A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan

2 O QUE É LINGUAGEM B.I.M. Linguagem B.I.M. - Building Information Modeling (modelagem de edificações com informação) – é um padrão de modelagem onde todo elemento de uma construção deixa de ser um conjunto de linhas para se tornar paramétrico, isto é, carrega consigo um conjunto de informações editáveis

3 linguagem B.I.M. O BIM provê toda informação necessária aos desenhos, à expressão gráfica, à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de execução, desde a fase inicial do projeto até a conclusão da obra. Com isso, os dados para a validação do projeto são automaticamente associados a cada um dos elementos que o constituem.

4 O BIM abrange geometria, relações espaciais, indicadores geográficos, quantidades e propriedades de componentes e produtos empregados na obra. Contém todos os dados sobre a construção, seu ciclo de vida, operação, processos construtivos e instalações.

5

6 PRINCIPAIS PROGRAMAS QUE USA LINGUAGEM B.I.M
ARCHICAD – Programa europeu pioneiro na utilização da nova plataforma B.I.M. Possui boas opções de plugins para otimização dos desenhos VECTORWORKS – Um dos programas mais utilizados no Japão, possuindo bons resultados na concepção de projetos de interiores AUTODESK REVIT (antigo arquitetural desktop) Programa americano.Sua principal vantagem é possuir um bom motor de renderização já instalado, grande desenvolvimento e sua intercambialidade com diversos programas da autodesk, como Revit MAP e Revit Structural, 3D studio entre outros

7 Como funciona o revit

8 Ao contrario dos programas CAD em que todos os desenhos e textos são um conjunto de linhas vetoriais e cálculos binários, o Revit funciona por banco de dados. Isto significa que no programa todos os elementos são um conjunto de dados e ele entende os elementos de uma construção com na realmente é – Ex: porta é porta e não um conjunto de linhas – e esses elementos carregam informações gerais sobre o objeto.

9 Todas os modos de visualização são maneiras diferentes de ver um mesmo conjunto de informações

10 Efeito dominó Baseando neste conceito toda alteração ou acréscimo no desenho é automaticamente refletido em todas as outras janelas de informação. Ex:alterar uma planta as modificações são refletidas nos cortes, fachadas, tabelas, vista e quais outras maneiras de visualização.

11 Principais vantagens do uso pas plataformas BIM
Otimização do tempo de trabalho, que em certos casos podemos ter índices próximos de 70% de economia do tempo Geração de bancos de dados de praticamente todos os elementos que compõem um projeto Organização no armazenamento dos arquivos, já que todo histórico do projeto e armazenado em um único arquivo Precisão das informações contidas, eliminando grande parte dos erros de projeto

12 Parametrização famílias
Principais conceitos da REVIT Parametrização famílias

13 PARAMETRIZAÇÃO - OBJETOS PARAMETRICOS
A parametrização de objetos é o que permite a flexibilidade do programa. Por cada objeto carregar consigo um conjunto de informações; dimensões, materiais aplicados, fabricante, sistemas de funcionamento, etc. é possível gerar um complexo banco de informações pertinentes ao projeto.

14 Conceito de famílias As famílias são elementos chaves do projeto. Com elas é que podemos criar nossos objetos separados por categorias e usá-las conforme necessário. As famílias são divididas em três categorias

15 Famílias de sistema São famílias pré-definidas que já se encontram instaladas dentro do programa. Não podem ser alteradas nem apagadas, mas sim duplicadas e são usados como raiz para criação de novos elementos

16 Famílias de componentes
São famílias que dependem de templates externos e que são encontrados no diretório métrico template para sua criação.podemos dizer que são mini-projetos que incluímos dentro de um projeto principal que por sua vez é formado pelo conjunto deles. Estas famílias podem ser usadas em qualquer projeto, após seu salvamento.

17 Famílias in-place São semelhantes as famílias de componentes mas são criadas internamente ao projeto e normalmente não são salvas externamente. Usamos em casos muito específicos e de personalização individual do projeto

18 Interface do programa

19 Tipos de arquivos RVT - ARQUIVOS DE PROJETO RTE - TEMPLATE DE PROJETO
RFT – TEMPLATE DE FAMILIA RFA – MINIPROJETO – FAMILIAR NOTA: POR CONTER MUITA INFORMAÇÃO, OS ARQUIVOS RVT CONSTUMAM TER TAMANHO CONSIDERÁVEL.

20 DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
O objetivo deste curso é proporcionar ao profissional de engenharia e arquitetura a inserção ao ambiente do Autodesk Revit Building de forma prática e o mais direta possível através do desenvolvimento de um projeto e suas principais fases. Trabalharemos a criação de um projeto passo a passo, onde o aluno trabalhará todos os principais conceitos de uma obra.

21 Imagem renderizada


Carregar ppt "Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google