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Apresentação: Heliezer de Bem, sirvo ao Senhor como Presbítero na ADfloripa, desde os meus 12 anos de idade me lembro de já ser metido e estar junto aos.

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1 Apresentação: Heliezer de Bem, sirvo ao Senhor como Presbítero na ADfloripa, desde os meus 12 anos de idade me lembro de já ser metido e estar junto aos técnicos de som tentando aprender sobre isto. Quantos aqui são técnicos de Som, Sonoplasta, Irmão do Som. Quero dizer que vocês são benção pra casa do Senhor, vocês são heróis. Vocês são crentes não se preocupe.

2 “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus
“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” Rom. 10:17 Ouvir algo importante e que precisa ser valorizado. Onde entramos com a Sonorização. Mas você pode pensar sobre antigamente... Eles utilizavam a acústica dos locais, como Vales, anfiteatros, etc... ou até mesmo pessoas repetiam o que era falado... O que os pastores pregam poderia ser feito sem sistema de som, sim, mas o nosso trabalho é tornar isto mais fácil. É pelo ouvir que a Palavra de Deus, que as pessoas virão a Cristo, serão curadas, serão cheias do Espírito Santo, Sonorização veio para auxiliar a propagação do evangelho, ou seja, ajudar. O técnico de som tem que Auxiliar e não atrapalhar... (microfonia, cabos com problemas, etc...) Ser operador de som é algo maravilhoso. Você tem o seu ministério na casa do senhor, e não precisa abrir a boca, pois através do seu trabalho a mensagem é levada a diversas pessoas. Agora pense comigo, quando voce vai a um show, ou concerto, voce já sabe o que vai ouvir show de rock vai ouvir rock, pagode é pagode, gauchesco é gauchesco, coral é coral, orquestra é orquestra, voce já entra no lugar sabendo o que vai ouvir certo? Ou voce acha q num concerto de uma orquestra entra um show de rock, será que vai dar problema. Carlinhos Brown que toca axé foi tocar show de rock. E o que tem haver a igreja com isto? a nossa igreja pelo nome já diz, ela é Assembléia de Deus, então pense a nossa igreja tem todos os tipos de pessoas certo, classes sociais, etnias, gostos, etc... Temos jovens que gostam de um som mais pesado, pessoas idosas que se possível não teria som A nossa igreja é eclética, certo? Por Heliezer de Bem

3 Técnico de Som Colossenses 3.23,24
Comprometimento Dedicação Responsabilidade Pontualidade Organização Planejamento Colossenses 3.23,24 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor o Galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Comprometimento – Quando Deus lhe confiou esta tarefa através do seu Pastor, Ele creu em você nesta batalha, agora você deve fazer a sua parte, uma pessoa comprometida, não deixa as coisas do Senhor ao desleixo. Faz a Obra do Senhor com Zelo e apreço. Dedicação – Pessoa dedicada é aquela da o melhor de si, irmãos nós temos de apresentar o nosso melhor, você vai até onde consegue, a partir daí, temos que buscar outros recursos, hoje nós temos diversas formas de melhorarmos, apostilas na internet, Fóruns na internet, vídeos aula, cursos on-line, e on-site, ou até mesmo este seminário que aqui estamos. Aprender Inglês, muitos termos em inglês. Responsabilidade – Você tem de buscar para si responsabilidade pelas coisas que estão na Casa do Senhor, Você é responsável, se um aparelho estragar, ou queimar, será que foi por desgaste natural, ou mau uso... Se alguma coisa for roubada da igreja ou digamos sumir. A responsabilidade é sua de cuidar, por isso guarde os aparelhos, microfones, instrumentos, etc. Lembro-me de um dia lá nos EUA quando estava tendo uma escola bíblica de férias para crianças, e isto foi durante o dia e eu estava trabalhando, a noite quando fui ver como estava a escola na igreja, lembro que entrei e vi as crianças pulando perto dos instrumentos, e outro na bateria, e os microfones jogados, já entrei nos nervos e puxei a responsabilidade e disse que como não tinha ninguém naquele momento do som, os líderes do departamento deveriam estar cuidando. Algumas pessoas ficaram bravas por que falei para os filhos deles não fazerem aquilo. Pontualidade – Irmãos essa daqui é simples de resolver, você chega antes de todo mundo e sai depois de todo mundo. Mas se você tem uma equipe que te ajuda talvez isto melhore, mas olha geralmente os dias que penso que está tudo bem, que só vou chegar ligar o som, e tudo vão funcionar normalmente, é aí que me engano. Outro dia cheguei para o culto de Santa Ceia umas 17:45 e o problema é que quando desço a rampa já fico de olho para ver se o Pastor já chegou daí mesmo que estou atrasado. Em média meus irmãos eu chego uma hora antes do culto. Organização – Ter as coisas organizadas significa saber onde está, e como está, quando um cabo da um problema já se separa dos outros que estão bons (e isso acontece diversas vezes), ter sempre os equipamentos limpos. Dica: Cabos enrolados separadamente e de forma certa. Limpar com pincel, pano, aspirador, etc. Planejamento – Aqui vamos falar sobre o planejamento de uso, e também de compras. Planejamento de uso: Quando a igreja realizará um evento tanto dentro da igreja quanto fora. Você tem de saber o que acontecerá, para poder apropriar o som da melhor maneira, e tem que conversar com os líderes de departamento para isso. Se for fora da igreja tem que conhecer o local, quantas pessoas irão, quem tocará ou falará, horários, datas etc.. Por que o técnico dirá se o som que a igreja tem irá comportar este evento ou não, daí talvez tenha que alugar um outro som. Dica: Se possível tenha um sistema de som instalado na sua igreja que você não tire pra nada, e tenha outro para usar em eventos fora da igreja. Porque sempre dá problemas ficar mudando de lugar, nunca volta no mesmo estado de conservação e é menos trabalho pra você. Planejamento de compras ou investimento: Planejar um sistema de som é pensar adiante, nem tudo que você adquira é o seu necessário. Por exemplo: se você for numa loja e disser que quer comprar um Compressor, o vendedor vai lhe vender um compressor, ele não está sabendo se você precisa de um compressor talvez o que você precise seja vergonha na cara e dar uma limpada no seu som. Mas quando você planeja sabe o que precisa passo a passo, talvez a igreja não tenha o dinheiro todo naquele momento, mas aos poucos você conseguirá. Eu sei que muitas de nossas igrejas são falhas neste quesito a última coisa que pensão é no som da igreja... Nos EUA as igrejas antes de começarem a tirar a oferta para comprar o terreno, eles já tem o planejamento de quanto custará a igreja e diante de dados de revistas americanas especializadas em sistema de som para igrejas o mínimo que uma igreja investe em som lá é de $100 dólares por acento na igreja então faça o cálculo se sua igreja tem 200 lugares, seriam dólares, fazendo um cálculo rápido nesta igreja acredito que já investimos perto de 80 reais por acento. Irmãos meu conselho não compre tudo o que você acha que deve comprar, pesquise primeiro, peça orientações, busque na internet. O reconhecimento desta Obra não é aqui na terra, mas sim na glória. Não adianta que aqui você não será lembrado, você só é lembrado quando alguma coisa da errada, por exemplo microfonia, Play-back que não funciona; tudo é culpa sua. O Pastor falou alguma coisa até elogiando o som, mas alguns vieram dizer que ele estava bravo comigo. Nestas horas você é lembrado com certeza, todo mundo olha pra ti. Com isso quero dizer que vocês são uma benção na Casa do Senhor, por mais que os homens não se lembrem mas não se esquece dos filhos seus.

4 Definição de Som Forma de Energia que se propaga como onda longitudinal num meio material e que tem a propriedade de sensibilizar nossos ouvidos. Propaga-se como ondas. Produzido por vibrações. Se propaga em um meio. A Física nos define assim: Forma de Energia mecânica que se propaga como onda longitudinal num meio material e que tem a propriedade de sensibilizar nossos ouvidos. Traduzindo para nós - São vibrações que podem ser sentidas por todo nosso corpo (sons graves) ou pelo nosso ouvido (sons agudos) No ferro, a velocidade é de metros/segundo. Na água, a velocidade é de metros/segundo. No ar, 344 metros por segundo, isto é o que nos interessa. Vamos agora para aula de física, quanto tempo o som leva para percorrer 344 metros? Mas nós não temos 344 metros de profundidade em uma igreja certo? Mas o nosso ouvido percebe isto. Então quando instalar uma caixa de som após o PA ou caixa principal é o que chamamos de delay. Por que pelo fio ele vai mais rápido, vai na velocidade da luz que é mais ou menos kilômetros por segundo

5 Onda Senoidal Onda Senoidal Hz Hertz número de ondas por segundo
Mostrar Espectro na mesa Falar sobre o espectro audível humano

6 Espectro Audível Humano
Infra-sons Ultra-sons Espectro Audível 20Hz até Hz Vamos falar mais sobre isto na parte de mesa de som e periféricos

7 http://www. independentrecording
Vimos as Ondas senoidais e suas divisões, agora vamos sobre:

8 Decibel – decibéis (dB)
Escala usada para medir ou aferir as pressões sonoras dentro de um ambiente ou fora dele. SPL – Sound Pressure Level, Nível de Pressão Sonora O Ouvido humano suporta até 120 decibéis. Decibel – Decibéis (dB) – é uma escala usada para medir a pressão sonora do ambiente que se chama SPL que em inglês quer dizer Sound Pressure Level, ou seja, nível de pressão sonora. Isto é muito importante pois é utilizado pelos técnicos e Fiscais dos órgãos competentes quando são chamados pelo disque denúncia entre outros. Doutor Givanildo Trento irá esclarecer sobre isto. Haja Visto os muitos casos que temos em Florianópolis.

9 Decibelímetro Instrumento que faz a medição dos decibéis.

10 Sistema de Som ou PA Captação (Microfones e instrumentos)
Processamento ( Mesa, Periféricos e Amplificação) Projeção (Caixas de Som, Monitores) Interligação – Cabos (Fios e conectores) Operação (Técnico de Som) Acústica (Local do Evento) PA vem do inglês Performance Áudio, então quando dizemos sistema de PA, quer dizer que é um sistema de som não importando onde ele está insaltado se dentro da igreja, na rua, em ginásio, estádios de futebol, etc.

11 Interligação – Cabos (Fios e Conectores)
Responsáveis por levarem os sinais de um aparelho a outro; Podem ser benção ou maldição. Como tem aquele ditado que a ordem dos tratores não altera os viadutos. Agora vamos falar sobre Interligação por este processo estar presente em todos os elos de um PA. E talvez uma fonte séria de problemas. Interligação – Cabos - Fios e conectores Fuja de emendas, Aquele Pastor, irmão preciso que você de uma olhada no meu som. Quando fui numa igreja dar uma olhada como estava o som, além de estarem usando cabos inadequados tinham emendas mal feitas.

12 Cabos

13 Cabo de Insert - Cabo coaxial na ligação de caixas de som acima de 3 metros pode apresentar ruídos. - Somente Deus é eterno, logo os cabos também não, mas sendo bem cuidados duram por mais de 10 anos. Uso de canaletas, e condutos - Tenha sobra. - Como enrolar fios. - Sapatos salto alto, ponta de cadeiras. Cabo se desconecta pelo plugue e não pelo fio. se fosse sargento não incomodava, mas é cabo.

14 Caixa de Ferramentas Mínima
Alicate de Corte Fita Isolante Ferro de Solda Estanho Chave de Fenda Chave Philips Pincel Caneta Papel Fita Adesiva

15 Captação Microfones – é o aparelho que capta o ruído através de sua cápsula transforma em energia elétrica, e envia através dos cabos, para ser processado e amplificado pelos aparelhos, e ser projetado. O espectro audível (ouvido)humano capta sons desde 20Hz (mais graves) até hz ou 20KHz (Mais Agudo) Quando comprar microfones procure as freqüências de resposta de um microfone em seu manual. Temos microfones para todo tipo de uso requerido, tem microfones com pouca sensibilidade. Tem que encostar para sair som, por outro lado muito sensível pode ter sons indesejados.

16 Microfones – Diagrama Polar
O Padrão polar influencia diretamente no resultado de seu som. Nota-se em azul que onde o microfone é colocado quais os ângulos que ele capta sinal. Cardióide – é o mais usado nas igrejas, por ser fácil de manuseio e instalação. Supercardióide e hipercardióide – microfones direcionais, bons para captar instrumentos dentro de uma orquestra por exemplo, cuidado na hora de instalação, para captar o q vc realmente deseja. Omnidirectional ou Multidirecional – muito bom para corais, porque capta todos como uma voz só, mas não se pode dar um retorno com pressão pois fatalmente você terá microfonia, e muito menos na frente do PA.

17 Microfones – Diagrama Polar
O Lugar que você poderá colocar um retorno e que não terá microfonia ou feedback será aonde não tem captação de som.

18 Microfones - Cápsulas Dinâmica – Cápsulas Grandes (sorvetes), com eficiência de captação até 15 cm centímetros da fonte, agüentam altos níveis de pressão. Dinâmica – o som entra pelo diafragma, passa pela bobina de voz e chega no imã onde é transformado em energia. Este tipo de microfones são mais duráveis, agüentam altas pressões de som, e dificilmente mudam com a temperatura, ou umidade.

19 Microfones – Cápsulas Condensadora – Podem ser pequenas, precisam de pilhas ou Phanton Power da mesa. Alta sensibilidade Condensador - ou de eletreto, são os microfones que precisam de energia para funcionar, usam pilhas ou phantom power. Podem ser de tamanhos minúsculos. O som entra pelo diafragma que atrás existe uma placa que vibra com isso formando a energia. Estes microfones são mais sensíveis ao ambiente requerendo maiores cuidados, portanto captam melhor, e mais sensíveis aos sons agudos.

20 Microfones Coral Condensador, Omnidirectional

21 Microfones sem Fio Prefira duas antenas;
Devem ser segurados pelo meio; Localização do receptor; Número de Microfones; Tipos de Bateria; Squelch.

22 Microfonia – Inimiga de Todos
Descubra onde está o problema: Tipo de Microfone. Posição do microfone em relação a fonte sonora Posição do microfone em relação a caixa de som. Equalização. Descubra onde está o problema:

23 Mesa de Som Ajustar o nível do sinal que chega a mesa;
Ajustar a equalização (graves médios e agudos) deste sinal; Acertar a intensidade por canal; Possibilita o agrupamento de sinais; Enviar o sinal já trabalhado para o próximo componente do sistema de PA. Centro de comando, do seu sistema de PA, quanto melhor for a sua mesa maior possibilidade de tirar sons excelentes. É onde todos os sinais sonoros chegam e vc transforma todos estes sinais em um único som. Como na ponte de florianópolis chega estradas vindo de todo o estado mas tem de passar por ali para ser distribuido.

24 Mesa de Som MIC IN – Microfone, XLR ou P10
LINE IN – Outros diversos, P10 INSERT – Entrada/Saída, P10 PEAK ou CLIP ou OL, Lâmpada. GAIN ou TRIM, Vou me deter mais nas mesas analógicas pois acredito ser ainda as que mais utilizamos, Regra geral é microfone ligue no MIC IN, senão LINE IN, não é porque tem duas entradas q vc pode usar os dois ao mesmo tempo; Só ira funcionar um, prioridade é o Line in. Ligações Erradas podem queimar Canal. Fácil de perceber se ligou e o sinal esta muito forte, com o uso do Direct Box isto não terá problema e vc poderá regular a intensidade antes de chegar a mesa. Insert – Usado para conectar um outro periférico ao canal, por exemplo, compressor, equalizador. Peak – Lâmpada que nos diz muita coisa. Gain – Volume do pré da mesa antes de ser equalizado pela mesa. O Gain determina o som de todos os demais. Quando a luz de PEAK, esta acesa regula-se pelo GAIN.

25 Mesa de som PHANTOM POWER – Chave usada para microfones CONDENSADORES, envia 48v através do cabo até o microfone para funcionar. Somente usar com cabos Totalmente Balanceados.

26 Mesa de som LOW CUT ou HIGH PASS FILTER - Aciona um filtro cortando todo som que venha abaixo do que está indicado. 100Hz/80Hz/75Hz/120Hz Muito usado em voz humana, por que o ser humano não produz som abaixo de 100Hz. Somente os famosos PUF´s

27 Mesa de Som Equalização: Agudo, Médio e Grave
Posição Central ou Meio Dia é FLAT Comece sempre em FLAT. Varredura de Médios: Permite a escolha de onde o controle do médio vai atuar. Na maioria das mesas encontramos três controles de equalização. Flat, que não está reforçando nem atenuando. As vezes é melhor atenuar do que reforçar ou aumentar. Rode os knobs devagar. (mexi muito rápido) A voz tem que estar na frente dos instrumentos. O que estiver errado você tem de abaixar o som se possível cortar.

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29 LOW-PASS FILTER (LPF) HI-PASS FILTER (HPF)

30 Mesa de som AUX ou Auxiliar
Permite instalar e regular o volume dos monitores individualmente; Podem ser PRE-FADER, ou PÓS-FADER. Pre-fader: é o mais usado Pós-fader: geralmente usado em efeitos.

31 Mesa de Som EFF ou efeito
Permite ligar um efeito a mesa e ser regulado por este botão ou knob. Em alguns casos pode ser usado como monitor. Usa-se cabo de insert

32 Mesa de som PAN – Pode ser o Balance, mas pode ser usado para dividir sinais. PFL/SOLO – Permiti ouvir o Sinal antes do FADER. MUTE/MIX/ON – Corta o som do Canal. FADER – Ajuste de Volume.

33 DICA Regulagem de Ganho – Coloque o FADER do canal a 60% inclusive o MASTER, e comece a aumentar o GAIN com o músico cantando pra valer até que a luz de pico acende, após isso volte um pouco, para que não de CLIP.

34 Mesa de som Master Left e Right – Volume Geral
Saída RCA/Rec Out – Permite ser usada para gravações ou transmissões simultâneas. SEND e RETURN – Send quer dizer enviar e Return quer dizer Retorno. A voz tem que estar na frente dos instrumentos. O que estiver errado você tem de abaixar o som se possível cortar. Este retorno não é os nossos monitores. Eu posso enviar um sinal através do Send ele será trabalhado no periférico e retornorá por aquele cabo.

35 DICA O Operador de Som deve ter o controle de todo o som da Igreja, por isso cuidado com os Cubos e outros sistemas de som instalados na Igreja.

36 Mesa de som SUB-GRUPOS ou SUB-MASTERS – Permiti o agrupamento dos canais da mesa, e controle de diversos canais ao mesmo tempo.

37 EQUALIZADOR GRÁFICO – Permite o ajuste das freqüências conforme o espectro de Frequências.
BYPASS – Quer dizer “passar direto”

38 DICA Use após o Geral da mesa, para corrigir as falhas das Caixas de Som e da Acústica do Local. Pode ser insertado nos canais para regulagem de instrumentos e microfones delicados.

39 Equalização - Instrumentos
31 a 63Hz – Sons Muito Graves – Fundamentais do bumbo da Bateria, tuba e contrabaixo. Excesso = música confusa (falta clareza e definição) 80 a 125Hz – Sons Graves – Fundamentais de tambores e alguns tipos de percussão. Excesso = BUM

40 Equalização - Instrumentos
160 a 250Hz – Sons Médios Graves – Fundamentais do Surdo e tons da Bateria. Excesso = Bum 315 a 500Hz –Sons Médios-Fundamental do Instrumento de Corda. 630 a 1Khz – Sons Médios – Fundamental Teclado e Cordas. Excesso=dentro corneta

41 Equalização Instrumentos
1.25KHz a 4KHz – Sons Médios Agudos-Principal dos Metais, cordas, teclado, percussão. Excesso em 1K e 2KHz = som de lata. Excesso em 1K e 4KHz = Fadiga Auditiva

42 Equalização Instrumentos
5K a 8KHz – Sons Agudos - Acentuação de cordas e Metais. Redução de 5KHz = distante e transparente. 1.25K a 8KHz = clareza e definição. 10K a 16KHz – Sons Agudos – Metais e Brilho dos instrumentos. Excesso = sibilância “SSSS”

43 Equalização Voz 80 a 125Hz – Grave – Sensação de poder na voz masculina baixo. 160 a 250Hz – Médio Grave – Fundamental da Voz. 315 a 500Hz – Médio – Qualidade da Voz. 630 a 1KHz – Médio – Naturalidade da Voz. Excesso = voz de telefone

44 Equalização Voz 1.25KHz a 4KHz – Médio Agudo – Definição das letras f,v,s,z e acentuação de vozes. Inteligibilidade da fala. Excesso=Fadiga Auditiva. Excesso entre 2 a 4KHz letras m, b e v são indistiguíveis.

45 Equalização Voz 5K a 8KHz – Agudos – Acentuação da Voz clareza e definição. 10K a 16KHz – Agudíssimos – Excesso = sibilância.

46 Hertz Região Palavra Chave Excesso Falta 20 – 40 SubGraves Fundação Flácido Raramente percebido 40 – 80 Graves Profundos Profundidade Sobrando/Frouxo Leve/Duro 80 – 160 Graves Base Gordo/Pesado/”U” Magro/Frio 160 – 320 Graves/Médias Baixas Densidade Cavernoso/”Ô” Apertado 320 – 640 Médias Baixas Corpo Oco/Fanho/”Ô Preso 640 – 1.2K Força Buzina/Telefone/ “Ó” Distante/Oco 1.2K – 2.5K Médias Altas Projeção Lata/Metálico/”É” Estrangulado 2.5K – 5K Médias Altas/Agudos Presença Estridente/Agressivo/ “Í” Velado 5K – 10K Agudos Brilho Sibilante/Magro/”S” Abafado/Fosco 10K – 20K Super Agudos Ar Zunido/Soprado Pouco Percebido

47 Compressores/Limitadores/Gates
Compressor - Regula picos de volume a um nível médio. Limitador – Limita volume a quantidade desejada. Gate – Significa Portão – determina que libere o som a partir do nível ajustado pelo operador. Falar sobre a criança na cama elástica

48 Compressores/Limitadores/Gates
Threshold – nível limite – estabelece o ponto de partida de atuação da comprenssão. Níveis abaixo deste limite não mudará Ratio – Taxa de compreensão – O quanto o sinal da compressão subirá. Por exemplo, 4:1 significa que o comprenssor liberará 1 Dbu para cada 4 Dbu que subir. Attack Release Output VU´s meters

49 Compressores/Limitadores/Gates
Attack – determina a velocidade que o compressor vai atuar após o nível passar do limite definido. Release – Tempo que o compressor deixará de atuar após o nível voltar abaixo do limite. Attack – Bom para os tons da bateria. Release – Ferramenta que necessita uma boa Prática. Se tiver automático use-a Output VU´s meters

50 Compressores/Limitadores/Gates
Output – Nível de Saída – Forma de compensar o volume do sinal após a compressão. Knee – Attack – Bom para os tons da bateria. Release – Ferramenta que necessita uma boa Prática. Se tiver automático use-a Output VU´s meters

51 Delay  Delay: o efeito delay (ou echo) reproduz repetições do som, como quando gritamos em um penhasco e escutamos o eco de volta. Quanto mais tempo demorar essa volta, maior é o espaço percorrido pelo som, com um bom corte de agudos acima de 4Khz (eventualmente um corte de graves abaixo de 200Hz), consegue simular essa sensação de distância e espaço, contribuindo com o reverb utilizado. O mesmo efeito pode-se conseguir com outros tipos de delay. O céu é o limite aqui!

52 Reverb Reverb: o efeito reverb nada mais é que um super delay (ecos) repetidos tão rapidamente que se tem aquela sensação de som de banheiro (pelas reflexões nas suas paredes lisas). Quanto mais lento ocorrem essas reflexões mais um reverb vai se transformando em delay. 

53 Reverb´s HALL - Este é o tipo mais comum de reverb. Como o nome sugere, reverbs  do tipo hall  geralmente são projetados para simular o tipo de efeito de reverberação produzida por grandes salões. ROOM - O room é semelhante ao hall que  normalmente é projetado para  simular o som natural de um espaço acústico. Ao contrário de uma grande sala, quartos (room) são pequenos espaços, o que normalmente significa que eles tem um decay bem mais curto e menos difuso.

54 Reverb´s PLATE - Reverb Plate simula um método antigo para a geração de reverb, que consiste na  injeção de som em uma grande folha  de metal suspensa  e deixá-la ecoar. Reverb Plate tem uma forma semelhante ao Hall, exceto o som geralmente é mais denso e mais plano (bidimensional).

55 Processadores Digitais
Periférico que engloba CROSSOVER, EQUALIZADOR GRÁFICO, COMPRESSOR, GATE, em um só aparelho.

56 Amplificadores Fonte de energia que irá transformar e multiplicar o sinal processado e enviar até o alto falante ou driver de sua caixa de som.

57 Divide a Impedância

58 Multiplica a Impedância

59 Amplificadores Cuidados: Ver qual a potência em RMS, qual o mínimo de carga que o amplificador suporta para poder realizar ligações em série e paralelo. Pode-se associar ligações em paralelo e série em um mesmo canal.

60 Caixas de Som Trapezoidal Monitor Line Array Cubos

61 Caixas de Som Posicionamento certo é fundamental. Ângulo de cobertura.
Zona Surda Anexos tem que ter caixas de som Lembra do Home Theater Posicionamento do Técnico de Som

62 Caixas de Som Posicionamento certo é fundamental. Ângulo de cobertura.
Zona Surda Anexos tem que ter caixas de som Lembra do Home Theater Posicionamento do Técnico de Som

63 Reverberação Procure colocar materiais porosos, como: Cadeiras estofadas, carpetes, cortinas, panos, espumas, Tetos Altos, Janelas. Não use superfícies lisas, pisos, granitos, vidros, ferro, teto baixo, etc. Casa vazia, Abre janela, coloca móveis Prefira, carpete, cadeiras estofadas, cortinas, ou até mesmo parede de aglomerado

64 Quanto mais reverberação, menor deve ser o volume de som.
Freqüências graves são difíceis de ser absorvida, corte tudo abaixo de 100Hz, desde que não afete muito a qualidade. Quanto mais reverberação, menor deve ser o volume de som. Menos som, menos reverberação. Posicionamento de caixa pode resolver problemas de reverberação, a caixa não pode estar direcionada para superfícies lisas. Igreja cheia, pode se aumentar o volume do som, pois diminuirá a reverberação. Lembra do Home Theater Posicionamento do Técnico de Som

65 Sites Úteis www.somaovivo.mus.br www.audiolist.org
(inglês) (inglês) (inglês)

66 Heliezer Cataneo de Bem
Técnico de Som - ADFloripa (48)


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