A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O que é Geoprocessamento ? O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 12 etapas : 1.Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS 2.Criar grade de agricultura de precisão 3.Criar pontos de amostragem 4.Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem 5.Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) 6.Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão 7.Criar um mapa de aplicação com taxa variável 8.Exportar o mapa de aplicação com taxa variável 9.Sensoriamento remoto e agricultura 10.Baixar uma imagem gratuita de satélite 11.Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips 12.Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI

3 Espectro IVP – Espectro V Espectro IVP + Espectro V Planta saudávelPlanta com estressePlanta com estresse severo Vermelho (V)Infravermelho próximo (IVP) Absorção de Clorofila (Fotossíntese): Plantas saudáveis absorvem mais luz no espectro vermelho Estrutura celular: Plantas saudáveis refletem mais luz no espectro infravermelho próximo Definição: Um índice de vegetação mede a atividade fotossintética, ou seja, a produtividade da lavoura na imagem de satélite por meio do comportamento espectral da cultura. Índices de vegetação usam geralmente os espectros de vermelho e infravermelho próximo; o gráfico abaixo mostra, como plantas saudáveis e plantas com estresse divergem no comportamento espectral nestes dois espectros: O mais popular índice de vegetação é o NDVI com seguinte fórmula: Teoria 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI

4 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Neste tutorial, vamos aprender com criar o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), o mais usado índice de vegetação ao lado do EVI. Clique em “Cálculo...”.

5 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Escolhe no grupo “Broadband Vegetation Indices” a Operação NDVI – Normalized Difference Vegetation Index”. Escolhe no grupo “Broadband Vegetation Indices” a Operação NDVI – Normalized Difference Vegetation Index”. Digite valor “1”. Escolhe “32-bit ponto-flutuante”. Por fim, clique em “Rasters...”.

6 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar um NDVI Selecione primeiro a imagem de satélite “RapidEye Espectro Infravermelho Próximo” e a seguir “RapidEye Espectro Vermelho Extremo”. Navegue até o arquivo de projeto “Imagem de Satélite.rvc” e entre no arquivo, clicando 2x nele. A seguir, clique em “OK”

7 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique em “Executar”.

8 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Digite “NDVI” como nome e “NDVI RapidEye Espectro...” como descrição. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

9 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Parabéns! Você acabou de criar um NDVI. Clique em “Sair” para encerrar o processo. Parabéns! Você acabou de criar um NDVI. Clique em “Sair” para encerrar o processo.

10 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Na segunda parte deste tutorial, vamos interpretar um NDVI.Clique em “Exibição...

11 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no ícone “Adicionar Raster”.

12 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique em “Individual”.

13 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique duas vezes em seguida em “NDVI” para transferir o raster para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”. Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

14 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI O “NDVI” é uma imagem em escalas de cinza; o maior o NDVI (celas mais claras), o maior a atividade fotossintética, ou seja, a produtividade da lavoura. Conseqüentemente, as partes mais escuras representam áreas de pouca atividade fotossintética. Vamos explorar mais um pouco a imagem, que representa canaviais. O “NDVI” é uma imagem em escalas de cinza; o maior o NDVI (celas mais claras), o maior a atividade fotossintética, ou seja, a produtividade da lavoura. Conseqüentemente, as partes mais escuras representam áreas de pouca atividade fotossintética. Vamos explorar mais um pouco a imagem, que representa canaviais. Clique no símbolo “+”.

15 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no ícone preto e branco de raster e a seguir em “Região de Limiar de Raster...”.

16 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Mude o valor para “0.22” e clique em “Aplicar”. Esta área tem o menor NDVI; provavelmente trata-se de um talhão já colhido de cana.

17 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Mude o valor para “0.52” e ‘0.58” e clique em “Aplicar”. As áreas com os limites em verde representam as área com o maior NDVI, ou seja, a maior produção de biomassa. Assim, o agricultor pode avaliar a produtividade e sua variabilidade espacial na sua lavoura. Por fim, clique em “OK”.

18 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Primeiro, clique na aba “Região” e a seguir, clique em “Salvar Região...”.

19 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Digite o nome sugerido e clique em “OK”. Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

20 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no “X” para fechar a GeoCaixa de Ferramentas.

21 Prática 12. Índices de Vegetação – Criar e interpretar o NDVI Clique no novamente no “X” e a seguir em “Sim” para encerrar a exibição.

22 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta.


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google