A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Pesquisa de opinião com os filiados do PT Novembro/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Pesquisa de opinião com os filiados do PT Novembro/2009."— Transcrição da apresentação:

1 1 Pesquisa de opinião com os filiados do PT Novembro/2009

2 2

3 3 Especificações Técnicas

4 4 Período de realização das entrevistas: 3, 4 e 5 de Novembro 2009 Intervalo de confiança: 95% Amostra: 432 entrevistas com a margem de erro total de 4,70% Especificações técnicas

5 5 Universo pesquisado

6 6 Mesorregiões do Estado: Universo Pesquisado A amostra seguiu a proporcionalidade de filiados cadastrados em cada Mesorregião.

7 7 Características dos entrevistados 60% dos entrevistados encontram-se na faixa etária acima de 45 anos de idade.

8 8 Características dos entrevistados 64% da amostra já completaram o Ensino Médio e estão cursando ou já se graduaram no Ensino Superior. 72% recebem de 1 a 6 salários mínimos.

9 9 Características dos entrevistados Embora o cadastro seja apenas de filiados do PT, 25% responderam que não são filiados a nenhum partido político. Dos filiados, aproximadamente 3% afirmaram pertencer a outros partidos.

10 10 Avaliação dos Governos

11 11 LULA

12 12 AÉCIO NEVES

13 13 Cenários para a Presidência da República

14 14 Intenção de voto para Presidente da República Casos% Dilma Rousseff14433 Lula4911 Aécio Neves5914 Nenhum92 José Serra51 Ciro Gomes41 NS/NR16238 Total Embora haja uma grande preferência à pré- candidata Dilma Rousseff, a maioria dos entrevistado ainda não decidiu ou não quis manifestar seu voto, espontaneamente.

15 15 Intenção de voto para Presidente da República - Espontânea Mesorregião/Candidato %DilmaAécioLulaSerra RMBH20,219,416,10,8 Triângulo/Alto Paranaíba34,84,516,74,5 Zona da Mata35,89,43,80 Sul/Sudoeste de Minas55,819,201,9 Vale do Rio Doce41,9725,60 Norte40,99,1 0 Campo das Vertentes15,821,100 Oeste27,822,200 Jequitinhonha41,7000 Central Mineira11,133,322,20 Noroeste42,9000 Vale do Mucuri66,716,700 Destaques: Na RMBH, Dilma e Aécio têm preferências equiparadas. No Triângulo/Alto Paranaíba, Aécio e Serra têm a mesma popularidade. Na Central Mineira e Campo das Vertentes, Dilma não é a preferida. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

16 16 Intenção de voto para Presidente da República - Estimulado Dilma e Serra, na opinião dos entrevistados, seriam os candidatos com maior probabilidade de perda de eleitorado, com a entrada de Marina Silva.

17 17 Intenção de voto para Presidente da República - Estimulado Mesorregião/Candidato %DilmaAécio RMBH35,547,6 Triângulo/Alto Paranaíba60,628,8 Zona da Mata67,917 Sul/Sudoeste de Minas67,325 Vale do Rio Doce62,820,9 Norte63,631,8 Campo das Vertentes31,652,6 Oeste61,627,8 Jequitinhonha758,3 Central Mineira22,244,4 Noroeste85,714,3 Vale do Mucuri66,716,7 Mesorregião/Candidato %DilmaSerra RMBH54,820,2 Triângulo/Alto Paranaíba69,718,2 Zona da Mata77,43,8 Sul/Sudoeste de Minas7513,5 Vale do Rio Doce79,114 Norte68,218,2 Campo das Vertentes57,921,1 Oeste72,216,7 Jequitinhonha83,38,3 Central Mineira22,233,3 Noroeste1000 Vale do Mucuri66,716,7 Dilma é preferida na maioria das mesorregiões. Apenas na RMBH, Campo das Vertentes e Central Mineira que Aécio possui maior domínio do eleitorado. Nessa última, até mesmo Serra é preferido a Dilma. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

18 18 Cenários para Governador do Estado de Minas

19 19 Intenção de voto para Governador - Espontânea Casos% Patrus Ananias11025,5 Fernando Pimentel378,6 Aécio Neves266,0 Hélio Costa71,6 Anastasia10,2 Itamar Franco10,2 Nenhum51,2 NS/NR24556,8 Total Embora Patrus Ananias seja o preferido entre os possíveis candidatos, 57% dos entrevistados ainda não manifestaram espontaneamente sua intenção de voto.

20 20 Intenção de voto para Governador – Segundo Mesorregião do estado de Minas Gerais Mesorregião/Candidato %PatrusPimentelAécio NevesHélio Costa RMBH13,710,53,20 Triângulo/Alto Paranaíba25,84,51,54,5 Zona da Mata20,83,81,90 Sul/Sudoeste de Minas57,75,813,53,8 Vale do Rio Doce41,911,69,30 Norte22,79,113,60 Campo das Vertentes21,110,505,3 Oeste11,15,611,10 Jequitinhonha2541,700 Central Mineira011,1 0 Noroeste14,30 Vale do Mucuri33,3016,70 Por mesorregião, Patrus tem domínio na grade maioria, exceto no Jequitinhonha, onde Pimentel é o preferido. Na RMBH, a diferença entre Patrus e Pimentel é menor que a margem de erro da pesquisa, o que possibilita inferir que eles são equiparados. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

21 21 Intenção de voto para Governador – Segundo perfil do entrevistado (Sexo e Faixa Etária) Domínio de Patrus em todas as segregações. Verifica-se uma maior preferência de Aécio Neves entre os jovens (18 a 24 anos) e entre o público feminino. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

22 22 Grau de Instrução/Candidato %PatrusPimentelAécio NevesHélio Costa Sem instrução/Primário incompleto8,30 4,2 Primário completo/Ginásio incompleto14,15,16,41,3 Ginásio completo/Colegial incompleto22,25,67,41,9 Colegial completo/Superior incompleto26,410,16,80,7 Superior completo35,911,73,92,3 Faixa de Salários Mínimos/Candidato %PatrusPimentelAécio NevesHélio Costa Até 1 S.M.22,211,1 Acima de 1a 3 S.M.16,8660,5 Acima de 3 a 6 S.M.33,910,58,11,6 Acima de 6 a 10 S.M.26,29,54,80 Acima de 10 a 15 S.M Acima de 15 S.M.28,6 7,114,3 Domínio de Patrus, exceto na faixa acima de 15 salários mínimos, na qual o candidato equipara-se a Pimentel. Quanto maior o nível de escolaridade, maior o percentual de eleitores de Patrus e Pimentel. Intenção de voto para Governador – Segundo perfil do entrevistado (Faixa salarial e Escolaridade) * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

23 23 Intenção de voto para Governador – Estimulado sem Patrus Ananias casos% Fernando Pimentel25960% Hélio Costa5914% Anastasia164% Itamar Franco338% Nenhum256% NS/NR409% Total432100%

24 24 Intenção de voto para Governador sem Patrus - segundo perfil do entrevistado (Partido,Sexo e Faixa Etária) Verifica-se que entrevistados que afirmaram ser de outros partidos, predominantemente, votam em candidatos que não são do PT. Porém, 40% do eleitorado petista também votam em outros candidatos e não em Pimentel. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

25 25 Faixa de Salários Mínimos/Candidato%PimentelHélio CostaItamar FrancoAnastasia Até 1 S.M.44,416,711,10 Acima de 1a 3 S.M.58,7129,83,3 Acima de 3 a 6 S.M.59,716,15,6 Acima de 6 a 10 S.M.6923,800 Acima de 10 a 15 S.M.66,7106,73,3 Acima de 15 S.M.64,3014,37,1 Grau de Instrução/Candidato%PimentelHélio CostaItamar FrancoAnastasia Sem instrução/Primário incompleto33,320,8250 Primário completo/Ginásio incompleto60,311,510,32,6 Ginásio completo/Colegial incompleto59,314,87,41,9 Colegial completo/Superior incompleto56,118,26,12,7 Superior completo69,57,84,77 Intenção de voto para Governador sem Patrus – segundo perfil do entrevistado (Faixa salarial e Escolaridade) Domínio de Pimentel em todas as segregações. Itamar Franco e Anastasia têm maior popularidade com a eleitores de renda acima de 15 salários mínimos. Entretanto, Anastasia apresenta preferência com a classe mais escolarizada, enquato Itamar com a classe menos instruída. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

26 26 Intenção de voto para Governador – Estimulado sem Fernando Pimentel casos% Patrus Ananias29167% Hélio Costa5112% Anastasia123% Itamar Franco287% Nenhum164% NS/NR348% Total432100%

27 27 Intenção de voto para Governador sem Pimentel - segundo perfil do entrevistado (Partido,Sexo e Faixa Etária) Verifica-se que entrevistados que afirmaram ser de outros partidos, votam tanto em candidatos que não são do PT, quanto em Patrus. Porém, 30% do eleitorado petista também votam em outros candidatos e não em Patrus. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

28 28 Intenção de voto para Governador – Estimulado sem Fernando Pimentel Faixa de Salários Mínimos/CandidatoPatrus Hélio Costa Itamar FrancoAnastasia Até 1 S.M.38,922,25,60 Acima de 1a 3 S.M.62128,22,7 Acima de 3 a 6 S.M.71,813,75,63,2 Acima de 6 a 10 S.M.817,14,82,4 Acima de 10 a 15 S.M.83,36,700 Acima de 15 S.M.71,47,114,37,1 Grau de Instrução/CandidatoPatrus Hélio CostaItamar FrancoAnastasia Sem instrução/Primário incompleto45,82512,50 Primário completo/Ginásio incompleto61,511,510,30 Ginásio completo/Colegial incompleto64,814,87,41,9 Colegial completo/Superior incompleto64,214,94,72,7 Superior completo79,74,7 5,5 Patrus é mais popular com entrevistados de renda e escolaridade maior, embora domine todas as classes. Hélio Costa é mais representado por pessoas de renda e instrução menores, ao contrário de Anastasia. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

29 29 Confronto entre dois candidatos a Governador de Minas

30 30 Intenção de voto para Governador – Confronto entre dois candidatos Entre dois candidatos, Hélio Costa só vence de Anastasia. Patrus apresenta mais popular que Pimentel no confronto com Hélio Costa.

31 31 Intenção de voto para Governador – Confronto entre dois candidatos Entre dois candidatos, Itamar Franco perde para todos os candidatos. Patrus e Pimentel se mostram equivalentes no confronto com Itamar, uma vez que a diferença entre eles é menor que a margem de erro da pesquisa.

32 32 Intenção de voto para Governador – Confronto entre dois candidatos Entre dois candidatos, Anastasia perde para todos os candidatos. Patrus mostra domínio no confronto com Pimentel. Mesmo ao somar os eleitores desse último com os indecisos e os que não votariam em nenhum, Patrus apresenta maioria.

33 33 Confronto entre Patrus e Pimentel - segundo perfil do entrevistado (Partido,Sexo e Faixa Etária) Patrus é preferido por todos os partidos políticos, exceto PDT, no qual o candidato equipara-se a Pimentel. Pimentel é mais popular entre jovens de 18 a 24 anos. Nas demais faixas, Patrus é preferido. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

34 34 Grau de Instrução/Candidato %PatrusPimentel Sem instrução/Primário incompleto5020,8 Primário completo/Ginásio incompleto43,635,9 Ginásio completo/Colegial incompleto48,131,5 Colegial completo/Superior incompleto47,338,5 Superior completo60,228,1 Faixa de Salários Mínimos/Candidato %PatrusPimentel Até 1 S.M.27,8 Acima de 1a 3 S.M.47,333,2 Acima de 3 a 6 S.M.56,533,9 Acima de 6 a 10 S.M.57,135,7 Acima de 10 a 15 S.M.7023,3 Acima de 15 S.M.42,9 Confronto entre Patrus e Pimentel – segundo perfil do entrevistado (Faixa salarial e Escolaridade) Patrus e Pimentel apresentam a mesma popularidade entre entrevistados com renda até 1 salário mínimo e com renda acima de 15 salários mínimos. Entretanto, Patrus é significantemente representado pelos entrevistados de renda entre 10 e 15 salários mínimos. Patrus domina todas as segregações de escolaridade. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

35 CURRICULUM FORMAÇÃO. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG;. Auditor Independente pela Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio com o Instituto de Auditores Independentes do Brasil.. Pós Graduação em Política Estratégica pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG – MG.. Pós Graduação em Marketing – FGV/MG. Pós Graduação em Gestão de Projetos pela FGV/SP EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Diretor Superintendente de JLX – AQUISIÇÕES Diretor Superintendente do Instituto Fides de Pesquisa de Mercado e Opinião Ex-Gerente de Projetos Coletivos do SEBRAE/MG Ex-Diretor Presidente do Instituto Mineiro de Pesquisa de Opinião e Marketing S/C Ltda - IMPOM Ex-Diretor de Controladoria e Financas do Hipermercado Viabrasil Ltda.

36 36 Ex-Vice-Presidente do Grupo Nog (Epa Supermercados S/A) Ex-Diretor Financeiro do Grupo Nog (Epa Supermercados S/A) Ex-Superintendente do Epa Supermercados S/A – (Grupo Nog) Ex-Auditor/Consultor da Prosper Ltda Ex-Diretor Financeiro do Frigodias S/A Ex-Gerente de Controladoria da Cedro e Cachoeira Ex-Auditor Independente do Epa Supermercados S/A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA Professor da Faculdade de Ciências Contábeis do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira; Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA. MISSÃO EMPRESARIAL Advanced Financial Analysis - SALEN - USA Food Marketing International - CHICAGO - USA VIII Seminário de Indústria e Comércio - Boca Raton - USA Visita técnica em Supermercados pela AMIS em Paris/Lisboa/Madri

37 37 NOSSOS PRINCIPAIS CLIENTES PESQUISAS MERCADOLÓGICAS PARA ORGÃOS GOVERNAMENTAIS: CEMIG – COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS EMBRATUR – EMPRESA BRASILEIRA DE TURISMO Belo Horizonte / Fortaleza / Manaus / Recife / Rio de Janeiro / Salvador / São Paulo GASMIG – Companhia de gás de Minas Gerais INFRAERO – EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA AEROPORTO DE BELO HORIZONTE – MG AEROPORTO DE CONFINS – MG AEROPORTO DE GOIÂNIA – GO AEROPORTO DE PALMAS – TO AEROPORTO DE UBERABA – MG AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA – DF AEROPORTO INTERNACIONAL DE CUIABÁ – MT AEROPORTO INTERNACIONAL DE MANAUS – AM

38 38 AEROPORTO INTERNACIONAL PORTO ALEGRE – RS AEROPORTO SANTOS DUMONT – RJ PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM – MG PARA INDÚSTRIAS DE E PARA BEBIDAS GRUPO GELOSO - PIZZARIA MANGABEIRAS (Belo Horizonte – MG) REFRIGERANTES MINAS GERAIS – COCA-COLA (Belo Horizonte – MG) PARA SHOPPINGS CENTERS BAHIA CENTER BOX (Belo Horizonte – MG) GOIÁS SHOPPING (Divinópolis – MG) LGN PARTICIPAÇÕES LTDA (VIA SHOPPING) (Belo Horizonte – MG) PLANWAY ENGENHARIA (São Paulo –SP) PORTAL AUTO SHOPPING (Belo Horizonte – MG) SHOPPING BELVEDERE MALL (Belo Horizonte – MG) SHOPPING COUNCIL (São Paulo) SHOPPING DEL REY (Belo Horizonte – MG)

39 39 PARA SUPERMERCADOS AMIS – ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SUPERMERCADOS (Pesquisa sobre hábitos de consumo em supermercados ) e (Pesquisa sobre avaliação da imagem e produtos e serviços da AMIS) GRUPO NOG (EPA SUPERMERCADOS) (Belo Horizonte – MG) HIPERMERCADO VIABRASIL (Belo Horizonte – MG) SUPERMERCADO ARAÚJO (Rio Branco – Acre) SUPERMERCADO BERNARDÃO (Patrocínio – MG) SUPERMERCADO JOSILDO (Divinópolis – MG) SUPERMERCADO SÔ (Papagaios – MG) SUPERMERCADOS ESTRELA D’ALVA (Belo Horizonte – MG) SUPERMERCADOS FREDEZAN (São João Del Rey e Lavras – MG) SUPERMERCADOS PANELÃO (Pará de Minas) SUPERMERCADOS RENA LTDA (Itaúna – MG)

40 40 PARA CONSTRUTORAS GRUPO LIDERANÇA (Caratinga – MG) ODEBRECHT EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS (Belo Horizonte – MG) SOMATTOS ENGENHARIA (Belo Horizonte – MG) SUPERAS (Belo Horizonte – MG) VERDE IMOBILIÁRIA LTDA ( GRUPO PISA) PARA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE PERFIL PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA TOM COMUNICAÇÃO (Belo Horizonte – MG) PARA SETORES DIVERSOS BR FACTORING (Belo Horizonte – MG) CÂMERA, TELEFOTO E FILMAGEM LTDA. (CATEF) (Belo Horizonte – MG) COLÉGIO ATHENAS (Belo Horizonte – MG) COMERCIAL TICAZO HIRATA (Lins e Promissão – SP)

41 41 CREDIMONTE – COOP. DE CRÉDITO RURAL DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE – MG DECISÃO COMERCIAL LTDA (Belo Horizonte – MG) FUNDIÇÃO ALDEBARÃ (Itaúna – MG) HOSPITAL MED CENTER (Patrocínio Ltda) LUMINA LASER (Belo Horizonte – MG) MACAL – MADEIREIRA CAUS LTDA (Belo Horizonte – MG) SAINT- GOBAIN CANALIZAÇÃO (Rio de Janeiro – RJ) SOCIEDADE MERIDIONAL DE REPRESENTAÇÃO (Belo Horizonte – MG) VIAÇÃO NOVA SUÍÇA LTDA (Belo Horizonte – MG) PESQUISAS ELEITORAIS DEPUTADO FEDERAL NÁRCIO RODRIGUES FILIADOS DE PARTIDOS POLÍTICOS DIVERSOS CANDIDATOS A PREFEITO EM CIDADES DE MINAS GERAIS DIVERSOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL EM DIVERSAS CIDADES DE MINAS GERAIS

42 42


Carregar ppt "1 Pesquisa de opinião com os filiados do PT Novembro/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google