A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice  Casas romanas;  Alimentação;  Medicina;  Vestuário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice  Casas romanas;  Alimentação;  Medicina;  Vestuário."— Transcrição da apresentação:

1

2 Índice  Casas romanas;  Alimentação;  Medicina;  Vestuário.

3 As casas romanas  O Atrium (átrio) era a entrada principal da casa romana.  Era em torno do Atrium, que se desenvolvia os outros cômodos da casa.  O Atrium fornecia a luz necessária ás divisões que o circundavam.  O Tablinum escritório do dono da casa, utilizado como sala de reunião.  O Cubiculum quartos de dormir e apenas nas casas mais ricas.

4 Alimentação  A cozinha romana começou com poucas receitas simples que foram fortemente influenciadas pela cultura grega.  No entanto, o império romano começou a sua expansão e a variedade de pratos começou a aumentar, mudando radicalmente com a distância geográfica e económica.  Os romanos comiam três vezes ao dia devido ao constante trabalho manual. O povo tomava um café da manhã, um almoço pequeno antes do meio-dia e um jantar chamado “cena” à noite.

5 Medicina  A forte ligação entre o conhecimento empírico e o seu fundo mágico-religioso mostra-se, claramente, como um dos principais dados caracterizadores da arte médica no seu início.  O conhecimento médico, que foi um privilégio herdado das classes dominantes, sofreu uma rápida transformação com a emergência do Império Romano e com a sua política predominante.  Uma das figuras mais celebradas de Roma, na época de Cristo, foi António de Musa, discípulo de Asclepíadas. Teve a sorte de conseguir curar Augusto, o imperador da época e com isto cair nas suas graças, de tal forma que mereceu, ainda vivo, uma estátua de bronze no Palatino.

6 Vestuário  O traje romano foi extremamente influenciado pelo vestuário grego.  Em Roma o traje civil era formado por dois tipos de roupa: uma era uma túnica de formato rectangular feita em linho ou lã que cobria todo o corpo. Ao longo do tempo começaram a utilizar-se uma túnica interior e uma exterior com mangas rectangulares ao nível do cotovelo.  Debaixo das túnicas usava-se a Femoralina, umas calças apertadas até aos joelhos feitas de peles de origem bárbara. Para além do traje civil, também se usava o Amictus, mantos rectangulares de inspiração grega que variavam no desenho e na cor e tinham um carácter envolvente. Eram característicos da plebe romana, denominada de Toga.

7 Netografia  (Fevereiro 2014)  romana.html (Fevereiro 2014) romana.html  mental.net/pdf/vol4_rev2_leituras.pdf (Fevereiro 2014) mental.net/pdf/vol4_rev2_leituras.pdf  (Fevereiro 2014)

8 Trabalho realizado por:  David Santos nº7;  José Silva nº13.


Carregar ppt "Índice  Casas romanas;  Alimentação;  Medicina;  Vestuário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google