A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho elaborado por: Sara Fontes Crespo 8º C nº17.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho elaborado por: Sara Fontes Crespo 8º C nº17."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho elaborado por: Sara Fontes Crespo 8º C nº17

2 ☻Introdução ☻ O que é a Internet? ☻ História da Internet ☻ Ética da Internet ☻ Crime na Internet ☻ Para que serve a Internet? ☻ Vantagens da Internet ☻ Desvantagens da Internet ☻ Conclusão

3 Neste trabalho vou falar sobre a Internet, os crimes da Internet, ética da Internet, o que é a Internet, as desvantagens da Internet e as vantagens.

4 A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infra- estrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

5 O lançamento soviético do Sputnik causou como consequência a criação americana da Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), conhecida como ARPA, em fevereiro de 1955, com o objetivo de obter novamente a liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a guerra fria. A ARPA criou o Information Processing Techniques Office (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações - IPTO) para promover a pesquisa do programa Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano pela primeira vez. Joseph Carl Robnett Licklider foi escolhido para liderar o IPTO.

6 O acesso a um grande número de informações disponível às pessoas, com ideias e culturas diferentes, pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas. A criação dessa rede beneficia em muito a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, mudando assim a forma de pensar das pessoas. Isso pode acarretar tanto uma melhora quanto um declínio dos conceitos da sociedade, tudo dependendo das informações existentes na Internet.

7 Muitos crimes na internet estão associados ao abuso sexual infantil, envolvendo a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas de menores. Também tem sido constantes os problemas sobre difamação em sites de relacionamento bem como a apologia de atos ilícitos, além também a divulgação dos mais diversos tipos de preconceitos. Outra questão importante refere-se aos crimes bancários e financeiros praticados na Internet. Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de s com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (phishing). Da mesma forma, s referentes a listas negras ou falsos prêmios também são práticas comuns, bem como o envio de arquivos anexados. Especialistas indicam que é melhor não abrir arquivos com extensões consideradas perigosas, como ".exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus de computadores, os quais causam estragos ou roubam, via spywares, informações sobre os usuários.

8 A Internet tem imensas funções e serve sobretudo para melhorar a cultura e os conhecimentos do ser humano. Serve também para ver as principais notícias do Mundo, para comunicar com diversas pessoas “espalhadas pelo mundo fora”, para trabalhar (no caso das pessoas mais “adultas”) e para fazer os trabalhos pedidos pelos ‘stores’ (no nosso caso). É sobretudo uma fonte de comunicação. Há vários “utensílios” na Internet. Os browsers e os antivírus, na nossa opinião são os principais. Os browsers servem para se puder navegar na Internet, como os browsers. Há diversos browsers como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Netscape, entre outros. E os antivírus que são softwares e servem, praticamente, para proteger os computadores de vírus “malignos” que nos podem provocar vários “danos” no computador.

9 Ao nível geral a Internet pode ter bastantes vantagens a partilha de informação; a globalização; a rapidez de acesso à informação disponível na rede; a liberdade de expressão; a “comodidade do lar”, ou seja, não precisamos de sair do local onde estamos para aceder à informação; a comunicação que é feita através da rede, como por exemplo, em chats, no Messenger, e não só; a disponibilidade de ferramentas para criar e para interagir; o facto de ter criado postos de emprego, entre outras. Ao nível educativo, o uso da rede veio ampliar o campo de acção e comunicação entre o aluno e o professor, promovendo o intercâmbio educacional e cultural, promovendo a quebra de isolamento e a autonomia por parte dos alunos na sala de aula. O uso das tecnologias tornou o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, com a criação de projectos educativos associados as TIC.

10 Como desvantagens pode-se focar a qualidade da informação que nem sempre é a melhor e nem sempre é verdadeira, ou seja, fidedigna; a privacidade; os crimes cibernéticos; o plágio, entre outros. Pode-se afirmar mesmo, que a má utilidade da Internet pode conduzir à transformação de todas as vantagens em desvantagens, pondo a situação num patamar problemático, ou seja, tudo o que é bom também pode ser mau, só depende do uso que lhe damos.

11 Com este trabalho aprendi muitas coisas sobre a Internet como por exemplo as desvantagens, as vantagens, crimes da Internet, a Ética da Internet e a história.

12


Carregar ppt "Trabalho elaborado por: Sara Fontes Crespo 8º C nº17."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google