A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito."— Transcrição da apresentação:

1 NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito estimuladas por e para a multimédia. Contudo, tal como um bom jogo de computador, também uma apresentação em powerpoint deve ser bem explorada, não esquecendo o mais ínfimo pormenor, de modo que a atenção dos alunos esteja focalizada no tema a abordar. Uma outra ferramenta que pode estar ao serviço do ensino de qualquer disciplina é o humor. No entanto, ele deve ser doseado e bem aplicado, caso contrário poderá ter um poder destrutivo, contra o/a professor/a. Ao longo da presente apresentação, em todos os diapositivos, haverá sempre uma nota de exploração técnica e pedagógica, para que os objectivos a que se propõe a apresentação sejam alcançados em pleno. Do ponto de vista técnico, quer a sucessão de imagens, quer de diapositivos é feita manualmente, isto é, basta clicar na tecla  (para a frente) ou  (para voltar a trás). Apenas o diapositivo 2 tem a sucessão em modo automático, não sendo necessário clicar em qualquer tecla. Para a projecção do powerpoint é necessário possuir um kit data show (computador e projector) para que a projecção seja feita numa tela e não num sistema de rede de computadores. Assim, poderá controlar a atenção/concentração dos alunos, apelando igualmente a uma dinâmica de observação e análise das imagens. Do ponto de vista pedagógico-científico, a apresentação poderá constituir uma ferramenta de motivação ou de consolidação da aprendizagem. Cada imagem/diapositivo tem que ser bem explorado, não só para cativar a atenção dos alunos, como também para que eles possam compreender os conteúdos, uma vez que nestas idades as crianças têm uma grande dificuldade de abstracção.

2 Este diapositivo, acompanhado por música da época, é a capa deste tema
Este diapositivo, acompanhado por música da época, é a capa deste tema. O professor deverá explorar a imagem na vertente histórica, como também na vertente artística. Pode ser interessante perguntar aos alunos por que razão as figuras estão representadas no centro da imagem e com o mesmo tamanho de alguns edifícios. As respostas vão ser surpreendentes! Por isso, o professor, antes de continuar deverá fazer alguns esclarecimentos que se prendem com a técnica artística da época e do próprio Homem. Que tal apelar à memória dos alunos para o tipo de desenhos que faziam quando tinham seis anos, as cores e a técnica que utilizavam. Por outro lado, as construções que aparecem na imagem representam um Concelho, cujas figuras principais se encontram no centro da imagem. A vida nos Concelhos

3 A criação dos Concelhos...
Para a exploração deste diapositivo, o professor tem que explicar os motivos pelos quais, a partir do século XIII surgem em Portugal, os primeiros Concelhos. Através da exploração da imagem, o professor poderá questionar aos seus alunos sobre o tipo de povoamento, a necessidade de existirem muralhas e os edifícios de destaque.

4 A necessidade de defender, povoar e explorar as terras do interior, principalmente junto à fronteira, fez com que fossem doadas, através de Carta de Foral, terras ao povo. Nesta imagem, o professor deverá explicar a importância da Carta de Foral, bem como, enunciar os principais elementos que constam num documento desta natureza (quem doa, a quem doa, que terras são doadas, os direitos e deveres dos moradores). Como forma de confirmar os dados, o professor poderá explorar uma Carta de Foral extraída do manual dos alunos. Ainda relativamente à imagem representada, o professor poderá questionar os seus alunos sobre o tipo de desenho representado, as cores utilizadas, etc.

5 O comércio e as cartas de feira
Apesar da imagem já ter sido explorada anteriormente seria interessante fazer uma ligação entre as vantagens de viver num concelho e o tema seguinte, isto é, o comércio e as cartas de feira. O facto de existir um número significativo de casas fora da muralha reflecte o crescimento dos concelhos e a relativa “qualidade de vida” que aí se tinha.

6 Portagens Neste diapositivo, o professor dará início à exploração das questões relacionadas com o comércio e o modo como se realizava. Na imagem inicia, poder-se-á fazer um ponto da situação quanto aos concelhos e relacionar o comércio como a sua principal actividade económica. O facto de no início da existência dos concelhos, a população viver dentro das muralhas, fazia com que esta mesma população tivesse que sair desse espaço para explorar as suas terras. A entrada e saída, para fins comerciais obrigava ao pagamento de impostos. Aliás, a imagem sugere precisamente esse controlo. O professor poderá questionar os seus alunos sobre a imagem – o facto de se tratar de um concelho junto de um rio fazia com que fosse possível explorar os seus recursos.

7 As Feiras A primeira imagem refere-se à bênção de uma feira pelo bispo. A imagem deverá ser explorada quer do ponto de vista histórico, como artístico (tal como foi feito no segundo diapositivo, servindo de consolidação de conhecimentos anteriores). Paralelamente, o professor deverá explicar que a existência de uma feira requeria uma autorização prévia – Carta de feira. Por outro lado, deverá caracterizar o teor de uma Carta de Feira. Nas duas imagens seguintes, o professor pode explorar, juntamente com os alunos, o tipo de vendas realizadas nesta feira.

8 O Concelho em festa... O Concelho em perigo...
Neste diapositivo podemos ver a dinâmica de um Concelho, em tempo de alegria e de tristeza. Ao som de música alegre, o concelho está em festa. Deverá perguntar-se aos alunos os elementos observáveis na figura que provem esta afirmação. Em contrapartida, ao som de repetidas batidas de tambores quase que se premune uma desgraça – o concelho está a arder. O maior ladrão na Idade Média era precisamente o fogo. Por que razão? O que existia no Concelho que pudesse levar a tal catástrofe? São questões que os alunos podem e devem responder.

9 A Justiça A partir deste ponto da apresentação, será explorada a questão da justiça. Poderá questionar-se sobre o significado da justiça e quem tinha esse poder.

10 Pelourinho A partir da actualidade, o professor poderá fazer um contraponto para a época medieval. Deverá reconhecer e explicar como o pelourinho era um símbolo de autonomia judicial e um instrumento de justiça. Nesta imagem, os alunos deverão ser capazes de identificar o condenado e o tipo de sentença aplicada.

11 Agradecemos aos muy homens-bons que assinaram os seguintes livros:
Ao som de música medieval e antes de terminar a apresentação, o professor poderá fazer algumas sugestões de leitura para os alunos que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre este tema e ao mesmo tempo estimular a leitura entre os alunos. A Idade Média, Fleurus Livros e Livros, 1ª Edição, Lisboa, 2002. A Idade Média, Editorial Caminho, Lisboa, 2002. A Idade Média, Colecção Mundos do Saber, Dinalivro, 1ª edição, Lisboa, 2002. A Vida na Idade Média, Editorial Verbo, Lisboa, 1999. Castelos em Guerra, a história de um cerco, Civilização Editora, Lisboa, 1999. Castelos e Fortalezas, Texto Editora, 1ª edição, Lisboa, 1999. Agradecemos aos muy homens-bons que assinaram os seguintes livros:

12 Finalmente, o nosso obrigado aos muy afinados cantores:
Neste diapositivo, o professor tem a oportunidade de dar uma sugestão musical. No final da apresentação, o professor poderá criar uma pequena ficha de consolidação dos conhecimentos, para testar se os alunos adquiriram ou não os conteúdos propostos e apresentados no powerpoint. Finalmente, o nosso obrigado aos muy afinados cantores: A L’Estampida Medieval Dance Music, The Dufay Collective,, AVIE, 2002. Secular Music C.1300, Studio Der Fruhen Musik, Das Alte Werk, 1998. © Ângela Malheiro


Carregar ppt "NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google