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O Bom Samaritano.

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Apresentação em tema: "O Bom Samaritano."— Transcrição da apresentação:

1 O Bom Samaritano

2 O Bom Samaritano “Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Disse-lhe Jesus: O que está escrito na lei? O que lês nela? Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Deut 6, 5); e a teu próximo como a ti mesmo. (Lev 19, 18) Disse-lhe Jesus: Respondeste bem, faze isso e viverás. Mas, ele querendo parecer que era um justo, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus, então lhe diz: Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram, e depois de o terem maltratado cobrindo-o com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o quase morto. Lucas 10,

3 O Bom Samaritano Aconteceu em seguida, que um sacerdote desceu pelo mesmo caminho, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e também passou adiante. Mas, um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata bem dele e, o quanto gastares a mais, na volta te pagarei. Qual dos três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai e faze o mesmo”. Misericórdia: do latim meserus: infelicidade, desgraça + cordis: coração; segundo o Dic. Aurélio é a compaixão suscitada pela miséria alheia, ou seja, quando a miséria do outro nos toca o coração. Lucas 10,

4 Samaria No final do século XI a.C., com a coroação de Saul, as tribos se uniram pela primeira vez sob um único líder. (Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim) Mas um movimento em Judá, liderado por Davi e apoiado pelos filisteus, terminou por vencer Saul. Davi foi coroado rei de Judá, enquanto o restante de Israel deveu lealdade ao filho de Saul, Isbosete. Após vários feitos militares contra povos estrangeiros, Davi uniu as 12 tribos sob seu cetro. Seu filho, Salomão, manteve sua autoridade sobre toda a Israel até sua morte. Uma diferença marcante na carga de impostos aplicados por Judá às outras tribos, foi o estopim para a desunião. Com a morte de Salomão ocorreu a divisão entre as tribos de Judá/Bejamim e as demais 10 tribos. Formou-se assim os reinos de Judá, ao sul, com sede em Jerusalém, e Israel, ao norte, com capital em Samaria ( a.C.). O povo de Israel (Jacó em hebraico) foi dividido em 12 tribos, os 12 filhos homens de Jacó: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim; Jacó era filho de Isaac e Rebeca, portanto, neto de Abraão. As tribos só conseguiram se unir em torno de um governo único sob a liderança de Saul que era da tribo de Benjamim e reinou por 40 anos. Em batalha contra os filisteus ele perdeu 3 filhos e suicidou-se lançando-se sobre a própria espada. No vácuo de poder, Davi que também havia lutado contra os filisteus torna-se rei de Judá, enquanto as outras tribos mantém lealdade ao último filho de Saul, Isbosete. Após a morte de Isbosete e vários feitos militares, Davi retoma o poder sobre as 12 tribos. Seu filho Salomão mantém as 12 tribos unidas também sob seu reinado. Com a morte de Salomão evoluiu a insatisfação devido à diferença marcante de impostos que a tribo de Judá cobrava às demais tribos, o que ocasionou a cisão. As tribos de Judá e Benjamim ao sul formaram o Reino de Judá (ou Judéia como denominado mais tarde pelos romanos) e as demais 10 tribos (Rúben, Issacar, Zebulom, Dã, Nafitali, Gade, Aser, Efraim, Manasses, Simeão), formaram o Reino de Israel ao norte, cuja capital era Samaria. Ao tempo de Jesus já fazia 931 anos que perdurava a inimizade entre os habitantes da Judéia e os da Samaria. I e II Livro dos Reis, AT

5 Samaritanos Depois da dissidência, Samaria tornou-se a capital do reino de Israel (10 tribos). Destruída e reconstruída várias vezes e, sob o domínio romano, foi a sede da Samaria. Herodes, a embelezou e, para agradar Augusto, deu-lhe o nome de Augusta, em grego Sébaste. Uma aversão profunda, datando da separação, perpetuou-se entre os dois povos, que afastavam todas as relações recíprocas. Para tornar a dissidência mais profunda e não ter de ir a Jerusalém para celebração das festas religiosas, construíram um templo e adotaram certas reformas religiosas. Não admitiam senão o Pentateuco de Moisés, rejeitando todos os livros anexados depois. Para os judeus eles eram heréticos e, por isso, desprezados e perseguidos. O antagonismo era a opinião religiosa, embora suas crenças tivessem a mesma origem. Pentateuco de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução

6 A parábola Com o objetivo de demonstrar a precariedade dos ensinamentos da religião oficial, Jesus figurava os samaritanos como sendo os que melhor haviam assimilado os seus ensinos, concretizando em atos aquilo que aprendiam através das suas palavras. O Mestre também os tomou como paradigmas em outras circunstâncias: A mulher samaritana (João 4, 5-30) e os dez leprosos (Lucas 17, 11-19). A parábola evidencia que o indivíduo que se intitula religioso e se julga virtuoso, nem sempre é o expoente de virtudes que julga possuir. Ensina aos outros como fazer caridade, que ele mesmo não pratica. O sacerdote que passou primeiro, certamente atribuía a si virtudes e se considerava cumpridor da Lei e dos preceitos religiosos. Ao se deparar com o moribundo, certamente fez uma prece em seu favor, mas não o ajudou diretamente. O levita também. João 4, 5-30: Chegou, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José; achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Lucas 17, 11-19: E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. Jornal Mundo Espírita de Janeiro de 1998

7 Não vim destruir a Lei Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Disse-lhe Jesus: O que está escrito na lei? O que lês nela? Não penseis que vim destruir a Lei ou os profetas; não vim destruí-los, mas dar-lhes cumprimento. Em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, até que não se cumpra tudo quanto está na Lei. Mateus 5, 17-18 Jesus não veio destruir a Lei, ele veio cumpri-la, dar-lhe seu verdadeiro sentido e apropriá-la ao grau de adiantamento dos homens. Quanto às leis de Moisés de caráter civil ou disciplinar, ele as modificou profundamente, combatendo o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações. Reduziu-as a estas palavras: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo’, ao acrescentar: ‘Esta é toda a Lei e os profetas’. Ao dizer que ‘o céu e a Terra não passarão até que se cumpra tudo quanto está na Lei’, Jesus quis dizer que é necessário que a Lei de Deus seja praticada sobre toda a Terra. Mais explicações complementares no slide 8 O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. I

8 O maior mandamento Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Deut 6, 5); e a teu próximo como a ti mesmo. (Lev 19, 18) “Os fariseus reuniram-se em conselho e um deles, que era doutor da Lei, veio lhe fazer essa pergunta para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus respondeu: Amarás o senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o maior e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contém toda Lei e os Profetas”. Mateus 22, 34-40 Não se pode amar a Deus sem amar ao próximo, porque tudo quanto se faz contra o próximo, é contra Deus que se faz. Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: fora da caridade não há salvação. Fica claro que Jesus não veio mudar a Lei, pois o que o doutor da lei lhe responde e o que Jesus prega em Mateus 22, é a mesma coisa; havia sido escrito por Moisés no Deutoronômio 6, 5 e no Levítico 19, 18. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV, 5

9 Fé Disse-lhe Jesus: Respondeste bem, faze isso e viverás.
O viver não se circunscreve ao movimento do corpo, nem à exibição de certos títulos convencionais. A vida estende-se a esferas mais altas, a outros campos de realização superior. A mesma cena evangélica diariamente se repete. Grande números de aprendizes integrados no conhecimento do dever, tocam a pedir orientação aos Mensageiros Divinos, quanto à melhor maneira de agir na Terra... A resposta está neles mesmos, em seus corações que temem a responsabilidade, a decisão e o serviço áspero... Se já fostes banhado pelos princípios da fé viva, executa o que aprendeste do nosso Divino Mestre: faze isso, e viverás. Quando Jesus disse ‘faze isso e viverás’ não se referia apenas à esta vida terrena como esclarece Emmanuel, praticando a caridade com o próximo nos tornamos melhores e, portanto aptos a campos de realizações superiores. Seria o mesmo que dizer ‘faze isso para evoluir espiritualmente’. Quando Emannuel fala da fé viva, ele fala da fé raciocinada, tocada pela razão do homem, a fé que nos inspira certeza íntima. Como exemplo citamos a mulher mencionada nos evangelhos que durante 12 anos sofreu de hemorragia, mas ela tinha certeza de se conseguisse tocar pelo menos a borda das vestes do Mestre seria curada. Mulheres não podiam caminhar entre os homens, por isso que ela se arrasta no meio da multidão para não ser vista e consegue tocar o manto do Mestre e no mesmo instante ficou curada. A cura para a doença dela estava dentro dela mesmo: sua fé. Por isso Jesus quando a vê lhe diz: Vai filha, porque tua fé te curou. O remédio para os nossos males está dentro de nós, mas raramente estamos dispostos a rastejar (serviço árduo) para conseguir, adoramos fórmulas. Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel, Lição 157

10 O próximo Mas, ele querendo parecer que era um justo, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? No ambiente judaico daquele tempo se discutia sobre quem devia ser considerado, para um judeu, o seu próximo. Chegava-se a compreender, na categoria de próximo, todos os compatriotas e os que haviam aderido ao judaísmo. Com a eleição dos personagens (um samaritano que socorre um judeu!) Jesus vem dizer que a categoria de próximo é universal, não particular. Tem como horizonte o homem, não o círculo familiar, étnico ou religioso. A parábola ensina que o amor ao próximo deve ser não só universal, mas também concreto e ativo. Jesus esclarece que o samaritano, considerado desprezível pelos judeus, que não se limitou a condoer-se do moribundo, também era seu próximo. O Livro Jesus de Nazaré escrito pelo Papa Bento XVI esclarece bem a questão sobre o próximo. Qual era o ambiente na época e o porquê Jesus narra a parábola. Para dissipar a miopia dos fariseus e para nos dar o ensinamento que todos são nossos próximos, mesmo aqueles que consideramos indignos pelo nosso egoísmo. Jesus de Nazaré, Joseph Ratzinger

11 Maldade Jesus, então lhe diz: Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram, e depois de o terem maltratado cobrindo-o com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o quase morto. 636. A Lei de Deus é a mesma para todos, mas o mal depende, sobretudo, da vontade que se tenha de fazê-lo. 756. A humanidade progride. Esses homens dominados pelo instinto do mal, que se encontram deslocados entre os homens de bem, desaparecerão pouco a pouco como o mau grão é separado do bom quando joeirado. Renascerão com outro invólucro, com mais experiência, compreenderão melhor o bem e o mal. 784. A perversidade do homem é bastante intensa, e não parece que está recuando. — Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que ele avança, pois vai compreendendo melhor o que é o mal, e dia a dia corrige seus abusos. É preciso que haja excesso do mal para fazer-lhe compreender a necessidade do bem e das reformas. “É impossível que não venham escândalos, mas aí daqueles por quem eles vierem” Lucas 17, 1 Note-se que Jesus diz: UM HOMEM, ele não diz quem era, podia ser qualquer pessoa. Jerusalém está a 785 metros acima do nível do mar (Mar Morto) e Jericó é praticamente às margens do mar, portanto para ir de Jerusalém a Jericó tem que descer como de São Paulo para Santos. Na citação de Lucas sobre escândalos, Jesus sabia que para Espíritos em princípios de evolução como somos é natural que ocorram escândalos. Como crianças brincando juntas, em algum momento sabemos que vai sair desavença. Jesus sabia.

12 Sacerdote Aconteceu em seguida, que um sacerdote desceu pelo mesmo caminho, viu-o e passou adiante. 653. A verdadeira adoração é a do coração. Em todas as vossas ações, pensai sempre que o Senhor vos observa. É sempre útil dar bom exemplo, mas o que o fazem só por afetação e orgulho, cuja conduta desmente sua aparente piedade, dão um exemplo antes mau do que bom, e fazem maior mal do que supõem. 642. Será suficiente não se fazer o mal para ser agradável a Deus? — Não; é preciso fazer o bem, pois cada um responderá por todo mal que ocorrer por causa do bem que deixou de fazer. 643. Não há ninguém que não possa fazer o bem; somente o egoísta não encontra jamais a ocasião de praticá-lo. 913. Entre todos os vícios, o que podemos considerar radical é o egoísmo. Dele se deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos existe o egoísmo. 116. Todos se tornarão perfeitos. Todos mudam, embora devagar, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente seus filhos. Radical: básico, essencial, fundamental

13 O Levita Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e também passou adiante. “Haverá entre vós um homem que, se o filho lhe pedir um pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, embora sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem! Por isso não façais aos outros o que não quereis que os outros vos façam”. Mateus 7, 9 e Lucas 6, 31 632. O homem, que é sujeito a errar, não pode enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que faz o bem, quando na realidade está fazendo o mal? — Jesus vos disse: vede o quereríeis que vos fizessem ou não. Assim não vos enganareis. 634. Deus deixa ao homem a escolha do caminho, pior para ele se seguir o mal, sua peregrinação será mais longa. É necessário que o Espírito adquira experiência, e para isso é necessário que conheça o bem e o mal; eis porque existe a necessidade da união do Espírito ao corpo. 876. O Cristo vos disse: “Querer para os outros o que quereis para vós mesmos”, Deus pôs no coração do homem a regra da verdadeira justiça. Na incerteza do que fazer para o semelhante, que o homem pergunte a si mesmo como desejaria que agissem para com ele. Membro da tribo de Levi, entre os hebreus. Sacerdote da antiga Jerusalém. O sacerdote como o Levita, ambos eram sacerdotes, como diz Cairbar Schutel: padres. Portanto, nem sempre o que parece é. O ensinamento é contra a religião de aparências, de atos externos desconectados com os sentimentos.

14 O Samaritano Mas, um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. 886. Caridade como entendia Jesus: Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas. Benevolência: Boa vontade para com alguém; complacência; afeto. Indulgência: Pronto a perdoar; tolerante. Dic. Aurélio Ela nos manda ser indulgentes, porque temos necessidade de indulgência e nos proíbe humilhar o infortúnio. O amor e a caridade são o complemento da Lei de Justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Complacência: flexibilidade (bambu) Amar o próximo como a si mesmo e fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, 4

15 Denários No dia seguinte, tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata bem dele e, o quanto gastares a mais, na volta te pagarei. 888a. A esmola não é censurável, mas a maneira como ela é dada. A ostentação apaga aos olhos de Deus o mérito do benefício. Jesus disse: Que a vossa mão esquerda ignore o que faz a direita. Mateus 6, 12 O homem de bem, que compreende a caridade segundo Jesus, se antecipa ao infeliz sem esperar que ele lhe estenda a mão. É necessário distinguir a esmola da beneficência. O mais necessitado nem sempre é o que pede; o temor da humilhação retém o verdadeiro pobre. São Vicente de Paulo A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Há outra, muito mais penosa e muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência O Evangelho Segundo o Espiritismo , Cap. IX, 7 Diferenciar caridade de benemerência. Caridade é dar de si, do que realmente somos. Benemerência é puramente material, é partilhar do que nos foi confiado por empréstimo pelo Pai.

16 Caridade Qual dos três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Caros amigos, sede severos convosco e indulgentes para as fraquezas dos outros. Esta é uma prática da caridade, que bem poucos observam O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. X, 18 A caridade, sem a fé, não basta, essa caridade, que só com abnegação se pratica, com constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela nos ajuda carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, 13 A caridade moral, que todos podem praticar, que nada custa materialmente e que é a mais difícil de exercer, consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIII, 9 Misericórdia: misere (infelicidade, desgraça) e cordis (coração).

17 Faze o mesmo Então Jesus lhe disse: Vai e faze o mesmo”.
“Filhinhos, ainda pouco tempo permaneço convosco. Havereis de procurar-me, e também a vós agora o digo como já disse antes: Aonde eu vou, vós não podeis ir. Mas um novo mandamento vos dou: Que ameis uns aos outros como irmãos. Assim como eu vos tenho amado, também vós amai-vos uns aos outros. Nisto todos hão de reconhecer que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros”. João, 13, 34 917. O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver a outra deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se ele deseja assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto no mundo futuro. Jesus não apenas disse, mas exemplificou em suas ações. A cena retrata o exemplo máximo de humildade do Governador do Planeta Terra lavando os pés dos homens numa demonstração do que Ele está disposto a fazer por nós, nos ajudar a nos limpar das imperfeições milenares que adquirimos. Não ficou apenas nas palavras bonitas, nas preces, nas “vibrações”, mas colocou a mão na ‘massa’, tomou atitude. “Quem quiser ser grande no reino dos céus, que seja o servo dos seus irmãos (semelhantes, próximos)”.

18 Jesus nos abençoe!


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