A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDOS DIRIGIDOS Direito 2014 Pontuação e Argumentação no texto escrito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDOS DIRIGIDOS Direito 2014 Pontuação e Argumentação no texto escrito."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTUDOS DIRIGIDOS Direito 2014 Pontuação e Argumentação no texto escrito

3 No livro “Tudo Sobre a Vírgula”, de J. Ferraz Freitas, há casos curiosos. Consta que um oficial fora condenado, e seu pedido de perdão recebeu a seguinte sentença do rei: “perdoar impossível; mandar para a forca” – A rainha salvou-o da seguinte forma: “perdoar; impossível mandar para a forca”

4 Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu: "Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres". Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna?

5 O sobrinho fez a seguinte pontuação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres"

6 A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito: "Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres."

7 O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres."

8 Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres."

9 MORAL DA HISTÓRIA Pior de tudo é saber que ainda tem gente que acha que uma vírgula não faz a menor diferença!

10 É incrível como as pessoas escrevem sem dar valor ao uso dos sinais de pontuação. Como não percebem que as entonações de voz da linguagem falada são traduzidas em vírgulas, pontos de interrogação, pontos de exclamação... na linguagem escrita.

11 Esquecem que o destinatário do seu texto não tem o dom divino de adivinhar o que queria ser dito com aquilo. Não colocam o ponto de interrogação no final da pergunta, e você que adivinhe que aquilo não era uma afirmação e responda.

12 Uma vírgula, por exemplo, faz toda diferença se foi usada ou não em determinados textos. E até mesmo o local onde foi colocada pode mudar o sentido da frase. A vírgula pode ser uma pausa ou não. Não espere. Não, espere.

13 Pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não, queremos saber. Ela pode condenar ou salvar. Não tenha clemência. Não, tenha clemência.

14 Pontue as seguintes frases de forma a obter dois significados diferentes: a) Não queremos saber. b) Não queremos saber. c) Aceito obrigado. d) Aceito obrigado.

15 g) Isso só ele resolve. h)Isso só ele resolve. i)Esse juiz é corrupto j)Esse juiz é corrupto


Carregar ppt "ESTUDOS DIRIGIDOS Direito 2014 Pontuação e Argumentação no texto escrito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google