A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

25/03/2011 Falácias informais 2 Jerzy A. Brzozowski.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "25/03/2011 Falácias informais 2 Jerzy A. Brzozowski."— Transcrição da apresentação:

1 25/03/2011 Falácias informais 2 Jerzy A. Brzozowski

2 Exercício 2.1 do texto sobre falácias

3 1 ✤ Você não pode levar a sério o que aquele professor diz sobre a importância de salários mais elevados para os professores. Como professor, ele é natural- mente favorável a um aumento dos salários dos professores.

4 2 ✤ Os estudantes que obtêm nota 10 estudam muito. Portanto, se quer que eu estude muito, professor, o melhor que o senhor tem a fazer é me dar nota 10 em todas as provas.

5 3 ✤ Mas você pode duvidar de que o ar tenha peso, quando você tem o claro testemunho de Aristóteles afirmando que todos os elementos têm peso, incluindo o ar, e excetuando apenas o fogo?

6 4 ✤ “Sou a favor de que mulheres tenham direitos iguais”, disse o presidente da Associação de Toureiros. “Mas, repito, as mulheres não devem tourear porque só os homens podem ser toureiros.”

7 5 ✤ Estou absolutamente certo de quão rápido eu estava dirigindo, seu guarda, e era bem abaixo do limite de velocidade. Olhe, eu já tive algumas multas antes, e se o senhor me der mais uma, isso vai me custar mais de duzentos reais. E seu eu tiver que pagar uma tal multa não vou ser capaz de financiar a operação da minha mulher — ela está doente faz tempo e e precisa muito de uma operação.

8 6 ✤ Durante a Segunda Guerra, redes de espionagem inimigas foram expostas através da gravação de telefonemas de suspeitos. Portanto, as autoridades devem adotar a escuta dos telefones de todas as pessoas suspeitas.

9 7 ✤ Nenhum matemático foi capaz, até hoje, de demonstrar a verdade da Conjectura de Goldbach. Portanto, ela deve ser falsa. ✤ Conjectura de Goldbach: “todo número inteiro maior que 2 pode ser expresso como a soma de dois números primos”

10 8 ✤ O Véio Zé jura que viu um disco voador pousar no sítio dele. Mas o Véio Zé nunca passou da segunda série do primeiro grau, e mal sabe ler ou escrever. Ele não tem a menor idéia do que os cientistas escreveram sobre o assunto. Portanto, o relato que ele fez não tem possibilidade alguma de ser verdadeiro.

11 9 ✤ Toda pessoa que agride, deliberadamente, uma outra pessoa deve ser punida. Portanto, um lutador de boxe deve ser punido com severidade, porque agride, deliberadamente, seus adversários.

12 10 ✤ As esposas de homens bem-sucedidos na vida vestem roupas caras, de modo que a melhor maneira de uma mulher ajudar seu marido a triunfar é comprar um guarda-roupa caro.

13 11 ✤ A Inquisição deve ter sido justificada e benéfica, se povos inteiros a invocaram e defenderam, e se até seus próprios adversários a aplicaram por conta própria.

14 12 ✤ O Congresso não deveria se preocupar em consultar o Estado-Maior das Forças Armadas a respeito de verbas para as corporações militares. É claro que eles desejarão tanto dinheiro para fins militares quanto julgarem que lhes será possível obter.

15 24 ✤ Deus existe, porque a Bíblia assim nos diz, e sabemos que deve ser verdade o que a Bíblia nos diz, porque é a palavra revelada de Deus.

16 Falácias de relevância

17 Equívoco ✤ Esse tipo de falácia ocorre quando uma palavra ou expressão ocorre com significados diferentes em um mesmo argumento.

18 Equívoco ✤ Nada é melhor do que uma vida tranquila e feliz. ✤ Um misto quente é melhor do que nada. ✤ Portanto, um misto quente é melhor do que uma vida tranqüila e feliz.

19 Equívoco ✤ É bobagem discutir por meras palavras. Racismo é uma palavra. Por- tanto, é bobagem discutir por causa de racismo.

20 Equívoco ✤ Somente os homens são racionais. Mulheres não são homens. Logo, mulheres não são racionais.

21 Composição ✤ Este tipo de falácia é cometido quando se aplica a propriedade de partes de um todo ao próprio todo, ou quando se aplica uma propriedade que têm os elementos de um conjunto ou coleção ao próprio conjunto. ✤ Todas as peças deste computador são baratas. Logo, este computador é barato.

22 Divisão ✤ Ocorre quando uma propriedade do todo é aplicada a suas partes, ou quando uma propriedade do conjunto é aplicada a seus elementos.

23 Divisão ✤ A firma F é conhecida internacionalmente, e João trabalha na firma F; logo, João é conhecido internacionalmente.

24 Exercício ✤ Estabelecer o mais rapidamente possível uma estrutura salarial adequada em cada indústria é a primeira condição para controlar uma barganha competi- tiva, mas não há razão para que esse processo pare por aí. O que é bom para cada indústria dificilmente pode ser mau para a economia como um todo.

25 2 ✤ Os acidentes de trânsito estão aumentando. As batidas entre calhambeques são acidentes de trânsito. Logo, as batidas entre calhambeques estão aumen- tando.

26 3 ✤ A felicidade de cada pessoa é um bem para esta pessoa, e a felicidade geral, portanto, um bem para o conjunto de todas as pessoas.

27 4 ✤ Como em cada três crianças nascidas em Nova York a terceira é católica, as famílias protestantes aí residentes não deviam ter mais do que dois filhos.

28 7 ✤ O mico-leão dourado está praticamente extinto. Este animal é um mico-leão dourado, portanto, deve estar praticamente extinto.

29 11 ✤ Acontecimentos improváveis dão-se quase todos os dias, mas o que acontece quase todos os dias é um acontecimento muito provável. Portanto, os acon- tecimentos improváveis são acontecimentos muito prováveis.

30 22 ✤ Se as partes do universo não são acidentais, como pode o universo inteiro ser considerado o resultado do acaso? Assim, a existência do universo não é devida ao acaso.


Carregar ppt "25/03/2011 Falácias informais 2 Jerzy A. Brzozowski."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google