A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO. O ser humano está disposto a trabalhar muito quando a recompensa é muito atrativa e justifica o esforço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO. O ser humano está disposto a trabalhar muito quando a recompensa é muito atrativa e justifica o esforço."— Transcrição da apresentação:

1 PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO

2 O ser humano está disposto a trabalhar muito quando a recompensa é muito atrativa e justifica o esforço.

3 É muito comum ouvirmos que o socialismo é um sistema justo porque todos são iguais e ninguém tem mais do que o outro, e que o socialismo acaba com as diferenças sociais. Transcrevo a seguir uma história que ouvi certa vez de uma experiência socialista realizada em uma universidade. Um renomado professor de economia da Universidade Texas Tech contou que nunca havia reprovado nenhum de seus alunos, mas que em uma ocasião reprovou uma classe inteira. Conta que os alunos desta classe insistiam que o socialismo funcionava bem e que neste regime não existiam nem pobres nem ricos, mas uma total igualdade entre todos.

4 O professor então propôs a seus alunos a realização de uma experiência sobre o socialismo em sala de aula. As notas dos alunos a partir daquela data seriam a média das notas de todos distribuídas por igual. Todos os alunos receberiam a mesma nota.

5 Depois da primeira prova, as notas foram somadas e achou-se a média aritmética de forma que todos os alunos tiveram como nota um B.

6 Os alunos que se prepararam bem para a prova ficaram decepcionados, e os alunos que não estudaram tanto ficaram satisfeitos. No entanto quando prestaram a segunda prova, os alunos que estudaram pouco, estudaram menos ainda e os que haviam estudado muito para a primeira prova decidiram se esforçar um pouco menos, já que certamente não iriam conseguir tirar a nota máxima, A, e estudaram menos.

7 Quando ocorreu a terceira prova, toda a classe ficou com um F, sendo todos perderam média. As notas nunca melhoraram. Os estudantes começaram a discutir entre si culpando-se uns aos outro pelas notas baixas que estavam recebendo, chegando a insultos e ressentimentos mútuos, já que nenhum deles estava disposto a estudar mais para beneficiar o outro que não se esforçava.

8 Para surpresa geral todos foram reprovados e perderam o ano. O professor então lhes perguntou se agora compreendiam a razão do grande fracasso do socialismo.

9 É muito simples. O fato se deve a que o ser humano está disposto a trabalhar muito quando a recompensa é muito atrativa e justifica o esforço. Mas quando o governo é quem fica com este incentivo, ninguém vai fazer o sacrifício necessário para chegar a excelência.

10 Finalmente o fracasso será geral.

11 Na prática temos visto isto acontecer com os países socialistas. Cuba sobreviveu e ainda sobrevive 50 anos, em princípio com o auxílio financeiro da União Soviética e agora com o da Venezuela.

12 A Coréia do Norte quer trocar seu programa nuclear por comida, pois o povo morre de fome. Até hoje aquele país recebe gêneros alimentícios da China e da Rússia para que a população sobreviva.

13 Enquanto isto, sua irmã, a capitalista Coréia do Sul é um dos países mais ricos do mundo.

14 Por que será que nossos gênios socialistas do PT e de outros partidos de esquerda se recusam a encarar a realidade? Já está provado que o socialismo é um fracasso total.


Carregar ppt "PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO. O ser humano está disposto a trabalhar muito quando a recompensa é muito atrativa e justifica o esforço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google