A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Animalia - Répteis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Animalia - Répteis"— Transcrição da apresentação:

1 Reino Animalia - Répteis
Ciências 7º ano Profe. Cristiane Rangel Reino Animalia - Répteis

2 Répteis buddy mays / corbis / latinstock Que características tornam os répteis bem adaptados à vida terrestre? Quantos exemplos de répteis você conhece?

3 Características gerais
São animais rastejantes.Representados por cerca de 7 mil espécies. Primeiros vertebrados a se adaptar completamente a vida terrestre.

4 Revestimento - a pele dos répteis e respiração
A pele dos répteis é grossa, seca e impermeável, com uma camada de células ricas em queratina. Não há glândulas na pele. Por isso, não ocorrem trocas gasosas por meio dela e os pulmões dos répteis são mais desenvolvidos que os dos anfíbios. As serpentes e lagartos possuem um pulmão atrofiado e outro bem comprido. pulmão pulmão de anfíbio ilustrações: ingeborg asbach / arquivo da editora pulmão de réptil

5 Possuem o esqueleto ósseo a musculatura bem desenvolvida.
Assim como os anfíbios e peixes, os répteis são ectotérmicos. O intestino (sistema digestório) termina numa cloaca (fezes, urina e ovos). Cloaca ou ânus?

6 Circulação A circulação dos répteis é semelhante à dos anfíbios: o coração possui dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido e impulsiona sangue para os pulmões e para o corpo (exceção dos jacarés). Sangue com gás carbônico vai para os pulmões. Sangue com oxigênio vai do pulmão para o coração. Sangue com maior teor de oxigênio vai para o corpo. Sangue com gás carbônico vai para o coração. A excreção dos répteis é uma adaptação ao ambiente terrestre. Répteis usam menos água para eliminar toxinas do corpo, o que torna sua urina pastosa.

7 A reprodução dos répteis
Reprodução sexuada e os sexos são separados. A fecundação interna e o desenvolvimento do embrião dentro de um ovo com casca favoreceram a conquista do ambiente terrestre. âmnio Dentro do ovo, o embrião fica protegido contra a desidratação. Há reservas de alimento – a gema e a clara – e o embrião fica mergulhado em uma bolsa de água, chamada de âmnio. Casca = proteção. Clara = proteína. Gema = várias substâncias Âmnio = evita que o embrião seque e protege. casca ingeborg asbach / arquivo da editora Nutrição do embrião córion clara gema

8 Répteis Sucuri Curiosidades sobre as Serpentes 7 curiosidades sobre cobras

9 A maioria dos répteis é ovípara
A maioria dos répteis é ovípara. Mesmo as espécies que vivem na água vão para a terra e aí botam seus ovos. fabio colombini / acervo do fotógrafo Entre as serpentes e os lagartos há espécies ovovivíparas e vivíparas, como as serpentes marinhas, que nunca vão à terra.

10 Os grupos de répteis Quelônios Grupo das tartarugas, jabutis
e cágados. Possuem um bico duro na boca, que é desprovida de dentes. Podem ser carnívoros ou herbívoros. Cágado A maioria das espécies é herbívora e tem um casco que protege seu corpo.

11 Quelônios (continuação)
Jabuti: exclusivamente terrestre. Casco é alto e suas patas são cilíndricas (lembrando as de elefantes). Alimenta-se de frutas, verduras e carnes. Cágado: vive na água doce, entretanto, eles também vivem na terra. Patas são dotadas de membranas interdigitais, ou seja, entre os dedos, que facilitam a natação desses animais. Casco é mais achatado quando comparado ao jabuti. A grande maioria é carnívora, mas existem espécies onívoras. Escondem o pescoço lateralmente.

12 O litoral brasileiro é visitado por várias espécies de tartarugas marinhas, que desovam nas praias.
fabio colombini / acervo do fotógrafo Algumas delas estão ameaçadas de extinção pela pesca, pela coleta de seus ovos e pela destruição do seu ambiente natural.

13 Pertencem a esse grupo os crocodilos e jacarés.
Crocodilianos Pertencem a esse grupo os crocodilos e jacarés. O corpo deles é alongado e coberto por escamas e placas ósseas. São carnívoros e passam boa parte do tempo dentro da água ou na beira dos rios. fabio colombini / acervo do fotógrafo

14 Diferença entre crocodilo e jacaré
Jacaré é da família Alligatoridae e o Crocodilo da Crocodilidae Nos dois animais, o quarto dente de cada lado do maxilar inferior" é maior que os outros. No jacaré esses dentes ficam escondidos e só aparecem quando o animal abre a boca. No caso do crocodilo, eles ficam expostos Dentes superiores e inferiores dos jacarés não são alinhados, enquanto os do crocodilos são. Jacaré tem focinho largo e arredondado, a cabeça do crocodilo é mais afilada. O comprimento do corpo dos dois animais pode variar desde 1 metro e meio até 6 metros. No Brasil há apenas jacaré.

15 Escamados Grupo formado pelos lacertílios (lagartos, lagartixas e camaleões), ofídios (serpentes) e anfisbenídios (cobras-de-duas-cabeças). FOTOS: fabio colombini / acervo do fotógrafo

16 Por que as serpentes não têm pernas?
Acredita-se que elas tenham evoluído de lagartos que se enterravam no solo para se proteger de predadores. O corpo alongado e sem pernas seria uma adaptação a esse modo de vida. fabio colombini / acervo do fotógrafo Por seleção natural, os animais mutantes com pernas curtas ou sem pernas teriam aumentado de número ao longo das gerações e essa característica teria persistido.

17 Em caso de picada, deve-se buscar socorro médico para que
Algumas serpentes possuem glândulas produtoras de peçonha, que é inoculada pelos dentes. Em caso de picada, deve-se buscar socorro médico para que a vítima seja tratada com soro antiofídico. Não se deve amarrar a região da picada para isolar a peçonha nem sugar o local da picada. Também não se deve fazer cortes ou ter contato direto com o sangue da vítima. fabio colombini / acervo do fotógrafo

18 Fosseta loreal

19 Conheça algumas serpentes peçonhentas: Globo Rural
Coral-verdadeira. IVAN SAZIMA / REFLEXO fabio colombini / acervo do fotógrafo fabio colombini / acervo do fotógrafo Jararaca. Cascavel.

20 Coral Acidente elapídico (causado por coral verdadeira): no local da picada não se observa alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se por visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.

21 Cascavel Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dores musculares generalizadas e urina escura.

22 Jararaca Acidente botrópico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

23 Camaleão O cérebro do camaleão recebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele, fazendo com que elas assumam a cor do ambiente em segundos (no máximo, em minutos). A alteração é regulada por hormônios produzidos pela hipófise, uma glândula na base do cérebro, e chegam às células da pele por meio da circulação sanguínea. Camaleão

24 A evolução dos répteis Os primeiros répteis surgiram há cerca de 360 milhões de anos, quando o clima da Terra ficou mais seco. Eles evoluíram dos anfíbios que existiam naquela época. Esses répteis ancestrais deram origem aos répteis atuais, às aves e aos mamíferos, e a formas que não existem mais, como os pterossauros. ROGER HARRIS / SCIENCE PHOTO LIBRARY / LATINSTOCK

25 Alguns répteis, como os plesiossauros e as tartarugas marinhas, voltaram a viver no meio aquático. Porém, mantiveram algumas adaptações à vida terrestre, como a respiração pulmonar. CHRIS BUTLER / SCIENCE PHOTO LIBRARY / LATINSTOCK

26 Os dinossauros Os dinossauros eram répteis que habitavam o ambiente terrestre no período entre 248 milhões e 65 milhões de anos atrás, muito antes do aparecimento do homem no planeta. ‘Dino’ = terrível; ‘Saurios’ = lagarto Os primeiros dinossauros, como o Compsognato, eram pequenos, se comparados com os gigantes que viriam depois. joe tucciarone / science photo library / latinstock Compsognato, com 60 cm a 90 cm de comprimento e cerca de 3 kg.

27 Veja alguns exemplos dos grandes dinossauros:
joe tucciarone / science photo library / latinstock DORLING KINDERSLEY / CORBIS / LATINSTOCK Tiranossauro, com 15 m de comprimento e 6 m de altura. Estegossauro, com 7 m de comprimento e 5 m de altura. ROGER HARRIS / SCIENCE PHOTO LIBRARY / LATINSTOCK Velocirraptor, com 3 m de comprimento e 1 m de altura. JOHANN BRANDSTETTER / AKG / ALBUM / LATINSTOCK Braquiossauro, com 22 m de comprimento e 12 m de altura. joe tucciarone / science photo library / latinstock Triceratope, com 9 m de comprimento e 4 m de altura.

28 Ao longo da história da Terra ocorreram várias extinções em massa.
SCIENCE PHOTO LIBRARY / LATINSTOCK Há 65 milhões de anos ocorreu uma extinção em que várias espécies de plantas, invertebrados e répteis, incluindo os dinossauros, deixaram de existir. A hipótese mais aceita é a de que a extinção foi provocada pela queda de um asteroide na Terra. A poeira levantada pelo impacto teria escurecido o céu e esfriado o planeta por vários anos.


Carregar ppt "Reino Animalia - Répteis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google