A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tudo sobre BIOS. O que é a BIOS BIOS entende-se por Basic Input Ouput Sustem, e serve para iniciar os dispositivos do nosso computador como discos, memória,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tudo sobre BIOS. O que é a BIOS BIOS entende-se por Basic Input Ouput Sustem, e serve para iniciar os dispositivos do nosso computador como discos, memória,"— Transcrição da apresentação:

1 Tudo sobre BIOS

2 O que é a BIOS BIOS entende-se por Basic Input Ouput Sustem, e serve para iniciar os dispositivos do nosso computador como discos, memória, placa gráfica, CPU, entre outras funções como iniciar os registros do chipset da motherboard como timings, etc...

3 Importância Antigamente a BIOS tinha mais importância do que simplesmente iniciar os dispositivos básicos de um computador. Por exemplo na era de sistemas operativos como DOS algumas aplicações beneficiavam bastante se certas partes da BIOS eram copiadas para a RAM do sistema, já que muitos programas acediam a BIOS e para acelerar as coisas então parte do código era copiado para a RAM do sistema. Opções como "Shadow Ram" devem ser muito familiares para muito utilizadores pois hoje em dia essas opções ainda existem, no entanto não trazem nada em performance já que actualmente não existem programas em Windows a aceder à BIOS.

4 A BIOS não existe apenas em motherboards As placas gráficas também o têm e também dispositivos como leitores de CD e discos rígidos, embora nestes o nome BIOS não é o nome mais correcto mas sim firmware. Notem que neste artigo não vou incluir firmwares.

5 Placas gráficas Nas placas gráficas antigamente, a BIOS tinha também muita importância pois para jogos DOS actualizar para uma nova versão podia corrigir incompatibilidades, trazer mais performance, entre outras coisas, no entanto hoje em dia os jogos usam API como DirectX ou OpenGL para aceder ao hardware da placa gráfica pelo que a BIOS de uma placa gráfica hoje em dia serve apenas para a iniciar e outras coisas básicas como velocidades de relógio.

6 A BIOS em motherboards está localizada num pequeno chip A qual se dá o nome de CMOS e esse mesmo chip poderá ser escrito, reescrito, apagado quantas vezes quisermos. O CMOS ao longos dos tempos não têm sofrido muitas alterações a não ser em aumentar a capacidade do chip já que algumas novas funções foram sendo adicionadas enquanto outras que surgiram nos anos 80 ainda estão presentes. Actualmente e pelo que conheço os chips das motherboards podem ir até 512Kb de informação enquanto que em placas gráficas actuais pode ir até uns 64Kb/128Kb.

7 imagens


Carregar ppt "Tudo sobre BIOS. O que é a BIOS BIOS entende-se por Basic Input Ouput Sustem, e serve para iniciar os dispositivos do nosso computador como discos, memória,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google