A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UEPB – GEOGRAFIA – CAMPUS I ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA TURMA: 1º ANO MÉDIO CURSO PROFISSIONALIZANTE EM MAGISTÉRIO Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo (Professora Coordenadora)   Profª Maria Madalena de Paiva Vieira (Professora Supervisora) Bolsista: Kalina Fernanda Cavalcanti

2 Categorias geográficas

3 Paisagem Essa categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão. A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.

4

5 Região O conceito de região faz referência a uma porção de território determinada por certas características comuns ou circunstâncias especiais, nomeadamente o clima, a topografia ou a forma de governo. Uma região também é uma divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.

6 Brasil: divisão regional

7 TERRITÓRIO  Território não se restringe somente às fronteiras entre diferentes países, sendo caracterizado pela ideia de posse, domínio e poder, correspondendo ao espaço geográfico socializado, apropriado para os seus habitantes, independentemente da extensão territorial.  Limite, divisa e fronteiras são palavras usadas para definir a separação entre territórios e cada uma delas tem um significado específico. Limite é usada para designar a separação de dois municípios, divisa para a separação de dois Estados e fronteira para a separação de países.( critério do Brasil)

8 TERRITÓRIO O termo "fronteira" é mais abrangente e se refere a uma região ou faixa, enquanto o termo "limite" está ligado a uma concepção precisa, linear e perfeitamente definida no terreno. Fronteiras são situações em que se passa de uma condição para outra. Por exemplo, do dia para a noite temos a fronteira que é o pôr do sol. Fronteiras entre países são construções políticas e históricas, definidas pelas relações estabelecidas entre eles. É algo muito mais complexo que o rio ou montanha que são usados como marcos da divisão (limites) entre os territórios.

9 CAMPINA GRANDE : ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS

10 Aspectos geográficos Localizada no nordeste do Brasil e no estado da Paraíba Situada na mesorregião do agreste paraibano, na zona oriental, no planalto da Borborema. E na microrregião de Campina grande.

11 Mesorregiões geográficas da Paraíba

12

13 HISTÓRIA A origem de Campina Grande é creditada à ocupação pelos índios Ariús no sítio de Campina Grande, liderados por Teodósio de Oliveira Ledo Capitão-mor dos Sertões em 1º de dezembro de 1697. A cidade se desenvolveu-se graças as atividades econômicas.

14 HISTÓRIA Em 1790, transformou-se em vila sob a denominação de Vila Nova da Rainha ou rainha da Borborema. Campina grande é em um ponto estratégico entre o litoral e sertão, por isso foi importante para ocupação da Paraíba Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

15 Referências DISPONÍVEL http://conceito.de/regiao acessado em 07/03/13.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google