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FIM ÚLTIMO, 1 Deus criou o homem para a felicidade, mas pelo pecado original tal fim ficou obscurecido. => Se o homem pode esquecer Deus, Deus não cessa.

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2 FIM ÚLTIMO, 1 Deus criou o homem para a felicidade, mas pelo pecado original tal fim ficou obscurecido. => Se o homem pode esquecer Deus, Deus não cessa de chamar todo o Homem a que o procure, para que encontre a CCE 30 vida e a felicidade (CCE 30). Fim último sobrenatural do homem = orientar a vida toda para Deus, participando da vida trinitária, no qual encontra a sua verdadeira e máxima felicidade. O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, porque o CCE 27 homem foi criado por Deus e para Deus (CCE 27). MF 15 de 97

3 FIM ÚLTIMO, 2 Veritatis splendor 73 Veritatis splendor 73: A vida moral possui um carácter teleológico essen- cial, porque consiste na ordenação de- liberada dos actos humanos a Deus, sumo bem e fim último do homem. Mas esta ordenação ao fim último não é uma dimensão subjectivista que depende só da intenção. Aquela pres- supõe que tais actos sejam em si mesmos ordenáveis a este fin, enquan- to conformes ao autêntico bem moral do homem, tutelado pelos mandamentos. MF 16 de 97

4 FIM ÚLTIMO, 3 CCE 1723 CCE 1723: A bem-aventurança prometida coloca-nos perante opções morais decisivas. Convida-nos a purificar o nosso cora- ção dos seus malvados instintos e a buscar o amor de Deus acima de tudo. Ensina-nos que a verdadeira dita não reside nem na riqueza ou bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em nenhuma obra humana, por útil que seja, como as ciências, as técnicas e as artes, nem em nenhuma criatura, mas só em Deus, fonte de todo o bem e de todo o amor. Não exclui que o homem se proponha fins como o bem-estar, as ciências, as artes, as técnicas, etc., mas que estes fins não possam ser nem últimos nem absolutos. MF 17 de 97

5 FIM ÚLTIMO, 4 Fim último de toda criatura: a glória de Deus. O centro do universo não é o homem, Mas Deus. A pessoa humana deve buscar em tudo a glória de Deus: deste modo aceita e respeita a grandeza divina. A glória de Deus repercute também na glória humana. Mt 5, 16 Mt 5, 16: as vossas boas obras glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. Jn 15, 8 Jn 15, 8: meu Pai é glorificado se dais muito fruto e sois meus discípulos. MF 18 de 97

6 FIM ÚLTIMO, 5 Deveres morais do homem com o seu Criador: 1. De modo positivo: render culto a Deus (virtude da religião: actos fundamentais = adoração, acção de graças, desagravo e oração de petição); culto máximo pela acção litúrgica (Cume = Eucaristía). 2. De modo negativo: a Moral contempla os pecados. Entre os mais graves: ateísmo, agnosticismo, indiferença religiosa, blasfémia, sacrilégio ou profanação das coisas sagradas, uso indevido do nome de Deus (superstições), uso irregular do juramento, incumprimento dos votos livremente assumidos. MF 19 de 97

7 FIM ÚLTIMO, 6 O fim último sobrenatural: A. Só o baptizado pode aspirar a ele e consegue alcançá-lo (também com baptismo de desejo): a graça divina eleva sobrenaturalmente o homem. B. Supera as forças humanas: utilizar os meios sobrenaturais (sacramentos e oração). C. Permite que o baptizado possa comunicar com Deus; mais ainda, que participe da vida Trinitária. MF 20 de 97

8 FIM ÚLTIMO, 7 O fim último deve exercer um influxo real no actuar humano: Serve de critério para medir a moralidade de cada acto: serão acções moralmente boas aquelas que garantam a consecução do fim último. Ajuda a rejeitar todo o pecado, e o amor a Deus com que se levam a cabo as obras em si boas engrandece-as Dá lugar a uma moral de altos valores éticos porque se põe Deus como fim da existência. Além de projectar para a vida um ideal mais elevado, conta-se com a graça de Deus para o alcançar MF 21 de 97

9 FIM ÚLTIMO, 8 Alguns erros actuais sobre o fim último: - os que professam uma moral sem Deus (existencialistas ateus); - os que reduzem o homem a pura biologia (a origem da conduta moral situar-se-ia nos genes); - os que fazem derivar a moralidade dos costumes sociais de cada época; - os que afirmam que o homem não tem em si mesmo uma entidade que lhe permita realizar actos verdadeiramente responsáveis; - os que reduzem o homem a pura matéria (materialismo dialéctico, defensores do acaso, etc.); - os que negam uma diferença essencial entre o homem e o animal. O fim último reduz-se então ao bem-estar pessoal, ou no limite, a conseguir uma convivência pacífica no âmbito social. MF 22 de 97


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