 1945  Contem textos religiosos e filosóficos  Acredita-se que foram escritos e escondidos por cristãos gnósticos  Escritos na língua cóptica e atualmente a coleção se encontra no museu cóptico em Cairo

16  Traduções de manuscritos em grego  As datas dos textos originais seria entre o fim do Século I até o ano de 180 d.C  Em 367 d.C, por ordem do Bispo Atanásio de Alexandria, foram destruídos inúmeros documentos com tendências heréticas.

17  São 13 códices que incluem as seguintes obras: Prece do ápóstolo Paulo O Evangelho de Tomé O Evangelho de Filipe Sofia de Jesus Apocalipse de Adão Atos de Pedro e os 12 apóstolos

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23 “Evangelho” gnóstico encontrado entre os textos de Nag Hammadi  Apresentado como diálogo entre Jesus e o apóstolo Tomas.  Contem 114 logia (ditados) que nãose encontram no NT  Datado acerca de 350 dC mas se refere a uma tradução grega acerca de 200 dC

24 Defende “salvação” por meio de conhecimentos secretos Utilizado por várias seitas para apoiar suas crenças. Os pais da igreja classificaram o texto como espúrio.

25 Eis as palavras secretas que Jesus, o Vivo, disse e que Dídimo Judas Tomé, escreveu. E ele disse: - Aquele que descobrir a interpretação destas palavras não experimentará a morte. Disse Jesus: Os fariseus e os escribas tiraram a chave do conhecimento e a ocultaram. Nem eles entraram nem permitiram entrar os que queriam entrar. Vós, porém, sede inteligente como as serpentes e simples como as pombas.

26 (13) Jesus disse a seus discípulos: “Comparai-me com alguém e dizei-me com quem me assemelho.” Simão Pedro disse-lhe: “Tu és semelhante a um anjo justo.” Mateus lhe disse: “Tu te assemelhas a um filósofo sábio.” Tomé lhe disse: “Mestre, minha boca é inteiramente incapaz de dizer com quem te assemelhas.” Jesus disse: “Não sou teu Mestre. Porque bebeste na fonte borbulhante que fiz brotar, tornaste-te ébrio. E, pegando-o, retirou-se e disse-lhe três coisas. Quando Tomé retornou a seus companheiros, eles lhe perguntaram: “O que te disse Jesus?” Tomé respondeu: “Se eu vos disser uma só das coisas que ele me disse, apanhareis pedras e as atirareis em mim, e um fogo brotará das pedras e vos queimará.”

27 Jesus disse: O Reino do Pai é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. De noite, porém, veio seu inimigo e semeou erva má no meio da semente boa. O senhor do campo não permitiu que se arrancasse a erva má, para evitar que, arrancando esta, também fosse arrancada a erva boa. No dia da colheita se manifestará a erva má. Então será ela arrancada e queimada. Disse Jesus: O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas se extraviou, e era a maior de todas. Ele deixou as noventa e nove e foi em busca daquela única até achá-la. E, depois de achá-la, lhe disse: eu te amo mais do que as noventa e nove.

28 Disse Jesus: Grande é a safra, e poucos são os operários. Pedi, pois ao Senhor para que mande operários à sua seara. O que ouvirdes com um ouvido, anunciai-o com o outro do alto dos telhados; porque ninguém acende uma lâmpada e a põe debaixo do velador, nem em lugar oculto, mas sim no candelabro, para que todos os que entram e saem vejam a luz. Nenhum profeta é aceito em sua cidade, nem pode um médico curar os que o conhecem. Disse Jesus: As raposas têm as suas tocas; as aves têm os seus ninhos - mas o Filho do Homem não tem onde repousar a sua cabeça.


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