A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Virgulino Ferreira da Silva.  Virgolino Ferreira era o terceiro dos muitos filhos de José Ferreira da Silva e de Maria Lopes, ao total são 9 filhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Virgulino Ferreira da Silva.  Virgolino Ferreira era o terceiro dos muitos filhos de José Ferreira da Silva e de Maria Lopes, ao total são 9 filhos."— Transcrição da apresentação:

1 Virgulino Ferreira da Silva

2

3  Virgolino Ferreira era o terceiro dos muitos filhos de José Ferreira da Silva e de Maria Lopes, ao total são 9 filhos. Nasceu em 1898, como consta em sua certidão de batismo, e não em 1897, como citado de várias obras.  Todos os filhos do casal nasceram no sítio Passagem das Pedras, às margens do Riacho São Domingos, no município de Vila Bela, atualmente Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.  A esperteza do menino o fez cair nas predileções de sua avó e madrinha que aos cinco anos o levou para a sua casa, a 150 metros da casa paterna.  À influência educativa dos pais, que nunca cessou, acrescentou-se a desta senhora - a "Mulher Rendeira" - a quem ele admirava.

4 A Casa do Lampião Do lado esquerdo as ruínas da casa de Lampião, do lado direito a replica da casa, que hoje se tornou o museu do cangaço.

5 A família Ferreira formou-se na seguinte sequência, por datas de nascimento: Antonio Ferreira dos Santos Livino Ferreira da Silva Virgolino Ferreira da Silva ???? - Virtuosa Ferreira João Ferreira dos Santos ???? - Angélica Ferreira Ezequiel Ferreira Maria Ferreira Anália Ferreira

6  Virgulino foi batizado aos três meses de nascido, na capela do povoado de São Francisco;  Freqüentou as aulas por apenas três meses, tempo suficiente para que aprendesse as primeiras letras;  Desde de menino já trabalha, dando comida aos animais, enchiqueirando bodes, entre outros serviços compatíveis com sua idade, contudo teve uma infância igual a de todos os garotos da época,  Depois de grande, passou a cultivar algodão, milho, cuidava da criação do gado, posteriormente tornou-se vaqueiro e feirante.  Seu alistamento eleitoral e de seus dois irmãos Antônio e Livino foi feito em 1915, apesar de não terem ainda os 21 anos exigidos por lei. Sabe-se que votaram três vezes: em 1915, 1916 e 1919.

7 Como Virgulino Virou Lampião Foi uma brincadeira de mau gosto da família Ferreira, que desencadeou uma afronta com o fazendeiro José Saturnino, proprietário das terras vizinhas dos Ferreira. Por se mais numerosos e ter o apoio do governo, eles acabam por expulsar os Ferreira. A partir de 1917, Virgulino e a sua família passam a conviver com intensos tiroteios e emboscadas. E foi durante uma dessas emboscadas que faleceu Dona Maria. E, no início de agosto de 1920, o patriarca da família, José Ferreira é fuzilado pelo sargento José Lucena, enquanto debulhava milho. Os Ferreira fazem um juramento: o seu luto, até a morte, iria ser o rifle, a cartucheira e os tiroteios. Para vingar a morte do pai, Lampião entra para o cangaço, ele e mais dois irmãos resolveram entrar para o bando do cangaceiro Sinhô Pereira

8 C Como Virgulino Virou Lampião Depois de participar do bando de Sinhô Pereira, Lampião estava apto a dirigir seu próprio grupo. Grande estrategista militar, Lampião sempre saía vencedor nas lutas com a polícia,pois atacava sempre de surpresa e fugia para esconderijos no meio da caatinga, onde acampavam por vários dias até o próximo ataque. Dizem que a lenda de seu apelido se deu quando ele iluminou um ambiente com tiros para que um companheiro achasse um cigarro perdido no escuro. Em 1927, o padre Cícero convocou o bando de Lampião para lutar contra o movimento comandado por Luís Carlos Prestes - a favor da democracia e contra o governo Vargas - em troca da anistia a seus crimes. Com a recusa do governo em conceder a anistia, o grupo fugiu com as armas cedidas por padre Cícero, tomando-se o mais temido bando entre os 46 que atuavam à época

9 O governo baiano ofereceu 50 contos de réis pela captura de Lampião em Era dinheiro suficiente para comprar seis carros de luxo.

10

11 Maria Bonita  Maria Déia, que ficou conhecida posteriormente como Maria Bonita, é primeira mulher a entrar no cangaço.  em 1932, o casal de cangaceiros tem uma filha.  Maria Bonita representava o tipo físico da mulher sertaneja: baixa, cheinha, olhos e cabelos escuros, dentes bonitos, pele morena clara. Era uma mulher atraente.

12

13 Truques que davam certo  Escondiam os rastros;  Impediam a comunicação;  Impediam a avaliação do combate;  Uso de apelidos;  Alarmes. Estética do Cangaço  Chapéu  Lenços  Brincos  Casaco  Perfume  Cabelos Longos  Arma  Alpargatas  Saia  Anéis  Colares

14 Depois de conhecer Maria Bonita, Lampião decidiu criar uma comunidade perto de Santa Brígida (BA) para aproximar casais e convencer o bando a aceitar mulheres. Com o aumento de seu poder, Lampião comprou fazendas, subdividiu seu grupo e criou um quartel em Angico (SE), onde se estabeleceu como traficante de armas. Lá, foi morto por João Bezerra. As cabeças de Lampião e seus cangaceiros foram cortadas e exibidas pelo Nordeste, Inclusive de Maria Bonita

15 Lampião Vilão, mito ou herói? Virgulino morreu aos 41 anos. No entanto, contabilizando os riscos enfrentados durante 20 anos de cangaço, alimentação incerta, as emboscados, os ferimentos, a falta de assistência medica, pode se dizer que o rei do cangaço viveu muito. Por fim, a grande inteligência, bem como o seu valor como estrategista valem ser ressaltados. Mais de sessenta anos após a sua morte, ele continua sendo lembrado na musica, na literatura de cordel, no teatro, no cinema, em escolas e museus. O temido cangaceiro, o mais importante e carismático de todos, deixou gravado nas caatingas sertanejas um pedaço da história do nordeste do Brasil.

16

17 Bibliografia hp do-cangaco.html


Carregar ppt "Virgulino Ferreira da Silva.  Virgolino Ferreira era o terceiro dos muitos filhos de José Ferreira da Silva e de Maria Lopes, ao total são 9 filhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google