A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O cristão não só crê, senão que vive.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O cristão não só crê, senão que vive."— Transcrição da apresentação:

1 O cristão não só crê, senão que vive.
MF 1 de 97 NOÇÃO, 1 O cristão não só crê, senão que vive. Teologia Dogmática Teologia Moral Mas Dogmática e Moral formam uma só ciência: a vida do crente está em conformidade com o que crê, e as suas crenças encarnam-se na vida. Dado que o homem é social por natureza, a vida moral não afecta só a vida pessoal do individuo, mas também a sua atitude na convivência humana.

2 Fontes: Sagrada Escritura e Tradição.
MF 2 de 97 NOÇÃO, 2 Fontes: Sagrada Escritura e Tradição. A moral cristã é una moral revelada. Deus criou o homem e a mulher: sabe o que é bom e mau para eles. As acções são boas ou más não porque Deus o determina, mas porque Deus as impõe ou proíbe por serem boas ou más para a pessoa. As leis morais da Bíblia brotam da própria natureza humana: o mal deteriora o ser humano, e por isso Deus o proíbe; o bem aperfeiçoa-o, e por isso Deus o impõe. Jesus inaugurou um modo novo de viver, de forma que a imitação de Jesus é a essência da vida moral cristã.

3 O Magistério da Igreja garante que os ensinamentos revelados
MF 3 de 97 NOÇÃO, 3 O Magistério da Igreja garante que os ensinamentos revelados não se adulterem com o tempo. Dei Verbum, 10: “A Tradição, a Escritura e o Magistério da Igreja, segundo o plano prudente de Deus, estão unidos e ligados, de modo que nenhum pode subsistir sem os outros, e cada um segundo o seu carácter, e sob a acção do único Espirito Santo, contribui eficazmente para a salvação das almas”. Não há dúvida que a teologia moral necessita de outras ciências (direito, psicologia, medicina, etc.). Sobressai a antropologia: importância da concepção que se tenha do homem.

4 Diferenças entre Ética filosófica e Moral cristã:
NOÇÃO, 4 MF 4 de 97 Diferenças entre Ética filosófica e Moral cristã: Método: a filosofia argumenta só a partir da razão, enquanto que a teologia moral, utilizando também a razão, argumenta a partir dos dados que lhe oferece la Revelação, especialmente a vida e o ensino de Jesus. 1 Fim: a primeira propõe que o homem se aperfeiçoe como pessoa e que seja feliz na sua existência terrena, enquanto que a segunda persegue a perfeição sobrenatural (de um filho de Deus pela graça) e busca a felicidade terrena e da vida eterna. 2 Para a Teologia, a “racionalidade” e a “sociabilidade” em que se fundamenta a Ética filosófica têm a sua origem em que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e o NT ensina que o baptizado é filho de Deus (vida nova). 3

5 O cristão recebeu uma nova vida: é filho de Deus, Cristo vive
NOÇÃO, 5 MF 5 de 97 O cristão recebeu uma nova vida: é filho de Deus, Cristo vive nele Jn 15, 4: “o que me ama está em mim e eu nele”. Esta nova riqueza de vida implica um novo modo de se comportar. Veritatis splendor 19: “Seguir a Cristo é o fundamento essencial e original da moral cristã... Não se trata somente de escutar um ensinamento, de cumprir um mandamento, mas de algo muito mais radical: aderir à própria pessoa de Jesus, compartilhar a sua vida e o seu destino”.

6 As acções do cristão levam-no a identificar-se com Cristo. O cris-
NOÇÃO, 6 MF 6 de 97 As acções do cristão levam-no a identificar-se com Cristo. O cris- tão deve esforçar-se, com a ajuda da graça e a recepção dos sacramentos, por alcançar a santidade, identificar-se com Cristo. Decreto de introdução da causa de ca- nonização de S. Josemaría: “Por ter proclamado a vocação à santidade, desde que fundou o Opus Dei em 1928, foi unanimamente reconhecido como pre- cursor do Concílio precisamente no que constitui o núcleo fundamental do seu magistério, tão fecundo para a vida da Igreja” (10-II-1981, 2).

7 As Bem-aventuranças são um verdadeiro programa moral, que inclui
MF 7 de 97 NOÇÃO, 7 As Bem-aventuranças são um verdadeiro programa moral, que inclui e sublima os Mandamentos. São retrato da vida de Jesus e constituem um verdadeiro modelo de conduta. Melhoram o quinto mandamento (não só “não matar”, mas também “não se irritar nem “insultar” o próximo); o sexto (inclui os pecados internos); o segundo (condena não só o perjúrio, mas também o juramento sem neces- sidade); a lei do talião (manda-se devolver bem por mal). Suprime tam- bém qualquer fronteira no amor ao próximo. “Sede perfeptos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mt 5, 48).


Carregar ppt "O cristão não só crê, senão que vive."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google