A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática; Tecnologias de informação; Tecnologias de informação e comunicação; Informação; Computador; Burótica; Telecomunicação; Telemática; Controlo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática; Tecnologias de informação; Tecnologias de informação e comunicação; Informação; Computador; Burótica; Telecomunicação; Telemática; Controlo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Informática; Tecnologias de informação; Tecnologias de informação e comunicação; Informação; Computador; Burótica; Telecomunicação; Telemática; Controlo e automação; CPU; Motherboard; Informação Digital; Bit; Byte; Internet; Web; ; Vídeoconferência; Dispositivos de entrada de dados; Dispositivos de saída de dados; Memoria ROM / RAM / CACHE; Placas de expansão; Barramento; Unidade de controlo; Unidade logico-aritmetica; Moden Placa de rede Drive Placa grafica Placa de som

3 É o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

4 Pode ser definida como um conjunto de todas as actividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas, estão ligadas às mais diversas áreas que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

5 As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

6 Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Informação em modo ECB codificada em imagem.

7 Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

8 É o conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras. O objectivo da burótica é fornecer elementos que simplifiquem, melhorem e automatizem a organização das actividades de uma empresa ou grupo de pessoas (gestão de dados administrativos, sincronização de reuniões, etc).

9 É a designação dada à transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo electromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

10 Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.

11 é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos actuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados e outros métodos que utilizem os recursos da electrónica, da mecânica e da informática.

12 A C entral P rocessing U nit (Unidade central de processamento, em português) ou o processador é a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador.

13 É a Placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A placa - mãe contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O, podem ser instaladas na placa - mãe através dos conectores do barramento.

14 tudo aquilo que é passível de ser armazenado ou transferido eletrônicamente. A rigor, seu objetivo deve estar centrado na aquisição e divulgação de conhecimento, proporcionando desenvolvimento intelectual ao ser humano, mas, com a proliferação exponencial dos instrumentos e veículos de informação digital, seu fulcro foi amplamente alargado.

15 Bit (simplificação para dígito binário, " BInary digiT " em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores.

16 Um byte, frequentemente confundido com bit, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.

17 É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

18 A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial" ; também conhecida como Web e WWW ) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

19 Um correio eletrônico ou é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

20 É uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.

21 São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, mouse, caneta ótica, scanner.

22 São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador

23 A memória somente de leitura (acrónimo ROM (em inglês)) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

24 São dispositivas que se utilizam para estender as funcionalidades e o desempenho do computador. Existe uma grande diversidade de placas de expansão, como, por exemplo, placas de rede, de vídeo, de som e de modem.

25 Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

26 Unidade de Controlo (UC), responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correcto funcionamento interno do CPU.

27 A Unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade do processador que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes.

28 É um dispositivo electrónico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que de modula o sinal analógico e o reconverte computador.

29 Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.

30 É na informática - um neologismo importado do inglês que refere-se a uma unidade de armazenamento ou de leitura de dados, pertencente ao hardware de um computador.

31 A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores.

32 Placa de som: Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.


Carregar ppt "Informática; Tecnologias de informação; Tecnologias de informação e comunicação; Informação; Computador; Burótica; Telecomunicação; Telemática; Controlo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google