A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:

2 Direito Ambiental Introdução à prática do Direito Ambiental Magnum Eltz

3 Atual estado da arte Atualmente, estamos vivendo uma época de ouro para profissionais ligados ao meio ambiente, com temas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Reforma do Código Florestal em voga. Pela primeira vez, desde a ECO 92, é necessária uma verdadeira reinvenção do mercado de trabalho no Direito Ambiental para comportar as novas mudanças e preparar nossa economia para as situações decorrentes destes programas legislativos.

4 Contencioso No que tange ao campo contencioso, muito caro aos nossos colegas advogados, muitas ações decorrentes do câmbio de regimentos entre o antigo e o novo Código Florestal brotarão dentro do Agronegócio. Com institutos como a logística reversa e a responsabilidade compartilhada, também haverá campo de atuação junto à transição da população à realidade transformada pela PNRS.

5 Consultoria A partir do momento de insegurança vivido pelo Agronegócio através das mudanças legislativas correntes, o papel do Consultor Jurídico se faz primordial para manter a segurança no tráfego a partir da orientação de seus clientes. A partir desta situação, cabe a capacitação dos novos profissionais em conteúdo técnico-jurídico ligados às unidades de conservação afetadas pelo Código Florestal. Assim como às empresas que deverão implementar seus programas de logística reversa.

6 Educação Ambiental Com o advento da Política Nacional de Resíduos sólidos, ganha nova importância a atuação dos educadores, no sentido de conscientizar a população e o mercado de consumidores de seu papel. Não mais de hipossuficiente protegido, mas como corresponsável pelos danos gerados pela má alocação de resíduos trazido pelo novo paradigma vivido.

7 Pesquisa jurídica O papel do pesquisador, sempre foi e sempre será o de fazer a ponta nas transformações sociais através das inovações trazidas pela academia e pelo mercado. Em tempos de grandes transformações como o que estamos vivendo, cabe à academia trazer discussões teóricas e soluções práticas para problemas decorrentes dos novos diplomas legais.

8 Porquê devemos conhecer a prática profissional? Muito além da teoria aprendida em cursos, os problemas enfrentados pelos profissionais no dia a dia são essenciais para tomarmos em conta ao estabelecermos nossas estratégias de atuação. Uma vez que além dos custos transacionais presentes nos estudos teóricos por vezes temos outros envolvidos na prática de nossos projetos.

9 A proposta deste curso, não se restringe somente a trazer elementos atuais do direito ambiental e como os profissionais tem se comportado para enfrentar eles. Mas também dar um pouco de contato entre o estudante de Direito Ambiental e os problemas práticos enfrentados pelos profissionais atuantes. Para que se possa pensar contribuições às áreas existentes e se possam criar inovações que contribuam para a evolução do Direito Ambiental tal como posto.

10 Alguns fatos para reflexão O Brasil é um dos países que encontram-se com os maiores índices de desenvolvimento econômicos atualmente. Estamos atualmente enfrentando diversas modificações no ambiente brasileiro a fim de comportar a demanda trazida pela Copa de 2014 e Olimpíada de 2016.

11 Relações Internacionais Com os investimentos multinacionais presentes nos eventos de grande escala presentes no Brasil, é crescente a demanda por profissionais qualificados. A fim de suprir a demanda em Consultoria, Gestão de Conflitos e demais áreas ligadas à contratos internacionais e solução de controvérsias.

12 E o Ministério Público? O Ministério Público, como um dos principais agentes envolvidos com a proteção do Meio Ambiente e ator de frente nas negociações com empresas é uma peça-chave nas mudanças trazidas pela atualidade. Como o MP está se comportando e como o profissional do MP enfrenta os problemas do dia-a-dia será o tema desta noite com a palestrante Ana Marchesan.


Carregar ppt "Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google