A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento

2 Wellington Wagner F. Sarmento Resumo Canais de Comunicação; Modos de Operação; Transmissão de Dados; Tipos de Transmissão.

3 Wellington Wagner F. Sarmento Definições Básicas O que é um Dado? Entidade que carrega um significado. Forma algo. O que é um Sinal? Codificação de um Dado. Pode ser elétrico ou eletromagnético. 0 -A A

4 Wellington Wagner F. Sarmento Definições Básicas O que é uma Transmissão? Propagação e Processamento de um Sinal. O que é um Ruído? Perturbação ou alteração no sinal.

5 Wellington Wagner F. Sarmento Definições Básicas Ruído Sinal Ruído Sinal com Ruído

6 Wellington Wagner F. Sarmento Definições Básicas Sinais Analógicos X Sinais Digitais 0 -A A Analógico Digital

7 Wellington Wagner F. Sarmento Definições Básicas Sinais Analógicos Vantagem: resistência a atenuação; Desvantagem: susceptível a ruído; Sinais Digitais Vantagem: resistência a ruído; Desvantagem: susceptível a atenuação.

8 Wellington Wagner F. Sarmento Canal de Comunicação e Modos de Operação Canal de Comunicação: Caminho por onde os dados trafegam; Liga entidades comunicantes.

9 Wellington Wagner F. Sarmento Canal de Comunicação e Modos de Operação Modos de Operação de um Canal de comunicação: Simplex: Half-duplex: Duplex ou Full-duplex:

10 Wellington Wagner F. Sarmento Canal de Comunicação e Modos de Operação Cite um exemplo de um canal Simplex. Transmissão de TV. Cite um exemplo de um canal Half-duplex. Comunicação entre rádio-amadores. Cite um exemplo de um canal Duplex. Comunicação Telefônica.

11 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Capacidade de Transmissão de um Canal de Comunicação: Definida como a taxa com a qual dados podem trafegar em um canal de comunicação, sob certas condições.

12 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Unidades de Medidas de Capacidade de um canal: Bit por segundo, ou quantos bits podem trafegar em um canal em um segundo; Bauds: número de mudanças de um sinal por segundo.

13 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos O número de bits por segundo enviados pode ser maior que a Taxa de Bauds

14 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Capacidade de Transmissão de um Canal de Comunicação está relacionado a: Largura de Banda (Hz): taxa máxima em que o hardware pode realizar mudanças de sinal. Faixa freqüência que permanece praticamente preservada pelo meio;

15 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Capacidade de Transmissão de um Canal de Comunicação está relacionado a: Ruído Médio: ruído de um canal de comunicação (S/N); Taxa de Erro: erros de recepção.

16 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Limite teórico na velocidade máxima em que os dados podem ser enviados (Teorema de Amostragem de Nyquist): D = 2Blog 2 (K) D -> Capacidade do Canal (bps) B -> Largura de Banda (Hz) K -> Número de valores de tensão

17 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Determinação da Capacidade de um Canal com Ruído (Shannon): C = B.log 2 (1 + S/N) C -> Capacidade do Canal (bps) B -> Largura de Banda (Hz) S/N -> Relação Sinal/Ruído

18 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Veja que: A relação S/N (ou SNR) é, normalmente, apresentada em dB (decibel), ou seja, 10log 10 S/N, onde: S á potência média do sinal; N a potência média do ruído. Assim, por exemplo, a relação S/N igual a 1000, equivale dizer que S/N= 30dB.

19 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Veja que: A relação S/N (ou SNR) na expressão dada por Shannon é mantida enquanto razão, não sendo utilizado em dB.

20 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Tipos de Ruído: Térmico: agitação dos elétrons; Intermodulação: quando diferentes sinais compartilham o mesmo meio; Crosstalk: interferência causada por contudores próximos que induzem sinais entre si; Impulsivo: ruído imprevisível que pode ser produzido por diferentes fontes.

21 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Atenuação: Queda na potência do sinal coma distância percorrida; O sinal pode ser regenerado a não ser que ultrapasse um valor máximo de atenuação.

22 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Um MODEM que transmite através de uma linha telefônica dados, pode alcançar que velocidade máxima de transmissão, sabendo-se que a relação Sinal/Ruído típica da linha é de aproximadamente 30 dB e que a largura de banda é de 3000Hz? C=3000 x log 2 (1+1000) = 3000 x 9,967 ~= bps

23 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Calcule a Largura de Banda segundo os dados abaixo:

24 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Tipos de Transmissão: Serial:

25 Wellington Wagner F. Sarmento Transmissão de Dados e seus tipos Tipos de Transmissão: Paralela:

26 Wellington Wagner F. Sarmento Indicações de Leitura SILVEIRA, J. L. Comunicação de Dados e Sistemas de Teleprocessamento. Capítulo 1, p. 6-14, Ed. Makron Books-McGraw-Hill, São Paulo, SOARES et al. Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às redes ATM. Capítulo 3 – Transmissão de Dados p , Ed. Campus, COMER, D. E. Redes de Computadores e Internet. Parte I - Transmissão de Dados, Capítulo 3 e 4, p , Segunda Edição, Ed. Bookman, 2001.


Carregar ppt "Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google