A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vinha de Luz Emmanuel F. C. Xavier Estátua da Esperança - Jacques Du Brœucq SSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vinha de Luz Emmanuel F. C. Xavier Estátua da Esperança - Jacques Du Brœucq SSA."— Transcrição da apresentação:

1 Vinha de Luz Emmanuel F. C. Xavier Estátua da Esperança - Jacques Du Brœucq SSA

2 Vinha de Luz Emmanuel F. C. Xavier Estátua da Esperança - Jacques Du Brœucq ÇA

3 "Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." - Paulo. (ROMANOS, 15:4.)

4 A esperança é a luz do cristão. Nem todos conseguem, por enquanto, o vôo sublime da fé, mas a força da esperança é tesouro comum.

5 DIFERENÇA ENTRE ESPERANÇA E FÉ (Filosofia) Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.

6 DIFERENÇA ENTRE ESPERANÇA E FÉ Esperança é também uma das 3 Virtudes Teologais do Cristianismo. Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça do Espírito Santo é fulcral.

7 DIFERENÇA ENTRE ESPERANÇA E FÉ Virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. Esculturas de Manuel TolsáManuel Tolsá na Catedral de México.Catedral de México FÉ: através dela, os cristãos crêem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".Deus Verdade ESPERANÇA: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.graçaEspírito Santovida eternaReino de Deus confiançaCristo CARIDADE: (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os crentes, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes.O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar".amor de DeusJesus

8 DIFERENÇA ENTRE ESPERANÇA E FÉ FÉ: Fé, Esperança e Caridade. Esculturas de Manuel TolsáManuel Tolsá na Catedral de México.Catedral de México Fé (do latim fides, fidelidade) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.opiniãoverdade confiança A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, tendo fé, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.dúvida

9 Nem todos podem oferecer, quando querem, o pão do corpo e a lição espiritual, mas ninguém na Terra está impedido de espalhar os benefícios da esperança. A dor costuma agitar os que se encontram no "vale da sombra e da morte, onde o medo estabelece atritos e onde a aflição percebe o "ranger de dentes”, nas "trevas exteriores", mas existe a luz interior que é a esperança.

10 A negação humana declara falências, lavra atestados de impossibilidade, traça inextricáveis labirintos, no entanto, a esperança vem de cima, à maneira do Sol que ilumina do alto e alimenta as sementeiras novas, desperta propósitos diferentes, cria modificações redentoras e descerra visões mais altas. A noite espera o dia, a flor o fruto, o verme o porvir... O homem, ainda mesmo que se mergulhe na descrença ou na dúvida, na lágrima ou na dilaceração, será socorrido por Deus com a indicação do futuro.

11 Jesus, na condição de Mestre Divino, sabe que os aprendizes nem sempre poderão acertar inteiramente, que os erros são próprios da escola evolutiva e, por isto mesmo, a esperança é um dos cânticos sublimes do seu Evangelho de Amor. Imensas têm sido, até hoje, as nossas quedas, mas a confiança do Cristo é sempre maior. Não nos percamos em lamentações. Todo momento é instante de ouvir Aquele que pronunciou o "Vinde a mim..." Levantemo-nos e prossigamos, convictos de que o Senhor nos ofereceu a luz da esperança, a fim de acendermos em nós mesmos a luz da santificação espiritual.

12 Espíritas! amai-vos, este o primeiro Ensinamento; instruí-vos, este o segundo. O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.) O Evangelho segundo o Espiritismo – Capítulo VI


Carregar ppt "Vinha de Luz Emmanuel F. C. Xavier Estátua da Esperança - Jacques Du Brœucq SSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google