A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16 Razão e fé Capítulo Capítulo 16 – Razão e fé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16 Razão e fé Capítulo Capítulo 16 – Razão e fé"— Transcrição da apresentação:

1 16 Razão e fé Capítulo Capítulo 16 – Razão e fé
FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 16 – Razão e fé

2 Aspectos gerais Correntes da filosofia medieval e principais representantes: Patrística (séc. II-V), com Agostinho de Hipona, e Escolástica (séc. IX-XV), com Tomás de Aquino.  A herança da filosofia antiga pagã foi adaptada à tradição cristã pelos teólogos da patrística, os chamados Padres da Igreja. Os textos antigos foram preservados pelos monges medievais. Cristiano Palazzini/Shutterstock Castelo medieval de Cascassone, na França, em 2011

3 Patrística Santo Agostinho, quadro de Piero della Francesca, século XV Bridgeman/Keystone Os apologistas adaptaram os textos platônicos, mais adequados à nova fé. Principais temas: a natureza de Deus e da alma, a vida futura, o confronto entre o bem e o mal, a noção de pecado e de salvação, a questão do tempo. Agostinho de Hipona redigiu: Confissões, De magistro, A cidade de Deus, Sobre a trindade, entre outras obras.

4 Agostinho de Hipona Agostinho foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio, como faculdade da razão e da vontade. Para ele, o mal não tem uma existência real, mas é uma carência, a ausência do Bem. Desenvolveu a teoria da iluminação, segundo a qual possuímos as verdades eternas porque as recebemos de Deus. O tempo é percebido pela nossa consciência, na qual o passado existe como memória e o futuro, como expectativa. Ao discutir sobre as relações entre política e religião, refere-se às duas cidades, a “cidade de Deus” e a “cidade terrestre”.

5 Escolástica A escolástica sofreu influência decisiva do aristotelismo.
Principal representante da escolástica: Tomás de Aquino, século XIII, auge da escolástica. As universidades foram importantes como foco de fermentação intelectual. Principais temas: prova da existência de Deus, criação do mundo, verdade, ética, imortalidade da alma, política. São Tomás de Aquino, pintura de Adam Elsheimer, século XVI Petworth House, Sussex/Bridgeman/Keystone

6 A questão dos universais
O universal é o conceito, a ideia, a essência comum a todas as coisas. A questão era: os universais seriam realidades, ideias ou apenas palavras? Principais respostas: realismo (Anselmo), realismo moderado (Tomás de Aquino), nominalismo (Guilherme de Ockham) e conceptualismo (Pedro Abelardo).

7 Tomás de Aquino A grande síntese aristotélico-tomista expressa-se na obra Suma Teológica. Aquino prioriza a fé, mas valoriza a importância da razão. Na teoria do conhecimento, reconhece a participação dos sentidos e do intelecto. Diferentemente de Aristóteles, destaca a imortalidade da alma. Aquino segue de perto a ética aristotélica, mas, segundo ele, pela revelação e pela fé, pode-se alcançar uma felicidade mais alta.

8 Provas da existência de Deus
As “cinco vias” são baseadas nas provas aristotélicas sobre a causa primeira, o Primeiro Motor Imóvel. São elas: o movimento, a causa eficiente, a contingência, os graus de perfeição, a causa final.

9 Elaboração: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Renato dos Santos Belo
ANOTAÇÕES EM AULA Coordenação editorial: Maria Raquel Apolinário, Eduardo Augusto Guimarães e Ana Cláudia Fernandes Elaboração: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Renato dos Santos Belo Edição de texto: Samir Thomaz Preparação de texto: José Carlos de Castro Coordenação de produção: Maria José Tanbellini Iconografia: Camila D'Angelo, Marcia Mendonça, Angelita Cardoso e Denise Durand Kremer  EDITORA MODERNA Diretoria de Tecnologia Educacional Editora executiva: Kelly Mayumi Ishida Coordenadora editorial: Ivonete Lucirio Editoras: Jaqueline Ogliari e Natália Peixoto Assistentes editoriais: Ciça Japiassu Reis e Renata Michelin Editor de arte: Fabio Ventura Editor assistente de arte: Eduardo Bertolini Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro, Guilherme Kroll e Valdeí Prazeres Revisores: Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados. Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo – SP – Brasil – CEP: Vendas e atendimento: Tel. (0__11) Fax (0__11) 2012 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA


Carregar ppt "16 Razão e fé Capítulo Capítulo 16 – Razão e fé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google