A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES!. A EVOLUÇÃO DA MAQUINA !

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES!. A EVOLUÇÃO DA MAQUINA !"— Transcrição da apresentação:

1 A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES!

2 A EVOLUÇÃO DA MAQUINA !

3 GERAÇÕES 1 1) válvula 2)Transistores 3)Chips 4)Miniaturização dos transistores.

4 válvulas As gigantes válvulas da primeira geração Imagine como seria sua vida se você precisasse de uma enorme sala para conseguir armazenar um computador. Logicamente isso seria impossível, pois os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos. Por que problemas específicos? Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador. Quer mudar o problema calculado? Reprograme o ENIAC.

5 2ª e 3ª Gerações Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina. Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina. Sim, 19 mil válvulas representavam mais do que o total de componentes utilizados por um computador ENIAC. Como você pode perceber, esses computadores não saíam baratos para os proprietários.

6 Transistores e a redução dos computadores As gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos. Foi então que os transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painéis das máquinas de computar. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como “Silício”. Exatamente, os materiais utilizados até hoje em placas e outros componentes, extraídos da areia abundante.

7 3ª geraçao Em 1969 começa o trabalho na ARPAnet que viria ser o embrião da Internet Em 1971 é criada a Intel Cor

8 4ª Geração e Presente Em 1971,depois dos circuitos integrados so restava diminuir a dimensão do computador. A partir dos anos 80,já se conseguem centenas de milhões de componentes em um chip e agora já se fala em milhões de componentes.

9 4ª Geração e Presente A utilização dos computadores pessoais tem um crescimento notável,não mais parando até os dias de hoje. Vejamos Em 1981, fala-se em 2 milhões de Pc´s em uso Em 1982, 5,5 milhões Em 1992, 65 milhões.

10 4ª e 5ª Geração Os computadores começam a ser ligados entre si formando redes,desenvolve-se protocolos de comunicação entre os Pc´s,e com este acontecimento, os softwares sofrem um aumento fantástico.

11 Presente e Futuro Certamente muito em breve o computador terá o seu nome substituído,pois a cada dia ele passa a exercer outras funções,que no passado eram desenvolvidas por outros aparelhos tipo;fax,video,TVs e etc., na atualidade ele alem de todas estas funções alheias é também um consolo de comunicação,trabalho e lazer.

12 Na atualidade!

13


Carregar ppt "A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES!. A EVOLUÇÃO DA MAQUINA !"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google