A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha"— Transcrição da apresentação:

1 Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha
Artigo: Apresentação e Discussão de Alguns Aspectos Importantes na Seleção dos Principais Tipos de Aços Inoxidáveis Utilizados em Design de Produtos Industriais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha Wilbur Trajano G. Coelho

2 Palavras-chave: Aço, inoxidável, seleção
Classificações X Exigências do projeto Objetivo: fornecer informações aos projetistas com o intuito de aumentar o índice de sucesso na escolha e aplicação destes materiais.

3 Aplicações: Industria química: dutos, tanques de líquidos corrosivos... Industria de alimentos: embalagens, balcões... Área hospitalar: bisturis, porta-soro, macas... Situação que envolvem elevada temperatura: válvulas, trocadores de calor, estufas... Indústria automobilística: tubos de radiadores, exaustores... Produtos da cutelaria: facas, cubas...

4 Características gerais:
Possuem teores de cromo acima de 12% (Cromo + oxigênio = camada passiva) Níquel, nióbio, titânio e molibdênio podem ser incorporados ao aço inoxidável (+ resistência a corrosão, entre outros)

5 Aspectos importantes:
Resistência a corrosões: produtos químicos, corrosão atmosférica, suor humano... Facilidade de higienização Fácil conservação e manutenção

6 A aquisição do aço inox pode ser em diversas formas:

7 Três principais grupos:
1 - Ferríticos : Magnéticos, não indicados para casos onde a tenacidade seja importante, resistem a ação de gases sulfurosos secos e quentes, resistentes a deformação mecânica durante processo de fabricação, etc.. Aplicações: Utensílios domésticos, industria de alimentos, indústria química e indústria de transporte. Não são indicados para baixas temperaturas

8 2 – Austenítico Não magnéticos, elevada tenacidade
em baixas temperaturas, resistência a corrosão em geral, etc.. Aplicações: Elementos arquitetônicos, utensílios domésticos, containeres e dutos para fluidos em baixa temperatura, peças sujeitas ao impacto... 3 – Martensítico Temperável, apresentam dureza elevada, são magnéticos, no estado recozido possuem elevada ductilidade, etc..

9 Comparações: Resistência mecânica em temperaturas elevadas (Austeníticos > Ferríticos) Resistência a corrosão em geral (Austeníticos > Martensíticos) Corrosão sob tensão (Ferríticos > Austeníticos) Resistência a danos por radiação Tenacidade Plasticidade Soldabilidade Custo

10 Aços inoxidáveis endurecidos por precipitação PH
Estes tipos de aço tem essa denominação por apresentarem a formação de precipitação de carbonetos em sua microestrutura. Contém alto teor de carbono, que é responsável pela alta temperabilidade. Tais aços foram desenvolvidos para a indústria aeronáutica, visando maior resistência mecânica.

11 Possibilidades de acabamentos:
Algumas propriedades importantes desses materiais são diretamente influenciadas pelo acabamento, por exemplo, a facilidade de limpeza e a resistência à corrosão. Acabamento com baixa rugosidade ajudarão na resistência à corrosão. A escolha do acabamento adequado influencia também o comportamento do material em certas operações. A rugosidade da superfície é um conceito que está intimamente associado ao desempenho do material frente a um numero de grandes aplicações.

12 Composição dos diversos tipos de acabamentos (espelhados, fosco, lixamento linear e circular, etc.)
A matéria-prima com acabamento já agregado, pode ser muita vantajosa, pois reduz o tempo de fabricação, confere uma aparência homogênea ao produto e, sobretudo, reduz custos de mão de obra.

13 Custo de Material No critério referente ao custo do material, normalmente utiliza-se matéria-prima de baixo custo, onde esta, pode passar por outro processo de transformação para melhorar suas características, adequando-o a sua finalidade. Assim como outros materiais, o aço inox sofre variações de valor se comprado em pequenas quantidades, podendo sofrer variações também, de acordo com a região onde esta localizado o varejo.

14 Conclusão As informações a respeito dos aços são bastantes amplas: microestruturas, propriedades mecânicas, propriedades magnéticas, reações com o meio ambiente, acabamento superficial, custos agregados, trabalhabilidade, etc. O conhecimento a respeito das características micro estruturais torna-se imprescindível nos projetos de responsabilidade, pois, permite ao designer uma escolha baseada em informações de nível técnico, podendo este prever como o material se comportará em serviço.

15 Luma Candian Grizone Fernanda Matias 3° Período – Design de Produto


Carregar ppt "Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google