A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof. Dartagnan Farias Endereçamento IP Revisão 1

2 2 Objetivo  Revisar o conteúdo sobre endereçamento IP reconhecendo a estrutura do endereço, aplicação nas redes pelos provedores de Internet e redes locais pelos administradores.

3 3 Endereço IP  O endereçamento é uma função dos protocolos da camada de rede permitindo a comunicação entre Hosts na mesma rede ou em redes distintas.

4 4 Endereço IP  Um endereço de internet (IP) é um número em sistema binário de 32 bits atribuído a um host utilizado para comunicação na rede.

5 5 Hierarquia de endereços  Cada endereço IP de 32 bits é dividido em duas partes: ◦ Prefixo: responsável por identificar a rede que o host está conectado. ◦ Sufixo: responsável por identificar o host que está conectado na rede.

6 6 Tipos de Comunicação  Existem 3 modos de comunicação em uma rede IPv4. São eles: ◦ Unicast: Procedimento de comunicação de um host para outro individualmente; ◦ Broadcast: Procedimento de envio de pacotes de um host para todos os outros hosts da rede; ◦ Multicast: Procedimento de envio de pacotes de um host para apenas um grupo de hosts selecionados.

7 7 Tipos de Endereço IP  Dentro do intervalo de endereço de cada rede IPv4, temos três tipos de endereço: ◦ Endereço de Rede: Endereço utilizado para identificar a rede; ◦ Endereço de broadcast: Endereço dedicado ao envido de dados a todos os hosts pertencentes a rede; ◦ Endereços de host: Endereços designados aos hosts da rede.

8 8 Tipos de Endereço IP  Loopback: é um endereço Classe A reservado especialmente para direcionar o tráfego de rede para o próprio host. Sua representação é feita pela rede /8 onde o mais utilizado é o primeiro, /8.

9 9 Tipos de Endereço IP  Os endereços IPv4 (Classe B) reservados da rede até são designados como endereços locais de link.  Estes endereços podem ser automaticamente alocados em um host pelo sistema operacional quando o ambiente o qual o host estiver conectado não houver configuração de IP disponível.

10 10 Classes de Endereço IP Classe A: Utilizada em locais que necessitam de uma rede com um grande número de hosts. Classe B: Utilizada nos casos em que o número de redes é semelhante ao número de hosts. Classe C: Utilizada em locais que necessitam de um número elevado de redes mas com poucos hosts em cada

11 11  Classe D: Uso restrito para transmissões em Multicast.  Classe E: Classe experimental não utilizada em ambientes comerciais. Classes de Endereço IP

12 12 Classes de Endereço IP  A ( )  B ( )  C ( )  D ( )  E ( )

13 13 Endereços privados  Se trata de uma lista de endereços reservados para redes locais. Estes endereços não são atribuídos aos hosts através da internet.


Carregar ppt "Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google