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Escola Básica nº 2 de Rio Tinto

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Apresentação em tema: "Escola Básica nº 2 de Rio Tinto"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
Tecnologias da Informação e Comunicação - 7º Ano

2 CONCEITOS BÁSICOS

3 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC
Definição : Processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, através de meios informáticos (computador).

4 A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Vivemos na era da informação ou sociedade do conhecimento. Num mundo altamente competitivo como o de hoje, quem estiver mais bem informado está em vantagem.

5 INFORMÁTICA Origem da palavra: I N F O R M A Ç Ã O A U T O M Á T I C A
Definição: Processamento e tratamento da informação por meios automáticos usando o computador.

6 ≠ DADOS INFORMAÇÃO Dados:
São representações codificadas de factos ou eventos, objetos, pessoas ou outros tipos de entidades; São elementos que, por si só, não têm (ou podem não ter) qualquer significado. Informação: Conjunto de dados articulados, organizados entre si de forma a terem significado. EX: 1,80 m João 18 O João tem 18 anos e mede 1,80 m. Processamento DADOS INFORMAÇÃO

7 PROBLEMAS ASSOCIADOS À INFORMAÇÃO
Recolha; Armazenamento; Tratamento; Distribuição da informação. Para resolver estes problemas entram as TIC para os processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, através de meios informáticos (computador).

8 MARCOS HISTÓRICOS DAS TIC

9 MARCOS HISTÓRICOS DAS TIC
2000 A.C – Ábaco. Inventado pelos Chineses, trata-se da primeira máquina de calcular da história. 1642 – Pascalina. Calculadora mecânica com rodas dentadas construída por Blaise Pascal. 1833 – Engenho analítico. É o primeiro “computador” mecânico da história. Charles Babbage foi o seu autor. 1944 – Harvard Mark I foi concebido Howard Aiken para calcular trajetórias de mísseis balísticos.

10 MARCOS HISTÓRICOS DAS TIC
Gerações Geração I ( até 1955) – Todos os computadores construídos são à base de válvulas de vácuo e eram utilizados principalmente nos campos militares e científicos . Ex. Mark I, ENIAC, UNIVAC. Geração II (1957 – 1964) – Substituição da válvula pelos transístores tornando assim as máquinas mais potentes e aumentando a sua fiabilidade. Tornam-se mais práticos graças à economia de consumos e à redução do seu tamanho. Foram utilizados nas áreas científicas, militares e administrativas. TRADIC, TX-0. Primeiros discos magnéticos. Geração III (1964 – 1970) – Com o aparecimento dos Circuitos Integrados, o software conseguiu evoluir rapidamente, existindo assim um desenvolvimento muito forte nos sistemas operativos dos computadores. Aparecem os minicomputadores. Geração IV  ( ) – Com o aparecimento do microprocessador, foi possível incluir toda a CPU (Unidade Central de Processamento) num único chip. Começou a produção em grande escala de computadores pessoais. Apareceu a disquete pela primeira vez como meio de armazenamento externo ao computador. Desenvolvem-se novas linguagens de programação, o que permite, por sua vez, a interligação dos computadores em redes globais. Geração V (2000 – Atualidade) - Surgem os primeiros computadores portáteis, alta velocidade no que toca a processamento de dados, desenvolvimento da robótica, aparecimento da inteligência artificial.

11 AS TIC NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA

12 EXEMPLOS DAS TIC NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA
Educação: Existência de um vasto conjunto de software educativo (jogos didáticos, enciclopédias, etc). Saúde: Exames médicos, análises, cirurgias, no registo dos dados do paciente. Segurança: Videovigilância. Condução de operações militares a partir de uma sala, usando os satélites. Web social: Utilização das redes sociais que possibilitam os contactos, jogos, emissão de opinião e partilha de informação entre os seus utilizadores. Consequências : pouca ou mesmo ausência de vida social; Dependência; Baixa produtividade no emprego ou na escola; Cansaço intelectual.

13 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC

14 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC
Computação: Informática – Tratamento da informação com meios automáticos. Burótica – Gere a conceção, adaptação e utilização de meios informáticos em escritórios. Comunicação: Telecomunicação – Lida com as tecnologias responsáveis pela transmissão e receção de sinais (sons, imagem, escrita, vídeo, etc). Telemática – Área que lida com os processos de comunicação com recurso às TIC Controlo e Automação: Robótica – Conceção, construção e utilização de robôs. Domótica – Gestão alargada de edifícios através de meios eletrónicos (som, luz, temperatura). CAD/CAM – Desenho de moldes, plantas de arquitetura.

15 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC - COMPUTAÇÃO
Informática: Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos. Burótica: Aplicação dos meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos.

16 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC - COMUNICAÇÃO
Telecomunicação: Serviço de comunicação à distância que envolve a integração de sistemas tais como: televisão, vídeo, linhas telefónicas, satélites, etc. Telemática: Conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação a distância (linhas telefónicas, satélites, etc.)

17 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC - COMUNICAÇÃO
Serviços telemáticos mais utilizados:  WWW (World Wide Web)  (correio eletrónico)  Listas de Correio (Mailling Lists)  Transferência de ficheiros (FTP)  Fóruns temáticos de discussão (Newsgroups)  Videoconferência

18 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC - CONTROLO E AUTOMAÇÃO
As Tecnologias de Controlo e Automação caracterizam-se pela intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais. Principais domínios de intervenção: Robótica CAD/CAM

19 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC - CONTROLO E AUTOMAÇÃO
Robótica: Área que estuda o desenvolvimento de sistemas eletromecânicos (robôs) nos quais intervêm meios e processos informáticos.

20 ÁREAS DE APLICAÇÃO DAS TIC - CONTROLO E AUTOMAÇÃO
CAD (Computer Aided Design) – Projeto ou desenho realizado com a utilização de computadores e softwares específicos. CAM (Computer Aided Manufactoring) – Sistemas de fabrico controlados por computador.


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