A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,"— Transcrição da apresentação:

1 COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata, então, a coesão textual ? Da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes.

2 E XEMPLO : Joana estuda nesta escola. Quando perguntam a ela, ela não sabe qual é a escola mais antiga da cidade. A escola tem um jardim. A escola não tem laboratório de línguas.

3 Já a coerência trata da relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está, portanto, ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.

4 E XEMPLO : “No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar.” “Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.”

5

6

7

8 A TENÇÃO À PROPOSTA DA REDAÇÃO E AO TEXTO ELABORADO SOBRE O TEMA Toque de recolher protege juventude e sociedade? O toque de recolher, à noite, para menores de 18 anos tem sido visto por algumas autoridades como o grande trunfo no combate às drogas e às infrações juvenis no país. Já foi implantado em vários municípios de São Paulo e também no Paraná. Os jovens não podem frequentar bares, lanchonetes, lan houses ou bailes após certo horário. Uma parte da sociedade, porém, está chocada com o que chama de preconceito inconstitucional de juízes e incompetência educacional e social do Estado. O que você acha: o toque de recolher realmente protege a juventude e a sociedade?

9 O futuro repetindo o passado Já não existe adolescente como meio século atrás, donde a lei era mais rigorosa, pais possessivos, com dom de atribuir regras a serem cumpridas. A lei que tinha como, castigo a não liberdade de diversão. Ao decorrer dos anos, os jovens foram se entregando inteiramente ao mundo, recolhendo não só a parte suja que ele oferece. Mundo também é vida, ensina um jovem a lhe dar, nos momentos de franqueza e de tristeza, oferece uma grande liberdade de expressão e alegria. Ninguém se conhece quando não conhece o mundo. O futuro repete o passado, recordações que muitas vezes trazem leis que lembram os tempos em que pouco se tinha liberdade e expressão. Um jovem não só precisa do mundo como também necessita de seus conhecimentos. A falta de liberdade fere toda uma geração, que não saberá como lhe dar nos momentos de sufoco e tristeza.

10 COMENTÁRIO GERAL A começar pelo título, o autor deixou-se levar por "expressões e frases prontas", cujo significado desconhece, ouviu em algum lugar ou reconstruiu; não sabe, portanto, usá-las, muito menos para argumentar sobre suas ideias. Qual é o futuro a que se refere no título? Qual é o passado? O resultado, como se vê, é um texto incapaz de fazer algum sentido e exprimir o que o autor pensa; ao contrário, cria incoerências e frases incompreensíveis.

11 O futuro repetindo o passado Já não existe adolescente como [havia] meio século atrás, donde[quando] a lei [qual?] era mais rigorosa, [e havia?] pais possessivos, com [o] dom de atribuir regras a serem cumpridas. A lei [a lei, por exemplo,] que tinha como, castigo a não liberdade de diversão. Ao decorrer [Com o decorrer] dos anos, os jovens foram se entregandointeiramentete ao mundo, recolhendo não só a parte suja que ele oferece.Mundo também é vida, ensina um jovem a lhe dar [lidar?], nos momentos de franqueza e de tristeza, oferece [?] uma grande liberdade de expressão e alegria. Ninguém se conhece quando não conhece o mundo. O futuro repete o passado, recordações que muitas vezes trazem leis que lembram os tempos em que pouco se tinha liberdade e expressão. Um jovem não só precisa do mundo como também necessita de seus conhecimentos. A falta de liberdade fere toda uma geração, que não saberá como lhe dar [lidar?] nos momentos de sufoco e tristeza.


Carregar ppt "COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google