A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Energia no Brasil

2 Energia no Brasil Objetivos
Possibilitar que o aluno compreenda como se estabeleceu o processo de exploração energética no Brasil. Propiciar meios para que o aluno identifique as vantagens e desvantagens do uso de duas importantes fontes da matriz energética brasileira: a hidreletricidade e o petróleo.

3 Energia no Brasil O Brasil possui farta diversidade de fontes de energia disponíveis para exploração, visando atender a uma demanda crescente e conciliar com os desafios ambientais da atualidade. Observe o gráfico ao lado.

4 Energia no Brasil Histórico:
Até meados do século XX, o Brasil podia ser considerado um país agrário e exportador. Desse modo, era pequena a demanda por energia. Na segunda metade do século XX, quando teve início no Brasil o crescimento da industrialização, desencadeando processos de urbanização e aumento populacional no país, aumentou muito a demanda por energia.

5 Energia no Brasil Histórico:
Nesse contexto, iniciou-se uma série de investimentos para suprir a demanda por energia, primeiro na exploração de petróleo. Por exemplo, a criação da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), em 1953, e de algumas refinarias no país. Na década de 1970, a alta internacional do preço do petróleo fez o Brasil investir mais na produção interna, desenvolvendo a utilização de recursos renováveis, como a cana-de-açúcar na produção do etanol.

6 Energia no Brasil Os investimentos feitos no setor energético permitiram a descoberta e o desenvolvimento de tecnologias para exploração da plataforma continental, tornando o Brasil autossuficiente no setor de petróleo e exportador. Observe as imagens a seguir.

7 Energia no Brasil

8 Energia no Brasil Em 2007, foi anunciada uma descoberta significativa: exploração da camada pré-sal. Observe ao lado.

9 Energia no Brasil Outros recursos energéticos utilizados no Brasil:
carvão mineral e gás natural; energia eólica; energia hidroelétrica; energia nuclear.

10 Energia no Brasil Carvão mineral e gás natural

11 Energia no Brasil Energia eólica Parque eólico Rio do Fogo (RN), 2010.

12 Energia no Brasil Energia nuclear

13 Energia no Brasil Energia hidroelétrica

14 Energia no Brasil Atividade
A cada ano, o consumo interno de gasolina e etanol depende de variados fatores, como a oscilação do preço do petróleo no mercado internacional; a oscilação do preço do açúcar, que faz os produtores optarem pelo açúcar ou etanol, e as condições naturais que interferem na agricultura da cana-de-açúcar. Dependendo dessas combinações, o consumidor pode ter o etanol ou a gasolina como combustível com preço atraente. Pesquise: Como estão os preços da gasolina e do etanol este ano? Qual opção compensa mais e por quê? Elabore um cartaz com imagens que justifiquem a escolha.


Carregar ppt "Energia no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google