A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundaria D. Dinis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundaria D. Dinis"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundaria D. Dinis
Monsanto LIBOA- Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N9º 11' 06.92" W Escola Secundaria D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura de Área de Projecto e Ciências Naturais; Isabel Marques de Biologia e Professora Graça Ribeiro de Biologia. 7º Ano -24Alunos;10º Ano-5Alunos

2 Os alunos estudaram os factores abioticos e as relações que se estabelecem entre eles e os seres vivos no seu ambiente. Observaram no bosque, em estudo, os factores abioticos ou factores fisico - quimicos do local. Recolheram amostras do solo e amostras de rochas completando o seu estudo no laboratório.

3 À DESCOBERTA DO BOSQUE Altitude -135m Exposição - NW
Com Estratificação Topografia – Em Talude

4 Factores Abióticos Estação Meteorológica
A precipitação média anual oscila normalmente entre os 600 e 700 mm. A temperatura varia entre os 8°C e os 25 °C . A Temperatura média é 19ºC. A insolação média anual é 2900h.

5 O solo O Húmus é abundante.
A rocha que predomina é o basalto e a sua idade geológica é de 65±55 M.A. (Do Cretácico Superior à idade Eocénica). Os musgos e líquenes aveludam o solo cobrindo completamente as rochas transportadas pela que água circula em canais do bosque.

6 No solo fixam-se as raízes de inúmeras plantas
No solo fixam-se as raízes de inúmeras plantas. Serve ainda de substrato a muitos seres vivos que aí encontram água e tudo o que precisam para viver. Também se observam cogumelos. Os cogumelos são seres vivos do Reino dos Fungos. São decompositores. Transformam a matéria orgânica do solo em matéria mineral. Uma parte dos fungos vive no solo, o micélio. Contribuem para o equilíbrio do ecossistema e na reciclagem natural.

7 Os cogumelos também crescem nos troncos de azinheiras do Bosque.

8 No solo observam-se ainda musgos e líquenes
No solo observam-se ainda musgos e líquenes. Os líquenes são ainda abundantes nos troncos e nos ramos das árvores. Os líquenes são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga ou cianobactéria.


Carregar ppt "Escola Secundaria D. Dinis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google