A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática --- CLC Bruno Martins e André Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática --- CLC Bruno Martins e André Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Informática --- CLC Bruno Martins e André Pereira

2 Perspectiva Histórica Pode-se estabelecer uma ligação entre a internet e o Departamento de Defesa americano, num contexto de plena guerra fria. O governo americano, preocupado com a segurança nacional, decidiu investir numa rede de auto estradas que permitissem a ligação entre as principais cidades americanas. O objectivo seria fazer chegar os militares, numa mais curta distância espaço/ tempo, a qualquer cidade ameaçada pelo inimigo. Tal facto veio a desencadear a necessidade de auto estradas de informação, assente numa rede de computadores. E foi assim que, nos finais dos anos 60, mais propriamente em 1969 o Departamento de Defesa Americano, constitui a ARPA ( Advance Research Projects Ageny ), evoluindo para a ARPAnet, consistindo numa rede de 4 computadores entre outras tantas universidades – SRI, UCLA, UCSB e Utah.. Tal rede tinha a particularidade de se manter caso algum computador fosse desligado. Lançou-se uma semente que não parou de crescer!.. Nos anos 70, A ARPA desenvolveu uma série de protocolos, que contribuíram para uma maior eficiência e eficácia a nível desta comunicação. Em 1982 a ARPAnet juntou-se à MILEnet (rede militar), à NFSnet ( rede científica da National Science Foundation), e a redes baseadas em BBS ( como a BITNET – Because Its Time Network) de modo a trocar informação. Esta interligação constituía uma rede de redes – a INTERNET. A tecnologia numa evolução sem barreiras, veio a permitir uma interligação de computadores, a qual impôs por sua vez a necessidade de um novo protocolo de

3 comunicação – o TCP/IP, que ainda hoje se mantém. Em consequência deste protocolo a informação é dividida em pequenos "packets"( não mais de 1500 caracteres) e envia-os para a rede. Cada packet pode seguir um caminho diferente até chegar ao endereço para o qual se destina. É esta tecnologia que possibilita que uma determinada linha telefónica possa ser utilizada simultaneamente por vários utilizadores! É evidente que inicialmente os computadores ligados a estas redes eram grandes computadores, no entanto, a evolução da rede foi acompanhada da evolução dos computadores. Assim, primeiramente assistimos a uma comunidade académica e científica que a utiliza no âmbito de uma partilha de conhecimentos de investigação, e depois pelo público em geral, graças ao computador pessoal! Em 1991 Al Gore no seu discurso sobre as auto estradas da informação, utilizou termos nomeadamente: Information Super Highway e Internet que de imediato se vulgarizaram, passando a fazer parte do vocabulário de qualquer um. No início dos anos 90 contabilizavam-se cerca de 20 milhões de pessoas " ligadas " à internet, num crescimento à razão de novos utilizadores mês! Actualmente, a internet é a rede das redes, em que dezenas de milhares de computadores comunicam uns com os outros através de uma linguagem comum. E para os utilizadores da internet conhecem sobejamente as suas vantagens nomeadamente, a comunicação, a partilha de dados e ainda a partilha de recursos! As diversas redes que compõem a internet são operadas por instituições diversas, desde universidades, organismos governamentais, instituições militares, organismos de pesquisa, empresas, etc...sendo virtualmente impossível conhecer cada um dos computadores que está ligado à rede internet assim como o seu número total de utilizadores!

4 Funcionalidade A Internet é um aglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet (IP) que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermédia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de Março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial[1] (em torno de 1,1 bilhão de pessoas). Fonte - Wikipédia

5 Vantagens e Desvantagens Vantagens Não precisamos de sair de casa para aceder à informação ou mesmo fazer compras. A comunicação é feita através da rede, como por exemplo, em chats, no Messenger e também podemos ter acesso a imprensa escrita, rádio e televisão que está disponibilizada online; recorrer ao turismo virtual gozando da disponibilidade de ferramentas para criar e para interagir. No âmbito profissional, facilidade de comunicação entre empresas e clientes, possibilidade de informação em tempo real, possibilidade de poder estar em casa e trabalhar para a empresa ( teletrabalho), possibilidade de poder estar a viajar para qualquer parte do mundo estando sempre a trabalhar, No âmbito institucional podemos ter acesso aos nossos registos nas Finanças, Segurança Social, procura de emprego.

6 Vantagens e Desvantagens Desvantagens Como desvantagens pode-se focar a qualidade da informação que nem sempre é a melhor e nem sempre é verdadeira, ou seja, fidedigna; a privacidade; os crimes cibernéticos; o plágio, entre outros. Pode-se afirmar mesmo, que a má utilidade da Internet pode conduzir à transformação de todas as vantagens em desvantagens, pondo a situação num patamar problemático, ou seja, tudo o que é bom também pode ser mau, só depende do uso que lhe damos. No âmbito profissional temos a espionagem industrial, destruição de servidores das empresas apagando todos os registos ou corrompendo as informações confidencias.


Carregar ppt "Informática --- CLC Bruno Martins e André Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google