A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

L INUX G ERENCIAMENTO PRIVILÉGIOS Sistemas Operacionais de Redes José Roberto Cruz e Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "L INUX G ERENCIAMENTO PRIVILÉGIOS Sistemas Operacionais de Redes José Roberto Cruz e Silva."— Transcrição da apresentação:

1 L INUX G ERENCIAMENTO PRIVILÉGIOS Sistemas Operacionais de Redes José Roberto Cruz e Silva

2 G ERENCIAMENTO DE PRIVILÉGIOS O gerenciamento de privilégios permite ao administrador definir políticas para acesso de usuário e grupos. Essa proteção é organizada em três classes : privilégios do dono, do grupo e dos outros. Cada classe possui três níveis básicos de proteção: leitura, escrita e execução. Para visualizar os privilégios do usuário utiliza- se o comando ls –al.

3 E XEMPLO

4 T IPO DE ARQUIVO ( PRIMEIRO CARACTERE ) Representam o tipo de arquivo, que podem ser: - : arquivos comuns (regular) d : diretórios l : links simbólicos c : dispositivos de caractere b : dispositivos de bloco. s : soquetes p : pipes

5 P RIVILÉGIOS (O S 9 CARACTERES SEGUINTES ) Definem realmente as permissões: r(leitura), w (escrita) e x (execução). O - representa que o usuário ou grupo não terá a permissão. Do segundo ao quarto: permissões do usuário. Do quinto ao sétimo: permissões do grupo. Do oitava ao décimo: permissões dos outros usuários.

6 C OMANDOS PARA GERENCIAMENTO DE PRIVILÉGIOS chmod altera as permissões de acesso a arquivos. chmod [opções] modo_arquivo arquivo o -c : mostra informações sobre os arquivos modificados o -f : não imprime mensagens de erro. o -R : atribui recursivamente os privilégios. o modo_arquivo pode ser simbólico ou absoluto.

7 M ODO SIMBÓLICO u (usuário), g (grupo), o (outros) e a (todo) +(adiciona permissão), -(retira) e = (anula as outras e atribui a atual) r (leitura), w (escrita) e x (execução) Exemplo: chmod u+x, g-w, o=r ifto

8 M ODO ABSOLUTO 0 (nenhuma permissão), 1(execução), 2 (escrita) e 4 leitura. O somatório dos valores equivale a atribuição de ambas as permissões. Exemplo: 1+4=5 (execução e leitura) Exemplo de uso: chmod 750 ifto

9 S IGNIFICADO DAS PERMISSÕES PARA ARQUIVOS E DIRETÓRIOS Acesso Significado para arquivos Significado para diretórios rPermitir abrir e ler. Listar, se x está setado. w Modificar ou truncar; deletar ou renomear: ver perm. dir. Criar, renomear e deletar arquivos, se x está setado. xExecutar arquivo.Entrar, mas não listar.


Carregar ppt "L INUX G ERENCIAMENTO PRIVILÉGIOS Sistemas Operacionais de Redes José Roberto Cruz e Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google