A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASTRONOMIA É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios. O astrônomo investiga a origem e a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASTRONOMIA É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios. O astrônomo investiga a origem e a."— Transcrição da apresentação:

1

2 ASTRONOMIA

3 É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Com telescópios e câmeras, observa os objetos cósmicos (estrelas, planetas, galáxias e outros corpos) e capta sua imagem para estudar seus movimentos, sua disposição pelo espaço e sua composição química.

4 Mercado de Trabalho O mercado para o astrônomo concentra-se na área acadêmica. Para atuar como professor ou pesquisador, o bacharel tem de fazer uma pós-graduação. "A pesquisa científica na área de astronomia cresceu muito, mas ainda há espaço para crescer", diz a professora Jane Gregorio-Hetem, da USP. Mas o astrônomo sai da escola preparado para participar de outros mercados. Dependendo da vertente que escolher, o profissional pode ir para a área de instrumentação, trabalhar em empresas de tecnologia avançada e com sistemas de automação e controle, por exemplo.

5 Curso Engana-se quem imagina que na graduação ficará todo o tempo de olhos grudados no telescópio. Os modernos instrumentos de observação são manipulados por computador, e boa parte dos dados é disponibilizada na internet. Física e matemática são a base teórica do curso. À medida que você avança na formação, pode dar ênfase à pesquisa, ao desenvolvimento de códigos numéricos, à área de instrumentação ou de divulgação científica. Você também pode dedicar-se à Astronomia fazendo o bacharelado em Física e, depois, uma pós-graduação na área. Duração média: quatro anos.

6 São assim as carreiras em todas as instituições de ensino e pesquisa, exceto na Universidade Federal do Rio Janeiro, que conta com o curso de graduação em Astronomia desde A grande maioria dos pesquisadores em Astronomia e Astrofísica no Brasil fez um bacharelado ou licenciatura em Física e depois a pós- graduação, mestrado e doutorado, em Astronomia. A Universidade de São Paulo, que iniciou o curso de graduação em astronomia em 2009, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que iniciou em 2010 o Bacharelado em Física com habilitação em Astrofísica, e a Universidade Federal de Sergipe, que iniciou o Bacharelado em Física com Habilitação em Astronomia em 2011.

7 É importante realçar que um profissional de Astronomia só entra realmente no mercado de trabalho após obter o Doutorado. Durante os últimos anos da graduação e durante a pós-graduação, a grande maioria dos estudantes recebe bolsa das agências financiadoras brasileira, CNPq, CAPES e FAPESP, esta última em São Paulo.

8 O que você pode fazer Divulgação Montar exibições, dar palestras e coordenar visitas a planetários e museus, difundindo os conhecimentos astronômicos para o público leigo.

9 Pesquisa Trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais, estudando a física e a dinâmica dos corpos celestes, seu tamanho e seus movimentos, bem como sua composição química, origem e evolução.

10 Ensino Dar aulas de física, matemática ou astronomia no Ensino Médio.

11 Enquanto você se prepara veja as 10 melhores fotos captadas pelo telescópio Hubble no espaço sideral.

12 1º- A Galáxia do Sombrero - distante 28 milhões de anos luz da Terra - foi eleita a melhor foto, captada pelo Hubble. As dimensões desta Galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espetacular. Ela têm 800 bilhões de sois e um diâmetro de anos luz. Um ano luz tem km de comprimento. (- The Sombrero Galaxy - 28 million light years from Earth - was voted best picture taken by the Hubble telescope. The dimensions of the galaxy, officially called M104, are as spectacular as its appearance.It has 800 billion suns and is light years across.)

13 2º -A Nebulosa da Formiga, que é uma nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3. Assemelha-se a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Esta Nebulosa, esta distante da nossa Galáxia, e da Terra, entre a anos luz. (- The Ant Nebula, a cloud of dust and gas whose technical name is Mz3, resembles an ant when observed using ground-based telescopes. The Nebula lies within our galaxy between and light years from Earth.)

14 3º - Em terceiro lugar está a Nebulosa NGC2392, chamada Esquimó, pois se assemelha a um rosto circundado por chapéu ou gorro enrugado. Este chapéu, na realidade, é um anel formado por estruturas ou restos desagregados de estrelas mortas. A Esquimó está há anos luz da Terra. (- In third place is Nebula NGC 2392, called Eskimo because it looks like a face Surrounded by a furry hood. The hood is, in fact, a ring of comet-shaped objects flying away from a dying star. Eskimo is light years from Earth.)

15 4º - Em 4º lugar temos a Nebulosa Olho de Gato, que tem uma aparência do olho esbugalhado do feiticeiro Sauron do filme "O senhor dos anéis". (- At four is the Cat's Eye Nebula, which looks like the eye of disembodied sorcerer Sauron from Lord of the Rings.)

16 5º - A Nebulosa Ampulheta, distante anos luz, que tem um estrangulamento no meio, por causa dos ventos que modelam a nebulosa, serem mais fracos na sua parte central. (- The Hourglass Nebula, light years away, has a pinched-in-the-middle look because the winds that shape it are weaker at the centre.)

17 6º - Em 6º lugar está a Nebulosa do Cone. A parte que aparece na foto tem 2.5 anos luz de comprimento (o equivalente a 23 milhões de voltas ao redor da Lua). (- In sixth place is the Cone Nebula. The part pictured here is 2.5 light years in length (the equivalent of 23 million return TRIPS to the Moon).

18 7º - A Tempestade Perfeita, uma pequena região da Nebulosa do Cisne, distante anos luz; descrita como "um borbulhante oceano de hidrogênio, e pequenas quantidades de oxigênio, enxofre e outros elementos". (The Perfect Storm, a small region in the Swan Nebula, light years away, described as a 'bubbly ocean of hydrogen and small amounts of oxygen, sulphur and other elements'.)

19 8º - Noite Estrelada, assim chamada por lembrar aos astrônomos um quadro de Van Gogh com este nome. É um halo de luz que envolve uma estrela da via Láctea. (- Starry Night, so named because it reminded astronomers of the Van Gogh painting.It is a halo of light around a star in the Milky Way.)

20 9º - Um redemoinho de olhos "furiosos" de duas galáxias, que se fundem, chamadas NGC 2207 e IC 2163, distantes 114 milhões de anos luz na distante Constelação do Cão Maior (Canis Major). (- The glowering eyes from 114 million light years away are the swirling cores of two merging galaxies called NGC 2207 and IC 2163 in the distant Canis Major constellation.)

21 10º- A Nebulosa Trifid. É um "berçário estelar", afastado da Terra anos luz, e é o lugar onde nascem as novas estrelas. (- The Trifid Nebula. A 'stellar nursery', light years from here, it is where New stars are being Born.) Fotos surpreendentes, realmente difíceis de imaginar.

22 Fontes: Guia do Estudante Guia de carreiras Adaptado a partir do texto produzido pelo Prof. Kepler de Souza Oliveira Filho (UFRGS) em Música Medieval Filme Senhor dos Anéis Site do MEC que indica onde você encontra as principais universidades para o curso de Astronomia


Carregar ppt "ASTRONOMIA É a ciência que estuda o universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por telescópios. O astrônomo investiga a origem e a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google