A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperatura: conceito Lei Zero da Termodinâmica: utiliza o conceito de igualdade de temperatura Quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperatura: conceito Lei Zero da Termodinâmica: utiliza o conceito de igualdade de temperatura Quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um."— Transcrição da apresentação:

1 Temperatura: conceito Lei Zero da Termodinâmica: utiliza o conceito de igualdade de temperatura Quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, então ele terão igualdade de temperatura entre si! (princípio de medição de T) T3T3

2 Temperatura: escalas CELSIUS, FAHRENHEIT e KELVIN nos dá a idéia de quanto está quente ou frio um corpo Tmáx: Ponto de ebulição Tmín: Ponto de fusão Escala Celsius ou Centígrada T C = (L t – L 0 /L L 0 ) Escala Fahrenheit T C = 5/9 (T F - 32) (comparação por proporcionalidade entre os T MAX e T MIN !!!) Escala Kelvin (temperatura absoluta – temp. termodinâmica) T c = T K – 273,15 (não é uma comparação!!!)

3 Temperatura: escalas

4 Gases Ideais Lei dos Gases ideais se comprimir os gases a T=const. Se expandir os gases a T= const. PV=const Lei de Boyle PV= KT Lei de Gay-Lussac K = constante PV= nRT Equação de Estado f (T,P,V)

5 Temperatura absoluta: Kelvin Gás Ideal p T o C 273,15

6 Relações Mudança P=const. Isobárica Mudança T=const. Isotérmica Mudança V=const. Isocórica Gases Ideais

7 Exercícios Uma coluna de mercúrio é usada para medir uma diferença de pressão de 100kPa num aparelho colocado ao ar livre. Neste local a temperatura mínima no inverno é de -15 o C e a máxima no verão é de 35 o C. Qual será a diferença entre a altura a coluna de mercúrio no verão e aquela referente ao inverno, quando estiver sendo medida a diferença de pressão indicada? Admita que: g= 9,8 m/s 2 e que a densidade do mercúrio varia com a temperatura de acordo com: ρ = – 2,5 T (kg/cm 3 ) com T em o C.

8 Trabalho Termodinâmico Um sistema realiza Trabalho se o único efeito sobre as vizinhanças seja o levantamento de um peso!!

9 Processo Natural (irreversível) vs Processo em Equilíbrio (reversível) Processo Irreversível: realizado naturalmente Sem esperar que a cada movimento do sistema o conjunto Sistema + vizinhanças entre em equilíbrio! Processo Reversível: não existe! Aproximação: processo quase-estático (quase-equilíbrio)

10 UNIDADES Pela definição de W termodinâmico ( levantamento / abaixamento de peso nas vizinhanças) logo a unidade e W no S.I é: F (N) x distância (m) Potência: é o trabalho realizado por unidade de tempo P = Joule/seg = watt (W) N.m = Joule Exercício: O que significa e termos das unidades do S.I. dizer que uma companhia fornecedora de energia elétrica cobra de seus consumidores 120kW-h? Quanto de energia é consumida?

11 Convenção de sinal O trabalho executado pelo sistema (como expansão contra um êmbolo Ideal) é positivo O trabalho executado sobre sistema (como compressão do sistema) é negativo Trabalho positivo energia sai do sistema Trabalho negativo energia é acrescentada ao sistema

12 Trabalho de Expansão e Compressão quase-estático Convenção de sinais: W>0 sistema realiza W W<0 W é realizado sobre o sistema

13 Trabalho Realizado na Fronteira Móvel Trabalho realizado pelo sistema devido o movimento quase-estático é determinado pela integração da Eq.1 Equação 1

14 Trabalho Realizado na Fronteira Móvel A integração abaixo só pode ser efetuada se for conhecido a relação ente P e V durante o processo

15 Solução Gráfica Conclusão 1: o trabalho é determinado pela área abaixo da curva P – V.


Carregar ppt "Temperatura: conceito Lei Zero da Termodinâmica: utiliza o conceito de igualdade de temperatura Quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google