A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A União Europeia Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD Escola E.B. 2/3 Dr. António Chora Barroso Geografia Professora Maria José Gomes Ano Lectivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A União Europeia Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD Escola E.B. 2/3 Dr. António Chora Barroso Geografia Professora Maria José Gomes Ano Lectivo."— Transcrição da apresentação:

1 A União Europeia Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD Escola E.B. 2/3 Dr. António Chora Barroso Geografia Professora Maria José Gomes Ano Lectivo 2007/2008

2 A Bandeira Esta bandeira é símbolo não só da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido geral. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados- Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, beleza e igualdade. Assim, a bandeira mantém-se constante, independentemente dos alargamentos da UE.

3 O Hino O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido geral. A música é extraída da 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.

4 O Hino Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que criou também a bandeira europeia) adoptou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem a divisa da Europa. Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados-membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.

5 O Hino

6 Os países da U.E. Os países que actualmente fazem parte da União Europeia são: França -Paris Itália – Roma Bélgica –Bruxelas Holanda -Amesterdão Luxemburgo – Luxemburgo RFA (República Federal Alemã)* Reino Unido –Londres Dinamarca – Copenhaga Irlanda - Dublin Grécia – Atenas Espanha – Madrid Portugal – Lisboa Suécia – Estocolmo Finlândia – Helsínquia Áustria – Viena Estónia -Tallin Letónia - Riga Lituânia -Vilnius Polónia – Varsóvia Rep. Checa – Praga Eslováquia – Bratislava Eslovénia – Liubliana Hungria – Budapeste Chipre – Nicósia Malta – La Valeta Bulgária – Sófia Roménia – Bucareste * em 1995 a RFA tornou-se na actual Alemanha

7 As instituições As principais instituições da União Europeia são as seguintes: - Parlamento Europeu -Conselho Europeu -Conselho da União Europeia -Comissão Europeia -Tribunal de Justiça -Tribunal de Contas Além das Instituições referidas, a União conta ainda com diversos órgãos que são: - Comité Económico e Social - Comité das Regiões - Banco Europeu de Investimento - Banco Central Europeu

8 A moeda única A moeda única da União Europeia é o Euro (€). Com a finalidade de união financeira e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adoptou uma única moeda. A partir de Janeiro de 2002, os países membros, com a excepção da Grã-Bretanha, adoptaram o euro para livre circulação na chamada zona euro. O euro será futuramente o símbolo mais concreto da União Europeia. Esta moeda forte, capaz de concorrer com as grandes moedas de reservas internacionais, constituirá o signo distintivo do nosso domínio comum a um continente que se está a unir e a afirmar.

9 Os objectivos Os objectivos da União Europeia são: - Promover a unidade política e económica da Europa; - Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; - Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; - Reduzir as desigualdades sociais e económicas entre as regiões; - Estimular o desenvolvimento económico dos países em fase de crescimento; - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.


Carregar ppt "A União Europeia Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD Escola E.B. 2/3 Dr. António Chora Barroso Geografia Professora Maria José Gomes Ano Lectivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google