A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Maria Munhoz Fett DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Maria Munhoz Fett DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Maria Munhoz Fett DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico

2 Ana Maria Munhoz Fett Dificuldades de Ensinagem......“é o movimento de ensinar carregado de emoção: ansiedade por ter de cumprir uma missão, medo e/ou frustração por não entender o aluno, fantasias de incompetência... “... "não diz respeito à competência técnica e sim o despreparo pessoal... " Polity (2002)

3 Ana Maria Munhoz Fett Aprender e ensinar......“são os dois lados de uma mesma moeda que se complementam, e que não podem se sustentar a não ser na relação que se estabelecem entre si... “ Polity (2002)

4 Ana Maria Munhoz Fett

5 Responda: Questão 1) Mamãe, por que você fechou a porta do quarto ontem a noite? Questão 2) Professora, você fez sexo ontem?

6 Ana Maria Munhoz Fett Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar!

7 Ana Maria Munhoz Fett - Sabe, papai não fez como na escola. Não me disse: - “Hoje é dia de aprender a andar de bicicleta”! - Primeira aula: andar direito. - Segunda aula:andar rápido. - Terceira aula: correr. Não tinha boletim onde anotar: Muito bem! Excelente! Regular...porque, se tivesse sido assim, não sei, algo em meus pulmões não me teria deixado aprender.

8 Ana Maria Munhoz Fett Ah! Aprender é quase tão lindo quanto brincar!

9 Ana Maria Munhoz Fett RELAÇÃO ENTRE MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E MODALIDADES DE ENSINO

10 Ana Maria Munhoz Fett

11 EXIBIR - INIBIR

12 Ana Maria Munhoz Fett Exibir não é mostrar, mas mostrar-se; não tem relação com mostrar o conhecimento, mas com mostrar-se conhecedor, de tal maneira que o aprendente terá dificuldade em conectar-se com o conhecimento. É como olhar diretamente para o sol do meio dia! O ensinante aqui será visto como se fosse o conhecimento.

13 Ana Maria Munhoz Fett Isto dará lugar ao mecanismo de evitação: evitar entrar em contato com o objeto de conhecimento, pois não há distância entre a pessoa que possui o conhecimento e o próprio conhecimento. Exemplo: o excesso de estimulação inibe o aprender Resposta: Não me interesso!

14 Ana Maria Munhoz Fett ESCONDER - ESPIAR Ai, não posso!!!

15 Ana Maria Munhoz Fett O ensinante esconde como segredo uma informação necessária para o aprendente, ou se esconde ele mesmo como ensinante, ou esconde sua possibilidade ensinante Consequências: Quem não recebe uma informação fica excluído, segregado do líquido aglutinante de qualquer grupo humano que é o conhecimento compartilhado. Quando algum dos integrantes de uma família fica excluído de um conhecimento que lhe compete, tal exclusão costuma atacar a capacidade de pensar. Então, o pensar desse sujeito é o que fica culpabilizado e, como pensar é pergunta, não pode perguntar. A culpa por conhecer faz-se sintoma (problema de aprendizagem)

16 Ana Maria Munhoz Fett O saber proporciona uma espécie de molde, de marcas daquilo que falta; marcas que como pegadas, buscam a resposta do pé que as produziu. Essas pegadas dizem que por ali passou alguém, mas não se sabe quem, nem porquê, nem quando. O saber diz, como a Árvore da Sabedoria no Paraíso, que há um fruto para alimentar-se. Porém, como fazer para encontrá-lo? Ou ainda, o que acontecerá quando o conhecermos? Exemplo: em vez de transmitir a informação de acordo com o que foi perguntado o ensinante transmite outra informação ou o vazio do silêncio, podendo produzir rupturas na modalidade de aprendizagem.

17 Ana Maria Munhoz Fett A verdade por mais terrível e dolorosa que seja nunca adoece. O que adoece é o falso conhecimento. O que adoece tanto ao ensinante como ao aprendente, é a existência de conhecimentos escondidos, secretos, não-ditos. Em que medida cada um de nós, sente que é melhor não conhecer com a desculpa de não sofrer?

18 Ana Maria Munhoz Fett Quem conhece e s piando vai culpabilizar- se por ter conhecido, não somente por ter desejado conhecer, mas por ter, por possuir conhecimento. Ao significar-se a si mesmo e s piando, de algum modo, vai necessitar e x piar, oferecer em sacrifício algo de si mesmo para pagar a culpa de ter e s piado algo que estava proibido. A partir desse lugar de e x piação, o aprender não é facilitado, podendo construir- se o que se chama problema de aprendizagem da ordem do sintoma.

19 Ana Maria Munhoz Fett Desmentir-Adoecer Eu não sei!!!!

20 Ana Maria Munhoz Fett Desmentida é o modo de exibir e esconder. Exibe-se o que se esconde. A mentira, o escondido e, mais ainda, a desmentida adoece o pensar. Quando a desmentida está instalada como modalidade predominante, pode acontecer que se estruture uma modalidade de aprendizagem doentia.

21 Ana Maria Munhoz Fett Essa modalidade ensinante exerce uma violência secundária patógena; “aquilo que o outro deseja que eu pense é o que eu penso que não penso”. A desmentida em relação ao próprio pensamento é um “não sei” que adoece. Exemplo: História de Pedro e seu avô.

22 Ana Maria Munhoz Fett A modalidade ensinante de uma pessoa está em relação, por sua vez, com sua própria modalidade de aprendizagem. Quando digo que está em relação, não digo que seja a mesma. Para poder mudar a modalidade de ensino, é necessário mudar a modalidade de aprendizagem. Alicia Fernandez (2001)

23 Ana Maria Munhoz Fett Quanto mais saudável for a modalidade de aprendizagem de uma pessoa, mais possibilidade terá de construir modalidades de ensino possibilitadoras para a aprendizagem dos outros.

24 Ana Maria Munhoz Fett

25 Se uma criança ou adolescente e um adulto podem perguntar-se, fazer perguntas e fazer-se perguntas, isto é indicador de saúde em aprendizagem de liberdade para pensar.

26 Ana Maria Munhoz Fett O problema de aprendizagem, quando se instala, deixa o sujeito sem palavras para relatar seu drama. Os transtornos de aprendizagem, em relação a outros padecimentos psíquicos, apresentam uma particular especificidade. Eles têm um certo caráter de urgência, pois, quando se trata de crianças, se a inteligência está ferida, pode ocorrer que os efeitos dessa dor sejam permanentes.

27 Ana Maria Munhoz Fett Tal urgência também se relaciona ao que nossa sociedade reclama cada vez mais, o êxito profissional, associando-o de modo lamentável à realização da pessoa como tal. É na escola, na universidade e na atividade de trabalho, no espaço público onde se opõe à prova a capacidade intelectual das pessoas. Alicia Fernandez (2001)

28 Ana Maria Munhoz Fett Aprender está para aprendizagem assim como ensinar está para a ensinagem, portanto, o que permite considerar que a dificuldade de aprendizagem está intimamente relacionada à dificuldade de ensinagem, é que ambas podem gerar o fracasso escolar... Polity (2002)

29 Ana Maria Munhoz Fett

30 Reconhecer-se; Conhecer a sua história das aprendizagens e a história das aprendizagens da sua família; Reconhecer suas dificuldades; Aceitar-se; Gostar-se; Perguntar-se; Amar-se; Respeitar-se....e

31 Ana Maria Munhoz Fett


Carregar ppt "Ana Maria Munhoz Fett DIFICULDADES DE ENSINAGEM: um olhar psicopedagógico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google