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Alto de Segade Freguesia de São Torcato

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Apresentação em tema: "Alto de Segade Freguesia de São Torcato"— Transcrição da apresentação:

1 Alto de Segade Freguesia de São Torcato Escola E.B. 2,3 do Vale de São Torcato Freguesia de São Torcato, Concelho de Guimarães do Distrito de Braga Alunos do 5º ano – 9 alunos Professor Raúl Freitas, disciplina de Ciências da Natureza.

2 Área aproximada do Bosque = 5 Ha
Área aproximada do Bosque = comprimento x largura Área aproximada do Bosque = 500m x 100m Área aproximada do Bosque = m² = 5 hm² = 5 ha Área aproximada do Bosque = 5 Ha

3 Carta militar 71 – São Torcato Guimarães
Área De estudo Carta militar 71 – São Torcato Guimarães Bosque observado

4 Paisagem 1.1 ALT (altitude): entre 350 e os 400 metros
1.2 EXP (exposição): 6 - SW Código: 1-N, 2-NE, 3-E, 4-SE, 5-S, 6-SW, 7-W, 8-NW 1.3 TOP (topografia): 4 - Talude Código: 1- cume vivo, 2- cume arredondado, 3- escarpa, 4- talude, 5-vertente de montanha, 6- sopé, 7- depressão aberta e fechada, 8- planalto, 9- terreno aberto 1.4 DECL (declive): 2-mediano Código: 1-nulo a fraco, 2-mediano, 3-forte, 4-abrupto

5 substrato 2.1 SOLO (natureza): 3 – Orgânica
Código: 1 – Mineral - composição dominante: Rocha 2 – Terrosa - sem rocha e sem matéria orgânica 3 – Orgânica - composição dominante: matéria orgânica 2.2 SOLO COB (cobertura solo livre): 3-médio Código: 1-nulo, 2-pouco, 3-médio, 4-muito, 5-total 2.3 ACIDEZ SOLO: 1 - dominantemente ácidos Código: 1- dominantemente ácidos, 2-dominantemente alcalinos, 3- dominantemente neutros

6 substrato 2.4 HUMU (húmus): 3- muito
Código: 1- negligível, 2- pouco, 3- muito 2.5 IGEO (idade geológica do terreno): outras - 2.6 AFLO (afloramentos rochosos): 1-nulo Código: 1-nulo, 2-pouco, 3-médio, 4-muito, 5-total 2.7 ROCHA (rochas dominantes): 2–Granitos Código: 1-Calcários, 2–Granitos, 3–Xistos, 4–Basaltos, 5- Outros

7 Clima 3.1 PRECI (precipitação anual): 1600 a 2000 mm
3.2 TEMP (temperatura, valores médios anuais): 12,5 a 16 C 3.3 INSO (insolação, valores médios anuais): 2400 a 2500 horas Precipitação Temperatura Insolação

8 VEGETAÇÃO 4.1 BOSQUE. (1- Puro, 2 - Misto): Bosque misto. Constituído por Carvalhos (85%); Ulmeiros, Choupos e Sobreiros (10%); outras – Oliveiras, Loureiros, etc (5%). 4.2 ESP. DOMINANTE: Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) Quercus robur L. Olea europaea L. Laurus nobilis L. Quercus suber L.

9 VEGETAÇÃO – BREVES APONTAMENTOS
O bosque observado é uma pequena mancha de floresta onde predomina árvores de folha caduca como o carvalho alvarinho (Quercus robur L.). Esta mancha de carvalhos são relativamente recentes. Observa-se vestígios de fogo. A nossa área de estudo apenas se centrou nesta mancha de floresta. Porém em redor desta mancha, encontramos manchas de Eucaliptais (Eucaliptus globulus Labill.), Pinheiros ( essencialmente o Pinus pinaster Aiton) e Acácias (Acacia dealbata Link). As espécies Eucaliptus globulus e Acacia dealbata referidas anteriormente são espécies exóticas, sendo a Acacia dealbata uma espécie invasora (Decreto-Lei n.º 565/99).

10 VEGETAÇÃO 4.3.1 EARV (estrato arbóreo): 4-muito (60 - 80%)
Código: 1- nulo (0-20%), 2- pouco (20-40%), 3-médio (40 – 60%), 4-muito ( %), 5-total ( %) 4.3.1 EARV (estrato arbóreo): 4-muito ( %) Árvores / arbustos com altura entre 2 m e 4 m. 4.3.2 EARB (estrato arbustivo): 2- pouco (20-40%) Árvores / arbustos com altura entre 1 m e 2 m. 4.3.3 EHER (estrato herbáceo): 2 - pouco (20-40%) Vegetação que não atinge 1 m.

11 VEGETAÇÃO 4.4 BRI (musgos no solo): 2- esparso
Código: 1- isolado, 2- esparso, 3- aproximado, 4- denso, 5- muito denso 4.4 BRI (musgos no solo): 2- esparso 4.5 LIQ (líquenes no solo): 2- esparso 4.6 BRI (musgos no tronco): 2- esparso 4.7 LIQ (líquenes no tronco): 4- denso

12 VEGETAÇÃO 5.1 DISTÂN. (distância entre a área de estudo e estradas): 300 metros 5.2 Intervenção: 1 – presença humana; 6 – vestígios de fogo.

13 Clique na imagem Clique na imagem O bosque no
dia nossa saída de campo (dia 05 de Março) comparativamente ao dia 28 de Abril Clique na imagem Clique na imagem

14 Clique aqui para ver o vídeo
Aprendizagens durante e após a saída de campo Clique aqui para ver o vídeo 14

15 DIVULGAÇÃO NA ESCOLA


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