A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor III Fórum Mineiro das COMSETs O TRANSPORTE PÚBLICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor III Fórum Mineiro das COMSETs O TRANSPORTE PÚBLICO."— Transcrição da apresentação:

1 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor III Fórum Mineiro das COMSETs O TRANSPORTE PÚBLICO PARA UM TRÂNSITO MELHOR José Ricardo Motta Daibert Juiz de Fora – MG 30 junho de 2009

2 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Um Olhar sobre a Mobilidade Urbana Um Foco no Trânsito Um Agente de Transformação: o Transporte Público 2 Agenda

3 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor UM OLHAR SOBRE A MOBILIDADE URBANA 3

4 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor entendendo a mobilidade: qualidade e intensidade dos deslocamentos complexidade: transporte / trânsito / planejamento urbano / energia / meio ambiente / acidentes / outros agentes Um Olhar sobre a Mobilidade Urbana 4

5 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor maior renda familiar: 2,2 viagens/pessoa.dia menor renda familiar: 0,4 viagens/pessoa.dia RMSP (1997 a 2002): 1,59 para 1,33 viagens/pessoa.dia mobilidade: fator de inclusão ou exclusão social A Mobilidade Motorizada 5

6 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Que cidade desejamos?  voltada para o automóvel?  com foco nas pessoas? Um Pacto com o Futuro 6

7 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Projeto de Lei de Mobilidade: PL 1687/07 maio/2009: instauração da Comissão diretrizes para o transporte coletivo Uma Proposta lei municipal de diretrizes para a mobilidade urbana Marcos Regulatórios 7

8 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor UM FOCO NO TRÂNSITO 8

9 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor vida humana: 200.000 anos automóvel: 123 anos (1886)  53 segundos do “dia do Homem” 24 H O Homem, o Tempo, o Automóvel 9

10 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Permitir mobilidade com segurança mobilidade: caos urbanos segurança: 1.200.000 mortes/ano AF 447 228 mortes (31/maio) Trânsito: cerca de 100.000 mortes (31/maio a 30/junho), das quais 3.000 no Brasil A Invenção do Automóvel 10

11 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor  espaço urbano  meio ambiente  energia  recursos  saúde  tempo  vidas Consumos do Trânsito 11

12 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor problema mundial gestão municipal modelo baseado no automóvel Brasil – 1997 a 2009 (Denatran) : frota de 30 milhões para 55 milhões de veículos custo anual de acidentes (2006): R$ 31,6 bilhões São Paulo (dia) => 500 nascimentos 800 novos carros A Questão Trânsito 12

13 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Citgroup: “trânsito resulta em perda de 5% da produtividade do Brasil” ( combustível, horas perdidas, saúde,...) Cidade de São Paulo: prejuízo anual de R$ 33,1 bilhões Alguns Números 13

14 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor  Prioridade Política  Investimentos  Planejamento  Educação  Ciências Aplicadas (Gestão, Tecnologia, Engenharia, Fiscalização,...) A Solução do Trânsito Impõe 14

15 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Re...pensando os 3 “Es”. Engenharia Fiscalização Educação Segurança do Trânsito 15

16 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor planejamento urbano operações e restrições infraestrutura tecnologia vias subterrâneas Re... Engenharia 16

17 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor “Via pública não é lugar de estacionar veículo!” Re... Engenharia: Um Conceito 17

18 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor tecnologia aplicada prevenção aquisição automóvel x garagem educação x arrecadação Re... Fiscalização 18

19 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor “Todos trabalhando para entregar um trânsito melhor para os nossos cidadãos. Quando é que trabalharemos para entregar melhores cidadãos para o nosso trânsito?” Frase alusiva à vencedora em congresso sobre vida sustentável Re... Educação 19

20 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor inclusão da mobilidade urbana nas grades curriculares de 1º, 2º e 3º graus (art. 76 CTB) preservação da faixa de pedestres educação pró transporte público campanhas pró lei seca consciência coletiva e solidariedade no trânsito Re... Educação 20

21 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Você adesivaria assim o seu automóvel? Eu cumpro a Lei Seca: NUNCA ESTE CARRO É DIRIGIDO POR QUEM BEBEU. 21

22 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Junho 09: um ano de Lei Seca Brasil. PRF: 14 mil motoristas reprovados em 1 ano. internações SUS: - 23% (2º sem 09x08). mortes: - 22,5% (2º sem 09x08) São Paulo (jul a abr 09 x 08). feridos: - 23%. mortes: - 6,9% (menos 1 por dia) Rio de Janeiro. feridos: - 40%. mortes: - 54% (menos 1 a cada 2 dias) 22

23 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor cidades menores: migrações gestão de demanda: escalonamento de horários pedágio urbano rodízio de veículos anéis viários: blindagem de áreas centrais desmotorização: cotas de veículos por família sobretaxação da gasolina com aplicação direcionada Alternativas de Atuação 23

24 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Referenciais de Soluções Curitiba:. investimento em Transporte Coletivo Bogotá:. alta taxação da gasolina. investimentos em sistema de mobilidade:. investimentos em sistema de mobilidade: Transmilênio Transmilênio. redução dos tempos de deslocamento em 25%. redução dos tempos de deslocamento em 25% Boston:. vias expressas subterrâneas Boston:. vias expressas subterrâneas. rodoanel de 30 km. rodoanel de 30 km Manhatan:. incentivo à desmotorização Manhatan:. incentivo à desmotorização. 75% não usam carro. 75% não usam carro 24

25 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Japão:. emplacamentos vinculados à demonstração de Japão:. emplacamentos vinculados à demonstração de garagem garagem Cingapura:. 1º pedágio urbano - 1975 Cingapura:. 1º pedágio urbano - 1975. 1990 – limitação veículos / família. 1990 – limitação veículos / família. menos de 30% das famílias possuem carros. menos de 30% das famílias possuem carros. estacionamentos na periferia e acesso ao. estacionamentos na periferia e acesso ao centro por bicicletas centro por bicicletas Londres:. 2003 - pedágio Londres:. 2003 - pedágio. retirada da área central – 60 mil veículos / dia. retirada da área central – 60 mil veículos / dia. redução de 30% congestionamentos. redução de 30% congestionamentos. acréscimo de 20% na demanda por ônibus. acréscimo de 20% na demanda por ônibus Referenciais de Soluções... 25

26 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Milão:. pedágio verde: “eco-pass” Milão:. pedágio verde: “eco-pass”. veículos que poluem menos são isentos. veículos que poluem menos são isentos. redução em congestionamentos em 40%. redução em congestionamentos em 40% Barcelona:. bolsões de bicicletasBarcelona:. bolsões de bicicletas. acesso controlado. acesso controlado Referenciais de Soluções... 26

27 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor UM AGENTE TRANSFORMADOR: O TRANSPORTE PÚBLICO 27

28 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Por que o Transporte Público? 28

29 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Transporte Coletivo x Transporte Individual(*) Transporte Coletivo x Transporte Individual(*) (*) ANTP - Cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes - 2007 (*) ANTP - Cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes - 2007 Por que o Transporte Público? 29 INDICADOR TRANSPORTE COLETIVO x TRANSPORTE INDIVIDUAL Viagens Motorizadas50% FrotaV59 x V Área OcupadaA16 x A PoluentesP5 x P Custo AcidentesAC6 x AC EnergiaE3 x E

30 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Uma Ilustração da Ocupação do Sistema Viário 30 ATUAL: 99% Transp. Individual e 1% Transp. Coletivo Hipotético: 100% Transp. Coletivo Transporte IndividualTransporte Coletivo

31 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Frota115 milÔnibus Demanda Diária55 milhõesPassageiros Demanda Anual14 bilhõesPassageiros População Atendida122 milhõesHabitantes... demanda em queda !... tarifa em alta ! Alguns Números do Transporte Público 31

32 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor O transporte motorizado na RMSP % Demanda% Frota Público50%0,8% Privado50%99,2% Fonte: STM – RMSP 1997 Transporte Público X Transporte Particular 32

33 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Tarifa não é custo nem remuneração: custo é apuração / remuneração é contratação / tarifa é política  Roma : 10%  Amsterdam : 25%  Atenas : 27%  Paris : 33%  Bruxelas : 33%  Estocolmo : 34%  Viena : 40%  Frankfurt : 45%  USA ( média ) : 50% Brasil : 119% (exceções São Paulo e São Bernardo) Fontes NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano APTA – American Public Transportation Association do custo total, a tarifa cobre em : O Barateamento da Tarifa 33

34 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor incidência média de tributos, taxas e encargos : 24,62% percentual de demanda gratuita (2007) : IncidênciaGratuidadeImpacto na Tarifa Máxima40,84%29,00% Média23,64%18,51% Brasil Fonte NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano 34

35 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Universalidade do Transporte acessibilidade: sim custeio: não aporte orçamento público cobertura de gratuidades outros subsídios O Barateamento da Tarifa por Outras Fontes 35 Comissão Parlamentar de Desoneração dos tributos parecer relator junho/09

36 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor  alcance nacional : cerca de R$ 8 bi / ano Médias Nacionais Um Exercício do Impacto sobre a Tarifa (via redução custos) MedidaImpacto Redução 50% óleo diesel10% Redução impostos/encargos20% Cobertura gratuidades19% Subtotal49% 36

37 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Consenso mundial Brasil (últimos anos) nove capitais: frota de ônibus reduziu 9% nove capitais: frota de ônibus reduziu 9% número de passageiros caiu 25% número de passageiros caiu 25% “contramão da mobilidade sustentável” “contramão da mobilidade sustentável” O Investimento no Transporte Público 37

38 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Alternativas para o Transporte Público 38 “Transporte Público barato e de qualidade é possível!”

39 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor “Não” à associação do TP a desserviços Customização da oferta Agregação de valor: (TVbus, Infobus, GPS) Exemplo Cartão Bilhetagem Eletrônica: créditos transportes / funções financeiras / moeda Eletrônica / compras / saúde / táxis / lazer Alternativas para o Transporte Público 39

40 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor... melhorar a mobilidade urbana... encontrar soluções objetivas para o trânsito e o meio ambiente ambiente... promover grande transformação social Investir no Transporte Público é...... 40

41 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor FoIM.. u. ÍINI O C ? 41

42 Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor Esta apresentação estará disponível a partir do dia 06 de julho no site www.transportaconsultoria.com.br 42


Carregar ppt "Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor III Fórum Mineiro das COMSETs O TRANSPORTE PÚBLICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google