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Realidade Virtual Interação através de interfaces avançadas.

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Apresentação em tema: "Realidade Virtual Interação através de interfaces avançadas."— Transcrição da apresentação:

1 Realidade Virtual Interação através de interfaces avançadas

2 Autores Felipe Franco (fanf) Felipe Franco (fanf) Henrique Lins (hsmpl) Henrique Lins (hsmpl) João Paulo Sabino (jpsm) João Paulo Sabino (jpsm)

3 Roteiro Motivação Histórico Conceitos Aplicações Tendências Futuras Conclusões

4 Motivação Simular ambientes reais ou fictícios Simular ambientes reais ou fictícios Tecnologia relativamente avançada Tecnologia relativamente avançada Estado da arte em interface Estado da arte em interface Tecnologia em franca expansão Tecnologia em franca expansão Aplicação em diversas áreas Aplicação em diversas áreas –Educação –Entretenimento –Saúde Mental

5 Histórico Anos 50: onde tudo começou Anos 50: onde tudo começou 1956: Morton Heiling –Sensorama 1956: Morton Heiling –Sensorama 1962: Sketchpad 1962: Sketchpad 1968: Primeiro HMD 1968: Primeiro HMD

6 Conceitos Básicos (1/2) O que é Realidade Virtual ? O que é Realidade Virtual ? Vários nomes Vários nomes –Realidade Virtual –Presença Virtual –Mundo Virtual –Ambiente simulado por computador

7 Conceitos Básicos (2/2) Pilares da Realidade Virtual Pilares da Realidade Virtual –Imersão –Interação –Imaginação Tipos de ambientes virtuais Tipos de ambientes virtuais Tecnologias de apresentação Tecnologias de apresentação

8 Tipos de ambientes Virtuais (1/3) Completamente imersivos Completamente imersivos –Tudo é objeto virtual

9 Tipos de Ambientes Virtuais (2/3) Realidade Aumentada (Augmented Reality) Realidade Aumentada (Augmented Reality) –Imersão no mundo real com adição de elementos virtuais

10 Tipos de ambientes virtuais (3/3) Não imersivos Não imersivos –“Mundos através de janelas”

11 Tecnologias de Apresentação Três principais formas: Três principais formas: – Vídeo See-Through – Optical See-Through – Baseadas em Monitor

12 Aplicações em RV (1/5) Possuem alto grau de complexidade na maioria dos casos Possuem alto grau de complexidade na maioria dos casos Principais Etapas Principais Etapas –Captura de movimentos (Tracking) –Digitalização (Rendering) –Gravação dos movimentos (Animações 3D)

13 Aplicações em RV (2/5) Resultados bastantes positivos nas mais diversas áreas Resultados bastantes positivos nas mais diversas áreas –Educação –Entretenimento –Saúde Mental

14 Aplicações em RV (3/5) VR Pain Control VR Pain Control –Virtual Reality Therapy Fundado por Hunter Hoffman e David Patterson Fundado por Hunter Hoffman e David Patterson

15 Aplicações em RV (4/5) Snow World Snow World – Utilizado em pacientes que sofreram queimaduras

16 Aplicações em RV (5/5) Comprovação de sucesso nos resultados:

17 Futuros da RV (1/2) Tecnologia mais avançada Tecnologia mais avançada –Novos dispositivos Mais realismo nos ciberespaços Mais realismo nos ciberespaços –Maior estímulo sensorial

18 Futuros da RV (2/2) Novos tipos de aplicações Novos tipos de aplicações –MIRALab (Genebra) Integração com a internet Integração com a internet – Second Life Mais áreas beneficiadas Mais áreas beneficiadas

19 Conclusões sobre RV Área bastante promissora Área bastante promissora Oferece um grande poder de imersão e interação ao indivíduo Oferece um grande poder de imersão e interação ao indivíduo Alta complexidade no funcionamento da maioria das aplicações Alta complexidade no funcionamento da maioria das aplicações Possui grande impacto na cura de distúrbios mentais Possui grande impacto na cura de distúrbios mentais

20 Dúvidas ?


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