A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA 17 A ciência na Idade Média FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA 17 A ciência na Idade Média FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA 17 A ciência na Idade Média FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência na Idade Média Capítulo

2 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA A ciência no Ocidente cristão A ciência medieval continuou voltada para a discussão racional e permaneceu desligada da técnica e da pesquisa empírica. Era valorizado o conhecimento teórico em detrimento das atividades práticas. A retomada do pensamento aristotélico reforçou a concepção reforçou a concepção qualitativa da física e manteve a astronomia geocêntrica. Fachada da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O conhecimento teórico se sobrepôs à técnica e à pesquisa empírica. KAMIRA/SHUTTERSTOCK Capítulo 17 – A ciência na Idade Média

3 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência na Idade Média Exceções à tradição As práticas alquimistas surgiram com artesãos metalúrgicos e constituíram o prelúdio da ciência química. As técnicas de laboratório eram depreciadas pela ciência oficial, por estarem vinculadas à atividade manual. A Igreja Católica perseguiu os alquimistas sob acusação de bruxaria. Ilustração da obra The ordinal of Alchemy, de Thomas Norton (c. 1477), que mostra mestre alquimista preparando ingredientes. BIBLIOTECA BRITÂNICA/LONDRES/BRIDGEMAN/KEYSTONE

4 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência na Idade Média A Escola de Oxford Em Oxford, na Inglaterra, os monges franciscanos Robert Grosseteste e Roger Bacon ocuparam-se com ciência natural e matemática. Estudaram fenômenos do som e da luz e teriam avançado na produção de lentes. Adotaram procedimentos científicos como observação e experimentação.

5 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência na Idade Média A contribuição árabe A cultura árabe exerceu indiscutível influência no desenvolvimento da ciência, inclusive no Ocidente, no período do século VIII ao XII. Os árabes eram herdeiros de uma tradição de estudos de óptica, geografia, geologia e meteorologia. A partir da ocupação da Andaluzia, sul da Espanha, os árabes influenciaram a ciência e a filosofia no Ocidente, tendo sido os primeiros a traduzir Aristóteles.

6 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência na Idade Média Crise do pensamento medieval No final da Idade Média, o princípio da autoridade exigia a aceitação incondicional dos textos bíblicos e das ideias dos grandes pensadores. Desenvolveu-se então uma tendência laica e de crítica à Igreja. O clero reagiu com violência, instituindo o Tribunal da Inquisição e o Index.

7 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência na Idade Média Pensadores pré-renascentistas Guilherme de Ockham defendeu a separação entre fé e ciência, bem como a autonomia do poder civil ante o poder religioso. Dante Alighieri e Marsílio de Pádua defenderam a não intervenção do papa no exercício do poder do imperador. Para eles, a condução do Estado não cabia à Igreja Católica. Retrato de Dante Alighieri, de Sandro Botticelli, 1495 COLEÇÃO PARTICULAR/BRIDGEMAN/KEYSTONE

8 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANOTAÇÕES EM AULA Coordenação editorial: Maria Raquel Apolinário, Eduardo Augusto Guimarães e Ana Cláudia Fernandes Elaboração: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Renato dos Santos Belo Edição de texto: Samir Thomaz Preparação de texto: José Carlos de Castro Coordenação de produção: Maria José Tanbellini Iconografia: Camila D'Angelo, Marcia Mendonça, Angelita Cardoso e Denise Durand Kremer EDITORA MODERNA Diretoria de Tecnologia Educacional Editora executiva: Kelly Mayumi Ishida Coordenadora editorial: Ivonete Lucirio Editoras: Jaqueline Ogliari e Natália Peixoto Assistentes editoriais: Ciça Japiassu Reis e Renata Michelin Editor de arte: Fabio Ventura Editor assistente de arte: Eduardo Bertolini Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro, Guilherme Kroll e Valdeí Prazeres Revisores: Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de Todos os direitos reservados. EDITORA MODERNA Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo – SP – Brasil – CEP: Vendas e atendimento: Tel. (0__11) Fax (0__11)


Carregar ppt "FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA 17 A ciência na Idade Média FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 17 – A ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google