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MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS 17 de Novembro de 2004 17 de Novembro de.

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1 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS 17 de Novembro de de Novembro de 2004

2 INDICADORES GERAIS População: 182 milhões de habitantes Área: 8,5 milhões Km² PIB 2003: USD 493,3 bi Taxa de crescimento do PIB 2004: 4,6%

3 Δ % 2004/2003 Exportação / Exports ,1 Importação / Imports ,4 Saldo / Surplus ,3 Corrente de comércio / Trade flow ,6 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA / BRAZILIAN TRADE BALANCE JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004/2003 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS Em 2004, as exportações e importações estão crescendo a taxas significativas

4 Δ % 2004/2003 Exportação / Exports 94,073,129,0 Importação / Imports 62,048,328,0 Saldo / Surplus 32,024,829,0 Corrente de comércio / Trade flow 156,0121,428,5 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA / BRAZILIAN TRADE BALANCE PREVISÃO 2004 / 2004 FORCAST US$ BILHÕES / US$ BILLIONS A previsão de 2004 da balança comercial é de resultados recordes de exportação (94 bi), importação (62 bi), saldo comercial (32 bi) e corrente de comércio (156 bi).

5 EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES / EXPORTS EVOLUTION 1996 A 2004 / 1996 TO 2004 (*) US$ BILHÕES / US$ BILLIONS (*) Previsão / forcast A previsão de exportação de 2004 é quase o dobro de 1999

6 EVOLUÇÃO DAS IMPORTAÇÕES / IMPORTS EVOLUTION 1996 A 2004 / 1996 TO 2004 (*) US$ BILHÕES / US$ BILLIONS (*) Previsão / forcast A previsão de importação de 2004 supera o recorde anterior de 1997

7 EVOLUÇÃO DA CORRENTE DE COMÉRCIO / TRADE FLOW EVOLUTION 1996 A 2004 / 1996 TO 2004 (*) US$ MILHÕES / US$ MILLIONS (*) Previsão / forcast A previsão de corrente de comércio de 2004 supera o recorde anterior de 2003

8 DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO BRASILEIRO FINANCIAL DEVELOPMENT OF BRAZILIAN FOREIGN SECTOR JANEIRO-SETEMBRO / JANUARY–SEPTEMBER – 2004/2003 SALDO COMERCIAL TRADE SURPLUS 2004: US$ 25,1 bilhões / billions 2003: US$ 17,8 bilhões / billions SALDO EM TRANSAÇÕES CORRENTES CURRENT ACCOUNT SURPLUS 2004: US$ 9,6 bilhões / billions (2,28% do PIB /GDP ) 2003: US$ 3,8 bilhões / billions (1,03% do PIB /GDP ) O bom desempenho da balança comercial está melhorando o resultado em transações correntes

9 Pagamento de Juros / Exportações (%) Interest payments / Exports (%) Dívida Externa Líquida / Exportações Net external debt / Exports VULNERABILIDADE EXTERNA / EXTERNAL EXPOSURE O aumento das exportações reduziu o valor de pagamento de juros para 17% das exportações e para 1,5 vezes a dívida externa líquida em relação às exportações

10 PARTICIPAÇÃO % DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS NO PIB EXPORTS SHARE % IN BRAZILIAN GDP 1990 / 2004 (*) (*) Previsão / forcast A previsão de 2004 de 16,6% de participação das exportações no PIB é recorde

11 PARTICIPAÇÃO % DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS NO PIB IMPORTS SHARE % IN BRAZILIAN GDP 1990 / 2004 (*) (*) Previsão / forcast A previsão de 2004 de 11% de participação das importações no PIB é também recorde

12 PARTICIPAÇÃO % DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO NO PIB FOREIGN TRADE SHARE % IN BRAZILIAN GDP 1990 / 2004 (*) (*) Previsão / forcast A previsão de 2004 de participação da corrente de comércio no PIB de cerca de 28% é recorde

13 PARTICIPAÇÃO % DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS NAS EXPORTAÇÕES MUNDIAIS BRAZILIAN EXPORTS SHARE % IN WORLD EXPORTS 1995 / 2004 (*) (*) Previsão / forcast

14 PARTICIPAÇÃO % DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS NAS IMPORTAÇÕES MUNDIAIS BRAZILIAN IMPORTS SHARE % IN WORLD IMPORTS 1995 / 2004 (*) (*) Previsão / forcast

15 PRINCIPAIS AÇÕES PARA O INCREMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS Nova Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Agregação de valor e tecnologia –Setores estratégicos Inclusão de Micro, Pequenas e Médias Empresas no esforço exportador Fóruns de Competitividade Simplificação e modernização dos procedimentos de exportação e importação Melhoria da infraestrutura física e redução de custos de logística –Parcerias Público-Privadas

16 PRINCIPAIS AÇÕES PARA O INCREMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS Negociações Comerciais –Aprofundamento do Mercosul –Integração da América do Sul –Conquista de novos mercados (negociações multilaterais e regionais)

17 ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção da “Marca Brasil” Inteligência Comercial: “Radar Comercial” Difusão da Cultura Exportadora Diversificação da pauta e de destinos Missões comerciais e participação em feiras no exterior (Apex-Brasil e DPR/MRE)

18 EXPORTAÇÃO BRASILEIRA POR FATOR AGREGADO MAIN PRODUCTS CATEGORIES OF BRAZILIAN EXPORTS PARTICIPAÇÃO % / % SHARE JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 Manufaturados Manufactureds 53,8% Básicos Basics 30,8% Op. Especiais Special Op. 1,6% Semimanufaturados Semimanufactureds 13,8% Os produtos industrializados (manufaturados + semimanufaturados) representam cerca de 70% da pauta de exportação do Brasil

19 DESEMPENHO DAS EXPORTAÇÕES / EXPORTS DEVELOPMENT JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS Valor / Value Δ % 2004/03 Exportação Total / Total Exports ,1 Manufaturados / Manufactureds ,8 Básicos / Basics ,0 Semimanufaturados / Semimanufactureds ,6 As vendas das 3 categorias de produtos apresentaram aumento, com valores recordes para o período

20 ÍNDICES DE PREÇO E QUANTUM / PRICE AND QUANTUM INDEX VARIAÇÃO % / % GROWTH JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004/2003 ÍNDICE DE ÍNDICE DE QUANTUM QUANTUM INDEX ÍNDICE DE ÍNDICE DE PREÇO PRICE INDEX Os básicos e semimanufaturados estão se beneficiando da elevação das cotações internacionais de commodities, enquanto que o aumento dos manufaturados está concentrado nas quantidades exportadas, o que mostra a competitividade do setor

21 PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS / MAIN PRODUCTS EXPORTED PART. % NA PAUTA / % SHARE IN BRAZILIAN EXPORTS JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – US$ MILHÕES / US$ MILLIONS Valor Value Δ % 2004/03 Part % % Share 1 – Material de transporte / Transport material ,516,0 2 – Complexo soja / Soya complex ,011,8 3 – Produtos metalúrgicos / Metallurgic products ,010,5 4 – Carnes / Meats ,56,4 5 – Químicos / Chemicals ,76,2 6 – Petróleo e combustíveis / Oil and fuel ,65,8 7 – Máqs. e equipamentos / Machines and equipments ,15,7 8 – Minérios / Ores ,05,4 9 – Calçados e couro / Footwear and leather ,83,5 10 – Equip. elétricos / Eletrical equipment ,63,2 10 – Madeira / Wood ,53,2 11 – Papel e celulose / Paper and pulp ,83,1

22 DIVERSIFICAÇÃO DA PAUTA / EXPORTS DIVERSIFICATION PRODUTOS NÃO TRADICIONAIS / NON TRADITIONAL PRODUCTS VARIAÇÃO % / % GROWTH JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004/2003

23 Valor Value Δ % 2004/03 União Européia / European Union ,6 Estados Unidos / United States ,1 Ásia / Asia ,3 ALADI, exc. MERCOSUL / ALADI, exc. MERCOSUR ,6 MERCOSUL / MERCOSUR ,5 África / Africa ,6 Oriente Médio / Middle East ,8 Europa Oriental / Eastern Europe ,0 PRINCIPAIS MERCADOS DE DESTINO DAS EXPORTAÇÕES MAJOR MARKETS FOR BRAZILIAN EXPORTS VARIAÇÃO % / % GROWTH JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – US$ MILHÕES / US$ MILLIONS

24 PRINCIPAIS MERCADOS DE DESTINO DAS EXPORTAÇÕES MAJOR MARKETS FOR BRAZILIAN EXPORTS PARTICIPAÇÃO % / % SHARE JANEIRO-OUTUBRO / JANEIRO-OCTOBER – 2004

25 PARTICIPAÇÃO % DAS EXPORTAÇÕES POR BLOCO ECONÔMICO E CATEGORIA EXPORTS SHARE % BY ECONOMIC BLOCKS JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004

26 PRINCIPAIS PAÍSES COMPRADORES MAJOR COUNTRIES FOR BRAZILIAN EXPORTS JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS Valor Value Δ % 2004/03 Part % % Share 1 – Estados Unidos / United States ,121,0 2 – Argentina / Argentina ,57,6 3 – China / China ,46,0 4 – Países Baixos / Netherlands ,76,0 5 – Alemanha / Germany ,14,3

27 EXPORTAÇÃO PARA PAÍSES NÃO TRADICIONAIS EXPORTS TO NON-TRADITIONAL COUNTRIES JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS PAÍS / COUNTRY VALOR VALUE Δ % 2004/03 LIBÉRIA / LIBERIA 23, SUDÃO / SUDAN 44,0628 POLÔNIA / POLAND 264,8291 BANGLADESH / BANGLADESH 182,3289 ESTÔNIA / ESTONIA 25,2287 ETIÓPIA / ETHIOPIA 16,5284 SÍRIA / SYRIAN 141,4277 SOMÁLIA / SOMALIA 32,5193 SRI LANKA / SRI LANKA 29,9161 IRAQUE / IRAQ 61,0151 TRINIDAD E TOBAGO / TINIDAD AND TOBAGO 450,7142 TUNÍSIA / TUNISIA 95,4116 REP. ESLOVACA / SLOVAK REPUBLIC 35,594

28 NÚMERO DE EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS NUMBER OF BRAZILIAN COMPANIES EXPORTING JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2001 / 2004 Aumento de mais de mil empresas exportadoras entre janeiro-outubro/ Número de exportadores ainda pequeno, considerando 4 milhões de empresas

29 Pessoa física Physical person 2% Micro e pequena empresa Small company 48% Média empresa Medium company 29% Grande Empresa Large company 21% Grande Empresa Large company 21% EXPORTAÇÃO POR PORTE DE EMPRESA EXPORTS BY COMPANY SIZE PARTICIPAÇÃO % SOBRE O NÚMERO DE EMPRESAS DE 2003 % SHARE BY NUMBER OF COMPANIES OF 2003 As PMEs empresas representam cerca de 80% no número de exportadores, em 2003

30 EXPORTAÇÃO POR PORTE DE EMPRESA EXPORTS BY COMPANY SIZE PARTICIPAÇÃO % SOBRE VALOR DE 2003 % SHARE BY VALUE OF 2003 Grande empresa Large company 89,5% Grande empresa Large company 89,5% Média empresa Medium company8,0% Micro e pequena empresa Small company 2,4% Pessoa física Physical person0,1% As PMEs representam apenas 10% do valor exportado

31 IMPORTAÇÃO BRASILEIRA POR CATEGORIA DE USO BRAZILIAN IMPORT EVOLUTION BY PRODUCT CATEGORY JANEIRO–OUTUBRO / JANUARY–OCTOBER – 2004 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS Valor Value Δ % 2004/03 Importação Total / Total Imports ,4 Matérias-Primas / Raw Products ,7 Bens de Capital / Capital Goods ,3 Combustíveis / Fuel ,8 Bens de Consumo / Consumption Goods ,6 Aumento de importação de todas as categorias de produtos, especialmente as ligadas ao setor produtivo (matérias-primas e bens de capital)

32 IMPORTAÇÃO BRASILEIRA POR CATEGORIAS DE USO BRAZILIAN IMPORT BY PRODUCT CATEGORIES PARTICIPAÇÃO % NA PAUTA / SHARE % IN BRAZILIAN IMPORTS JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 Cerca de 90% das importações referem-se a bens ligados à atividade produtiva.

33 Valor Value Δ % 2004/03 União Européia / European Union ,8 Ásia / Asia ,8 Estados Unidos / United States ,6 MERCOSUL / MERCOSUR ,2 África / Africa ,5 ALADI, exc. MERCOSUL / ALADI, exc. MERCOSUR ,3 Oriente Médio / Middle East ,0 Europa Oriental / Eastern Europe ,6 PRINCIPAIS MERCADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS MAJOR MARKETS FOR BRAZILIAN IMPORTS JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS

34 PRINCIPAIS MERCADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS MAJOR MARKETS FOR BRAZILIAN IMPORTS PARTICIPAÇÃO % / % SHARE JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004

35 PRINCIPAIS PAÍSES FORNECEDORES AO BRASIL MAJOR COUNTRIES FOR BRAZILIAN IMPORTS JANEIRO-OUTUBRO / JANUARY-OCTOBER – 2004 US$ MILHÕES / US$ MILLIONS Valor Value Δ% 2004/03 Part % % Share 1 – Estados Unidos / United States ,618,5 2 – Argentina / Argentina ,18,8 3 – Alemanha / Germany ,08,1 4 – China / China ,35,9 5 – Nigéria / Nigeria ,85,5

36 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Muito Obrigado! André Luís R. Barbosa 55 – 61 – / 7424


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