A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO Módulo I – Nível Básico – Painel de Indicadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO Módulo I – Nível Básico – Painel de Indicadores."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO Módulo I – Nível Básico – Painel de Indicadores

2

3 O QUE É? É um aplicativo que utiliza tabelas, também conhecidas como planilhas, para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas.

4 COMO O USAREI NA CONSTRUÇÃO DOS INDICADORES? Os dados tabulados no Tabwin e no Epi Info serão copiados ou exportados para a planilha do Excel, assim facilitando a edição e formatação das tabelas para uma melhor apresentação dos dados.

5 REDIMENSIONANDO LINHAS E COLUNAS Passe o mouse entre as letras das colunas ou os números das linhas até aparecer o ícone ( ). Quando aparecer o ícone, clique com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste do tamanho que desejar.

6

7 INSERINDO E EXCLUINDO LINHAS E COLUNAS Clique em uma célula com o botão direito do mouse, no menu que se abre clique em “Inserir” ou “Excluir”. Na próxima janela clique em “Coluna inteira” ou “Linha inteira”.

8 MESCLANDO CÉLULAS Mesclar células significa juntar duas ou mais células adjacentes em uma única célula. Selecione as células a serem mescladas, clique no menu “Página Inicial” e depois em “Mesclar e Centralizar”.

9

10 USANDO FÓRMULAS Fórmulas são equações que efetuam cálculos com os valores na planilha.  Adição  Subtração  Multiplicação  Divisão ATENÇÃO! Toda fórmula começará com o sinal de igual =

11 10 15 = B2 + C = B2 - C = B2 * C = B2 / C ,5 ATENÇÃO! No Excel, o símbolo de multiplicação não é a letra X(xis) e sim o asterisco ( * ).

12 PORCENTAGEM = B2 / C = (B2 / C2)*100 0,5 50%50,00% 50

13

14 O aplicativo TABWIN é um tabulador de dados desenvolvido pelo Datasus/MS para permitir a realização de tabulações rápidas a partir das bases de dados dos sistemas de informação do SUS.

15 Para seu funcionamento, além da instalação do programa, é necessário um conjunto de arquivos em três formatos: Arquivo de conversão (cnv) Arquivo de base de dados (dbf) Arquivo de definição (def) Importante: é necessário ter instalado um programa para descompactar os arquivos!

16 É um arquivo texto que converte os códigos dos campos numa descrição compreensível ao usuário. Numa seleção, o arquivo CNV é responsável por permitir filtrar os registros que atendam a um determinado critério.

17

18 É um arquivo de dados no formato DBASE contendo as variáveis e os registros individuais de casos de um sistema de informação.

19

20 É um arquivo texto que, através de uma formatação própria, informa ao Tabwin o local de origem da base de dados que será tabulada, os campos dessa base de dados que estão disponíveis e onde eles serão exibidos no painel de tabulação.

21

22 Como o tabwin é um tabulador de dados, sua instalação é diferente da maioria dos programas de análise. Seu uso depende diretamente da criação de pastas com nomes e locais específicos.

23

24 O arquivo vem compactado (.zip)

25 IMPORTANTE: Os arquivos nos formatos.def,.dbf e.cnv estão armazenados em área protegida por senha pois contém dados de identificação dos casos notificados. NÃO divulgue essa senha.

26

27

28 Criar DUAS pastas: - Tabwin (C\:Tabwin) - SinanNet e dentro dela uma pasta chamada BaseDbf (C:\SinanNet\BaseDBF)

29 Dentro da pasta BaseDbf ficarão os arquivos (após a descompactação) de extensão.dbf,.def e.cnv.

30 Dentro da pasta Tabwin ficarão os arquivos (após a descompactação) do tabwin.zip. O arquivo TabWin.exe é o executor das funções do programa e deverá ser encaminhado para a área de trabalho (como atallo).

31

32

33

34

35 Seleções que irão compor o layout da tabela a ser criada; Contém todos os campos da ficha de investigação.

36 Auxilia a filtrar as informações que entrarão na análise, evitando excesso de informações zeradas.

37 É a localização do banco em DBF e os arquivos localizados na referida pasta. Mais de um arquivo poderá ser selecionado.

38 São os filtros que podem ser selecionados durante a análise.

39 Ajuda a procurar a categoria desejada

40 Salvar Registros: cria um banco em dbf com os registros após a seleção dos filtros Não Classificados: são os registros que tiveram alguma informação que não pode ser codificada.

41 É o registro das seleções e bancos utilizados na análise realizada.

42 As informações geradas podem ser copiadas através dos ícones: ou

43

44 O Epi Info® é um software gratuito que permite a construção de questionários e formulários para entrada de dados, sua análise estatística, entre outros. Criado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e foi desenvolvido para os profissionais de saúde pública

45

46 EPI INFO 7 NÃO LÊ BANCOS DE DADOS EM.DBF

47

48 ÁREA DE ANÁLISES ÁREA DE PROGRAMAÇÃO

49 É utilizado para localizar o banco de banco de dados a ser trabalhado. Exemplo: READ "dBASE IV" C:\SinanNet\BaseDBF\LEPTONET.DBF'

50 É utilizado para visualizar informações sobre o banco de dados. Ele mostra todas as variáveis do banco de dados, por ordem alfabética e o formato de cada variável. Exemplo: DISPLAY DBVARIABLES

51

52 Obs: Comando CANCEL SELECT

53

54

55 Cria uma listagem dos registros existentes no banco de dados a partir das seleções executadas. Pode listar todas as variáveis ou apenas algumas. Exemplo: LIST NU_NOTIFIC DT_NOTIFIC NM_PACIENT

56

57

58


Carregar ppt "Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO Módulo I – Nível Básico – Painel de Indicadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google