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Prof. Roberto de A. Martins

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Apresentação em tema: "Prof. Roberto de A. Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Roberto de A. Martins
Do Céu à Terra: A influência da astronomia no desenvolvimento da física clássica (2) 21/03/2001

2 Período medieval Na Europa: a tradição científica e filosófica vai sendo perdida textos gregos não são mais estudados textos latinos: simplificações

3 Árabes Enquanto na Europa a filosofia e as ciências estavam em decadência, no mundo árabe (a partir do século VII) ocorre grande desenvolvimento: astronomia matemática medicina geografia

4 Árabes O objetivo principal da astronomia árabe continua sendo o mesmo da Antigüidade: prever fenômenos celestes para uso astrológico

5 Indianos Durante a Idade Média há um grande desenvolvimento da matemática e da astronomia na Índia Motivação básica: religião e astrologia Desenvolvem novos métodos matemáticos (séries)

6 Indianos A compreensão de que os fenômenos celestes são previsíveis levou os indianos a pensarem que os fenômenos terrestres também seriam perfeitamente regulares.

7 Indianos Varaha-Mihira: obra “Brihat Samhitá”
Desenvolvimento de processos de adivinhação, baseado na observação dos pássaros, do vento, das nuvens, etc.: “ciência” terrestre também seria exata.

8 Árabes Os árabes invadiram a Península Ibérica.
Durante e após a reconquista da Espanha e de Portugal, os europeus entraram em contato com o conhecimento dos árabes

9 A partir do século XII Primeiras obras árabes traduzidas para o latim: matemática, astronomia, astrologia, medicina. A própria medicina se baseava na astrologia para determinar tratamentos e prever evolução das doenças

10 Renascimento Além da astrologia e da curiosidade natural, a astronomia também se desenvolveu por causa das necessidades náuticas

11 Copérnico Nicolaus Copernicus ( ) nasceu antes da descoberta da América e do Brasil, morreu no período da reforma protestante Sua obra principal foi publicada no ano de sua morte: Sobre as revoluções dos orbes celestes (1543)

12 Copérnico Através de estudos teóricos e por motivação filosófica, Copérnico propôs um novos sistema do universo, em que o Sol estava parado e a Terra era apenas um planeta

13 Copérnico

14 Copérnico A teoria antiga (de Ptolomeu) era coerente com a física de Aristóteles A teoria de Copérnico entrou em conflito com a física da sua época teoria dos movimentos naturais experimentos sobre queda dos corpos natureza da gravidade diferenças entre Terra e astros

15 Copérnico Copérnico tentou resolver alguns problemas físicos de sua teoria, mas não conseguiu Quase todos os astrônomos de sua época consideraram que ele havia feito um excelente trabalho matemático, mas que seu sistema não descrevia a realidade

16 Após Copérnico A teoria de Copérnico parecia inaceitável
somente mudando totalmente a física era possível aceitar que a Terra se movia em torno do Sol a defesa da teoria de Copérnico mudou a física

17 Giordano Bruno Giordano Bruno (1548-1600)
Giordano Bruno adotou o sistema de Copérnico por motivos filosóficos Bruno fez muitas críticas a Aristóteles e Ptolomeu que foram depois repetidas por Galileo

18 Tycho Brahe Tycho Brahe (1546-1601) Adotou sistema misto:
Sol e Lua giram em torno da Terra Planetas giram em torno do Sol Compatível com a física da época

19 Johannes Kepler Johannes Kepler (1571-1630)
Deveria ajudar Brahe a desenvolver sua teoria Adotou teoria de Copérnico (mais simples)

20 Kepler Não conseguiu ajustar a teoria de Copérnico aos dados de Brahe para Marte introduziu órbitas elípticas “leis de Kepler” Nova física ?

21 Galileo Galilei Galileo Galilei (1564-1642)
aprendeu e ensinou o sistema geocêntrico “converte-se” ao sistema de Copérnico procura argumentos novos pró-Copérnico

22 Galileo Telescópio: Lua se parece com a Terra Júpiter tem “luas”
Vênus tem fases e gira em torno do Sol Crítica sistemática ao pensamento antigo

23 Galileo Mecânica: Resolve alguns dos problemas físicos da teoria de Copérnico “princípio da relatividade”: nenhum experimento pode mostrar se a Terra se move

24 Galileo Todos os trabalhos importantes de Galileo sobre mecânica estavam voltados para a tentativa de derrubar a teoria astronômica antiga e provar que a teoria de Copérnico podia ser aceita

25 Galileo Não conseguiu resolver todos os problemas da teoria de Copérnico Não aceitou órbitas elípticas Manteve várias concepções antigas

26 Isaac Newton Isaac Newton (1642-1727)
já se aceitava a teoria de Copérnico, mas os movimentos dos planetas ainda não eram explicados pela física da época a mecânica de Newton e sua teoria da gravitação foram desenvolvidos para explicar os movimentos dos astros

27 Newton Isaac Newton completou o desenvolvimento da mecânica clássica
explicou os movimentos dos planetas utilizando gravitação

28 Newton “Princípios matemáticos da filosofia natural” (1687)
É considerado um dos mais importantes livros científicos de todos os tempos Foi escrito com o objetivo de explicar os fenômenos astronômicos, mas revolucionou toda a física

29 Newton O trabalho de Newton mostrou que era possível desenvolver uma teoria quantitativa detalhada sobre os movimentos, e serviu de modelo para o desenvolvimento de toda a física posterior.

30 Conclusão Na Antigüidade, a astronomia foi a primeira ciência quantitativa a surgir, com a possibilidade de fazer previsões sobre fenômenos

31 Conclusão A astronomia serviu de modelo para o desenvolvimento de outros estudos matemáticos sobre a natureza

32 Conclusão Foi por causa da astronomia que, durante a “revolução copernicana”, começou a ser desenvolvida a mecânica clássica (Galileo e outros)

33 Conclusão A mecânica de Newton e sua teoria da gravitação foram desenvolvidas para explicar os movimentos celestes, embora também servissem para estudar fenômenos terrestres

34 Conclusão A física de Newton, que saiu da astronomia, mostrou que era possível desenvolver uma ciência matemática dos movimentos, e serviu de modelo para o desenvolvimento de toda a física posterior

35 FIM


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