A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A presença do Espírito no Antigo Testamento, se constitui para nós, crentes de hoje, um desafio inspirador. Já ali, neste passado tão distante ele aparece.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A presença do Espírito no Antigo Testamento, se constitui para nós, crentes de hoje, um desafio inspirador. Já ali, neste passado tão distante ele aparece."— Transcrição da apresentação:

1 “A presença do Espírito no Antigo Testamento, se constitui para nós, crentes de hoje, um desafio inspirador. Já ali, neste passado tão distante ele aparece como o administrador e executivo de Deus. Tudo quanto Deus fez, ele o fez por meio do Espírito. Deus jamais agiu sem o seu Espírito. O Espírito jamais agiu sem íntima comunhão com o Pai e o Filho” Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo Estudo 2 – “Cheio do poder do Espírito” Presença e atuação no Antigo Testamento Texto áureo: “Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor.” Miquéias 3.8

2 Introdução “É errônea a teoria de que o Espírito Santo só começou a atuar e se tornou claro à inteligência humana a partir de Pentecostes. Sua atuação sempre foi a mesma em todos os tempos, independentemente da divisão que a encarnação de Cristo faz na história humana, não na história divina. Deus é o mesmo em todas as eras.”

3 Esse agir do Espírito Santo na criação, no êxodo, no tempo dos juízes, dos reis, dos profetas, do exílio e da restauração, continua o mesmo após os tempos do Antigo Testamento. Ele apenas vai mudar a abrangência de sua forma de agir. Em vez de esporádica e notória em um ou outro momento ou personagem, ele passa agora a ser presença constante e atuante na vida de todos os santos, os crentes em Cristo: “Porque ele habita convosco e estará em vós ” (Jo 16.17)

4 Os testemunhos e exemplos são muitos. Homens e mulheres, salvos pela fé na esperança do Messias que viria, foram cheios do Espírito Santo. Realizaram ministérios que só foram possíveis, mediante ação do Espírito Santo de Deus em suas vidas. Para os servos de Deus no Antigo Testamento, a presença do Espírito em suas vidas foi algo natural, resultante da operação do Senhor Deus em seu viver. Vamos ver alguns desses exemplos:

5 Gênesis 1.1,2: No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Gênesis 2.7: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 3.22: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Sua presença ainda na criação

6 Números 11.25: Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. Números : Respondeu Moisés ao Senhor: Que o Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre a congregação, o qual saia diante deles e entre diante deles, e os faça sair e os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor. Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão. Sua presença no êxodo do povo de Deus

7 Juízes 3.10 (Otniel): Veio sobre ele o Espírito d Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou o rei da Mesopotâmia. Juízes 6.34 (Gideão): Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os aliados se ajuntaram após ele. Juízes 13.24,25 (Sansão): Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo contra os inimigos. Juízes 14.6,19 (Sansão): Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão. Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que desceu a Asquelom e prevaleceu contra os inimigos. Sua presença no tempos dos juízes de Israel

8 1Samuel (Davi): Então Samuel tomou o vaso de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. 2Samuel 23.2 (Davi): O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua. Salmo (Davi): Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Santo Espírito. Nos tempos dos reis de Israel (Davi)

9 Jó 32.8 (Eliú): Há porém um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido. Isaías 11.2 (a respeito de Cristo): E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Daniel 5.11 (Daniel): Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos... Zacarias (a dádiva): Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas... No tempo dos profetas:

10 Joel 2.28,29,32: “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito... E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Concluindo: Que fique para nós do AT a mensagem maravilhosa do profeta Joel, que se cumpriu em Pentecostes e se cumpre em nossos tempos. Você crê assim?


Carregar ppt "“A presença do Espírito no Antigo Testamento, se constitui para nós, crentes de hoje, um desafio inspirador. Já ali, neste passado tão distante ele aparece."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google