Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
“EXCELÊNCIA EM GESTÃO”
Seminário em Busca da Excelência Manaus – AM Programa Qualidade Amazonas 28/3/2007 Duvivier Guethi Junior Gerente de Educação
2
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
3
MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.
4
Destaques FNQ assinantes da FNQ em Revista 201 organizações membros da FNQ horas de trabalho voluntário 3.345 voluntários na banca examinadora do PNQ Critérios de Excelência distribuídos pessoas capacitadas no Modelo de Excelência da Gestão
5
“Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
Rede Brasileira de Qualidade, Produtividade & Competitividade -15 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
6
15 52 ~5.000 ~48.000 +10 MILHÕES Destaques ANOS DE MOVIMENTO
MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO INTEGRALMENTE +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® ~48.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO PARCIALMENTE
7
+8.100 520.000 +30.000 +65.000 Destaques ORGANIZAÇÕES MEMBROS
DAS INSTITUIÇÕES GESTORAS DOS MOVIMENTOS DE QP&C CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS PESSOAS CAPACITADAS COMO EXAMINADORES DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO PESSOAS CAPACITADAS EM NO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
8
13.257 1.574 +30.000 +440.000 Destaques ORGANIZAÇÕES CANDIDATAS
AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS 1.574 ORGANIZAÇÕES PREMIADAS VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO
9
NOVOS PARADIGMAS DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO
10
Mudança de paradigmas nas organizações
DIMENSÕES DE PARA Ambiente externo Estabilidade, mudança progressiva e linearidade Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial Organizações Máquina, sistema isolado e independência Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade Liderança Comando e controle, liderança centralizada e restrita à empresa Líder como mentor, focalizador e símbolo, com liderança distribuída e abrangendo o ecossistema Sociedade e meio ambiente Restrições sujeitas a cálculo custo/benefício Partes integrantes do ecossistema da organização Estrutura Pirâmide e integração vertical Redes e integração horizontal Percepção de valor Avaliação objetiva de ativos tangíveis Avaliação subjetiva de ativos intangíveis
11
Mudança de paradigmas nas organizações
DIMENSÕES DE PARA Interação Competição, regionalidade e relacionamento utilitário Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade Inovação Localizada Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema Conhecimento Crescimento linear e acesso restrito Crescimento exponencial e acesso universal Aprendizado/ educação Função da escola e se aprende uma vez para o resto da vida Função da escola e empresa e se aprende durante toda a vida Tecnologia da Informação Mais tecnologia, menos pessoas Maior conteúdo intelectual e transformação do trabalho em experiência mais rica e desafiadora
12
Posicionamento Conceitual
“A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos” “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”
13
DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Estudo SERASA e FNQ
14
Quantidade de empresas da amostra Usuária do MEG / Membro da FNQ
Usuárias do modelo de excelência x desempenho financeiro Quantidade de empresas da amostra Usuária do MEG / Membro da FNQ Setor Indústria 60 1.635 Serviços 47 1.028 Comércio 9 877 Bancos 8 154 O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 124 demonstrativos contábeis de empresas membros da FNQ e usuárias do Modelo de Excelência da Gestão® Os índices econômicos-financeiros destas empresas foram comparados ao desempenho das maiores empresas do setor em que atuam, durante um período de 7 anos Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação Base junho/2006
15
Membros da FNQ e usuários do MEG
EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Indústria Serviços 75,1% 30,8% 30,2% 30,3% Comércio 73,9% 41,7% Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor
16
Membros da FNQ e usuários do MEG
MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor
17
Membros da FNQ e usuários do MEG
MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor
18
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO®
19
EVOLUÇÃO DAS EMPRESAS FORÇA _ + AGILIDADE + _
20
Principais Prêmios Internacionais
Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países
21
Modelo Brasileiro de Excelência da Gestão®
22
Modelo de Excelência da Gestão®
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos, que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar à mudança. Além disso, o modelo utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
23
Fundamentos da Excelência
Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos Visão de futuro Orientação por processos e informações Geração de valor Valorização de pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social
24
Aprendizado Organizacional
Pensamento Sistêmico Aprendizado Organizacional
25
Liderança e Constancia de Propósitos
Cultura de Inovação Liderança e Constancia de Propósitos
26
Orientação por processos e informações
Visão de Futuro Orientação por processos e informações Learn
27
Valorização das Pessoas
Geração de Valor Valorização das Pessoas
28
Conhecimento Sobre Cliente e Mercado Desenvolvimento de Parcerias
29
Responsabilidade Social
30
O MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO® “A construção de tigres”
(MEG) “A construção de tigres”
31
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
32
Critérios de Excelência - 2007
Critérios e Itens Pontuação Máxima 1 Liderança 1.1 Sistema de liderança 1.2 Cultura da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização 2 Estratégias e planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Implementação das estratégias 3 Clientes 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 30 3.2 Relacionamento com clientes 30 4 Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental 4.2 Ética e desenvolvimento social 5 Informações e conhecimento 5.1 Gestão das informações da organização 20 5.2 Gestão das informações comparativas 20 5.3 Gestão dos ativos intangíveis 20
33
Critérios de Excelência - 2007
Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas 6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitação e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida 7 Processos 7.1 Gestão de proc. principais do negócio e dos proc. de apoio 50 7.2 Gestão do relacionamento com os fornecedores 7.3 Gestão econômico- financeira 8 Resultados 8.1 Econômico - financeiros 8.1 Relativos aos clientes e ao mercado 8.3 Relativos à sociedade 8.4 Relativos às pessoas 8.5 Processos principais do negócio e dos proc. de apoio 100 8.6 Relativos aos fornecedores Total de Pontos
34
CORRELAÇÃO DOS FUNDAMENTOS
COM OS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
35
Fundamentos X Critérios de Excelência
36
CONHECIMENTO DISPONÍVEL
37
Portal FNQ
40
Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão
Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão
41
Cadernos de Excelência
Série Cadernos de Excelência Convênio Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação
42
Detalha o modelo, seus requisitos e suas inter-relações
Cadernos: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados Detalha o modelo, seus requisitos e suas inter-relações
43
Auto-avaliação Convênio
44
Caderno Auto-avaliação e Gestão de Melhorias
Fornecer uma visão global do ciclo do PDCL de gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação, as suas diferentes metodologias, e práticas de planejamento e controle
45
Software Diagnóstico da Gestão
46
Banco de Boas Práticas
47
202 boas práticas 57 organizações
48
PORTAL:
49
“O FUTURO TEM UM PÉSSIMO HÁBITO: CHEGAR DE REPENTE“ www.fnq.org.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.